Mensagem ao setor: “Este é um momento de preparar o futuro”

Mensagem ao setor: “Este é um momento de preparar o futuro”

Por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo*

Devido à pandemia causada pelo surto de Coronavírus, atravessamos um estado de emergência sem precedentes, cujas consequências sociais e económicas são ainda imprevisíveis.

O Governo tem estado a trabalhar de forma contínua e dinâmica para oferecer as melhores respostas para as empresas e seus trabalhadores, em especial para os que estão a ser mais afetados por esta crise. Foram já anunciadas várias medidas destinadas aos cidadãos e às empresas, que têm como objetivo preservar o emprego e a capacidade produtiva das empresas (todos os detalhes podem ser consultados em https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-excecionais/#empresas ).

Também o Turismo de Portugal tem estado especialmente ativo, cuidando do setor. No âmbito do movimento Turismo#PorTodos, foram anunciadas várias medidas de apoio ao setor, destacando-se quer a linha de microcrédito para empresas até 10 trabalhadores, quer os serviços online de consultoria (todos os detalhes podem ser consultados em http://business.turismodeportugal.pt/pt/Gerir/covid-19/Paginas/informacao-empresas-covid-19.aspx). O NEST, Centro de Inovação do Turismo, também está ativo, atento à inovação e ao empreendedorismo no nosso setor, fundamentais para cuidar do presente e preparar o futuro.

Este é um momento de parar, de resistir, de ajudar, de ser solidário, mas também de preparar o futuro, definindo estratégias para aproveitar e potenciar a retoma. No Ministério da Economia e da Transição Digital e na Secretaria de Estado do Turismo estamos a analisar em contínuo a oportunidade de novas medidas, sempre atentos à evolução da situação, às necessidades do setor e às dinâmicas em outras geografias. Temos estado em estreito e contínuo contacto com associações e com muitos outros agentes do setor, a nível nacional e internacional, a quem agradecemos os seus contributos e a sua colaboração excecional.

O nosso objetivo passa por atuar em várias dimensões, propondo medidas de natureza financeira e fiscal, e envolvendo-nos noutras que aportem valor, mostrando que o Melhor Destino Turístico do Mundo é também o mais solidário e empenhado no bem-estar e na saúde de todos, sem fronteiras.

Temos esperança que brevemente teremos condições para celebrar novamente muitos sucessos no nosso setor. #PorTodos e #ComTodos o Turismo voltará em força.

*A Ambitur.pt desafiou a secretária de Estado do Turismo a deixar uma mensagem ao setor, no atual momento que o mundo vive.