Membros da Relais & Châteaux reuniram-se em Copenhaga

Não foi ao acaso que o Congresso Internacional Anual da Relais & Châteaux se realizou em Copenhaga, pois é um destino reconhecido pela sua gastronomia, um dos valores fundamentais da associação.

O evento aconteceu a 13 e 14 de novembro e tiveram presentes os 580 membros, entre eles os portugueses: Bela Vista Hotel & Spa, Casa Velha do Palheiro, Herdade da Malhadinha Nova, L’AND Vineyards, The Yeatman, Valverde Lisboa Hotel & Garden e Valverde Santar Hotel & Spa.

Entre os oradores estiveram nomes como M. Jakob Engel-Schmidt, ministro da Cultura da Dinamarca; Mauro Colagreco, Chef e proprietário do Mirazur, em Menton, e Vice-presidente de Chefs da Relais & Châteaux; Claus Meyer, cofundador do restaurante Noma; Melina Shannon-Dipietro, Diretora executiva da MAD Foundation, e Andrea Petrini, escritor especializado em gastronomia e tendências;David Zahle, arquiteto e sócio do gabinete de arquitetura BIG Architects, em Copenhaga; Oihana Subijana, Maître De Maison do Relais & Châteaux Akelarre Restaurant & Hotel, em San Sebastián, e Vice-Delegado Espanha e Portugal; e Salvatore Orlacchio, coproprietário da Relais & Châteaux Borgo Santandrea, em Itália.

Realizaram-se dois seminários no âmbito do tema da atratividade dos hotéis e dos restaurantes, bem como duas conferências: uma sobre “O bem-estar e o desempenho, inspirados pelo modelo dinamarquês?” e outra sobre “Será que devemos temer a inteligência artificial? Pode a inteligência artificial enriquecer-nos?”.

Laurent Gardinier, Presidente da Relais & Châteaux, realçou as orientações estratégicas que gostaria de ver adotadas pela associação: desenvolvimento e reforço da rede de 580 membros e da respetiva qualidade nos 65 países onde a marca se encontra representada, bem como um maior destaque dado às exigências e aos resultados relacionados com o desenvolvimento sustentável: “o nosso desafio coletivo será, portanto, fazer da Relais & Châteaux uma referência mundial de hotelaria sustentável, em que cada membro visará o mais alto nível possível de excelência sustentável. Cabe a cada membro praticar um desenvolvimento sustentável, exigente e honesto, adaptado às suas operações e aos seus contextos particulares”.

Juntamente com os seus parceiros, a associação reconheceu ainda as prestações e os sucessos dos seus membros através da atribuição de nove troféus.

O congresso encerrou com o convite aos delegados a deslocarem-se a Paris no próximo ano, no âmbito da celebração do 70.º aniversário da Relais & Châteaux.