A um mês do arranque do Millennium Estoril Open, a 3LOVE apresentou a quinta edição de um dos “maiores eventos desportivos nacionais no polo SBE da Universidade Nova em Carcavelos”. Em comunicado à imprensa, lê-se que a apresentação foi “transmitida em direto pela TVI24 e contou com a presença de Miguel Pinto Luz (vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais), Rui Teixeira (administrador do Millennium bcp), juntamente com João Zilhão (diretor do torneio) e várias individualidades da vida desportiva e empresarial do país”.
João Zilhão explicou que “trabalhamos sempre para irmos além da qualidade do elenco, fazendo do torneio em si a principal vedeta graças a um excelente ambiente e eventos culturais ou sociais que têm reforçado a sua fama não só em Portugal como lá fora. Procuramos construir um evento para todos e não só para os amantes da modalidade. O facto de ser a grande festa do ténis português e um evento com cada vez maior projeção além-fronteiras tem justificado a adesão crescente de mais parceiros de prestígio nacional e internacional, que se juntam ao Millennium bcp e à Câmara Municipal de Cascais enquanto pilares fundamentais do projeto”.
Nova aplicação é trunfo
Um upgrade significativo nos serviços do Millennium Estoril Open: para tornar a experiência do visitante no Clube de Ténis do Estoril ainda mais agradável e aproximar os aficionados do torneio, foi desenvolvida uma “aplicação para Android e IOS (já disponíveis) com informação atualizada sobre as diversas facetas da competição e várias outras funcionalidades”. A App oficial do Millennium Estoril Open será uma ferramenta “indispensável não só pelo conteúdo informativo e sempre úteis notificações em cima da hora, mas também pelas promoções e descontos exclusivos”, refere o comunicado.
Novidades estruturais e culturais
Estão agendadas iniciativas musicais no recinto do torneio, com concertos marcados após as sessões noturnas no palco da RFM situado na Smash Area – uma noite com a temática We Are The 90’s Kids e uma noite Heineken Convida Jukebox. Qualquer espetador com bilhete de sessão noturna terá acesso às sessões. Paralelamente, haverá também música ao vivo no Slice Lounge após as sessões noturnas.
Entre as novidades no plano desportivo houve a criação de uma Road to Millennium Estoril Open que integrou 14 torneios de pares realizados em clubes do norte ao sul do país e que ficaram concluídos com a oferta aos vencedores de ingressos para a final do torneio.
Quanto às infraestruturas, o Fun Center surge renovado e dinamizado pela Federação Portuguesa de Ténis com jogos e passatempos, clínicas ministradas por técnicos conceituados, um Wilson Demo Court com demonstração dos últimos modelos de raquetas da Wilson e ainda um novo espaço Family Place idealizado e gerido pela empresa Estrelas & Ouriços que também contempla um espaço de babysitting.
Aposta na sustentabilidade
A sensibilidade ecológica do Millennium Estoril Open sai reforçada este ano com a abolição dos chamados plásticos de ‘single use’ – num alinhamento estratégico do evento relativamente à política de respeito pelo meio ambiente implementada pela Câmara Municipal de Cascais: Cascais quer eventos livres de plásticos.
A própria presença de Kevin Anderson, atualmente o melhor classificado da lista de inscritos, é relevante nesse sentido: o atual membro do conselho diretivo do ATP Tour tem sido o principal instigador de práticas mais ecológicas no circuito profissional masculino, advogando mesmo a abolição de garrafas de plástico.
Novas parcerias de prestígio
A credibilidade de um grande evento desportivo também se mede pela qualidade dos seus parceiros comerciais – e nesse lote registam-se as entradas de empresas internacionais/multinacionais tão conceituadas como a Accenture, a Bang & Olufsen, aSMEG, a ISDIN e a Kapten. A Sacoor Brothers estreia-se a vestir a direção e o staff do torneio, para além de desenvolver uma linha exclusiva de prestígio que será publicitada em montras da marca em Portugal e no estrangeiro, a par da coleção regular de merchandising Millennium Estoril Open by Sacoor Brothers.
A cerveja Heineken, o grupo Pernod Ricard com o champagne G.H. Mumm e o whisky Chivas, o grupo Symington com os vinhos Graham’s e Altano, e água tónica Fever-Tree (title sponsor do famoso torneio do Queen’s Club) também passam a integrar o portfólio do torneio.
Impressionantes números globais de 2018
os dados alusivos ao impacto gerado pelo torneio, os números alcançados pelo Millennium Estoril Open são elucidativos. Eis alguns deles relativos à edição de 2018: 759 horas de transmissão televisiva nos cinco continentes (um aumento de 29%) para um gross sponsorship value de cerca de 187 milhões de euros (mais 43%), sendo o valor nacional determinado pela Cision em 37 milhões de euros; a comunicação online incluiu 597.240 páginas visualizadas – entre o site oficial da prova emwww.millenniumestorilopen.com e o do ATP World Tour. Só a campanha de promoção foi valorizada em 4 milhões pela Cision,quase mais 1 milhão do que em 2018.
O Millennium Estoril Open decorre entre 27 de Abril e 5 de maio, no Clube de Ténis do Estoril, e os bilhetes estão à venda nos locais habituais.