Meliá Hotels International no Top 10 de empresas espanholas mais sustentáveis

A Meliá Hotels International entra no Top 10 das empresas espanholas que melhor integram a sustentabilidade no seu modelo de negócio. Em termos gerais, o Grupo está posicionado como a sexta melhor empresa. No setor do turismo, ocupa a primeira posição, num ranking dominado por empresas de energia e infraestruturas.

O Estudo Ecoact conclui que o setor empresarial espanhol lidera o combate às mudanças climáticas e aposta na sustentabilidade para promover empresas modernas e resistentes.

A Meliá Hotels International ocupa a sexta posição no ranking resultante do relatório de sustentabilidade das empresas do índice IBEX 35 (principal índice de referencia da bolsa espanhola). Este estudo (Estudo Ecoact) analisa, pelo terceiro ano consecutivo, a prioridade estratégica das empresas na transição para uma economia que combata às mudanças climáticas e que aposte na sustentabilidade.

O Estudo Ecoact destaca alguns avanços: como a percentagem de empresas do índice IBEX 35 que já utilizam energia renovável, valor que registou um crescimento constante desde a assinatura do Acordo Climático de Paris em 2015 até aos atuais 77%; ou as boas práticas em finanças sustentáveis, mostrando que as empresas consideram cada vez mais aspetos não financeiros nas suas decisões de investimento.

O Estudo Ecoact está baseado exclusivamente em informação pública disponível e analisa cada empresa com base em 79 indicadores, agrupados em quatro blocos temáticos: medição e relatório, estratégia e gestão, objetivos e redução e colaboração e inovação.

Setor turístico

O turismo é um dos principais motores económicos globais e em 2017 tive um peso entre 11% a 15% do PIB espanhol. A sustentabilidade representa grandes oportunidades para este setor, tanto na melhoria da rentabilidade quanto na prevenção de riscos. Desde o ano passado, o desempenho do setor contra as mudanças climáticas aumentou a sua pontuação média em 17%.

A Meliá Hotels International obteve a maior pontuação no setor turístico, tendo-se comprometido com o SBTi (Science Based Targets), uma iniciativa promovida pelo Carbon Disclosure Project do Pacto Mundial das Nações Unidas e por outras instituições, com o intuito de promover o compromisso das empresas na redução das suas emissões de carbono de forma mensurável e suficiente e, assim, cumprirem o objetivo do Acordo de Paris sobre o Clima.

O vice-presidente executivo e CEO da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer, explicou: “Estamos felizes com esse posicionamento que vem reconhecer o compromisso da nossa empresa há mais de 10 anos a liderar a luta contra as mudanças climática na indústria hoteleira e, estamos orgulhosos em pertencer ao grupo de empresas que são referência em sustentabilidade no nosso país.”