Melo Travel – Certificação EarthCheck para um Turismo sustentável e responsável

by Inês Gromicho | 30 Outubro 2019 11:05

A Melo Travel, agência de viagens sediada em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, foi recentemente certificada pela EarthCheck, entidade especializada em turismo sustentável e que certifica empresas e destinos turísticos de acordo com os requisitos da GSTC (Global Sustainable Tourism Council). Com este passo a Agência Melo assume o compromisso para com um Turismo sustentável e responsável, afirma Catarina Cymbron, diretora da Agência, que pretende “criar lugares melhores para as pessoas viverem e lugares melhores para as pessoas visitarem”.

[1]Consciente de que as atividades da empresa têm um impacto no ambiente e na comunidade envolvente, a Melo Travel implementou um plano de ação com diversas iniciativas, para uma melhoria dos indicadores de desempenho de acordo com os padrões da EarthCheck com o objetivo de diminuir a pegada ecológica das atividades da Agência. Recorde-se que em 2017, a agência assinou a Cartilha da Sustentabilidade com objetivos de curto e médio prazo que estão ser anualmente atualizados.

Com a criação de uma “Green Team”, em que se destaca o trabalho de equipa, a troca de ideias e a vontade de melhorar o desempenho sustentável da agência, tentando envolver toda a equipa, parceiros e fornecedores. Uma das quais é, sempre que possível, o recurso a produtos e serviços sustentáveis de origem local para contribuir para a economia e população da região. “Um dos objetivos é oferecer aos nossos clientes uma experiência mais sustentável com uma pegada de carbono reduzida e um elevado envolvimento da sociedade local”, sublinha Catarina Cymbron.
Além disso, no dia-a-dia da empresa, está a tentar reduzir o consumo de energia, água e papel mas também reduzir os resíduos enviados para aterro com o aumento da separação de resíduos enviados para reciclagem. A agência trabalha maioritariamente com fornecedores locais que demonstram que pretendem sensibilizar os turistas e proteger a paisagem natural das ilhas dos Açores.

A Melo Travel participa igualmente em alguns projetos sociais, como o “Rabo de Peixe sabe sonhar”, um campo de férias para as crianças desta localidade desenvolverem competências para o futuro. E é parceira do Centro de Interpretação do Priolo, uma das aves mais ameaçadas da Europa.

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/earthcheck-logo.gif

Source URL: https://www.ambitur.pt/melo-travel-certificacao-earthcheck-para-um-turismo-sustentavel-e-responsavel/