O ano de 2017 registou um grande arranque para o Metro do Porto, com resultados nunca antes vistos em termos de procura. Entre janeiro e junho, inclusive, mais de 30,5 milhões de pessoas andaram de metro, um acréscimo de 4,88% face ao ano anterior. A este nível, trata-se do melhor semestre de sempre para a empresa, superando, pela primeira vez, a barreira dos 50 mil clientes.
A análise mensal permite concluir que o mês de maio bateu o recorde absoluto de validações mensais, ultrapassando as 5,5 milhões. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, o indicador de procura melhorou entre 2 a 12% em quase todos os meses, com exceção para o mês de abril, no qual, devido ao período de férias da Páscoa, se denota um pequeno decréscimo face a 2016.
Os resultados permitem ainda concluir que a Linha Amarela (D) se mantém no topo da procura, com mais de 9,2 milhões clientes transportados – mais 5,93% do que no período homólogo. Destaque também para a Linha Violeta (E), aquela que apresenta maior crescimento relativo, tendo em seis meses melhorado 17,57% comparativamente ao ano anterior. Esta linha, que serve o aeroporto, registou mais de 470 mil validações no semestre e pesa actualmente 1,5% no conjunto da procura global da rede do metro.