Ministro da Economia anuncia data de lançamento da ferramenta e-Tax Free

O ministro de Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou na passada sexta-feira, dia 16, o lançamento da ferramenta e-Tax Free, projeto piloto que arranca a 1 de abril e que visa facilitar o processo de reembolso de IVA aos turistas que realizam compras em Portugal.

“O e-Tax Free significa que os turistas, ao comprarem, vão ter diretamente a possibilidade de ter o desconto do IVA na hora, podendo depois passar na fronteira com esse certificado sem ter mais problemas ou filas para recupear o IVA”, sublinhou o governante durante a abertura do 1.º Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon, que decorreu na sexta-feira, no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa.

O projeto de implementação da ferramenta arranca de forma piloto a 1 de abril, chegando a todo o país pouco tempo depois, a 1 de julho. O ministro da Economia considerou que a nova ferramenta constitui-se como “um enorme incentivo às compras feitas pelos turistas que nos visitam”.

“É uma forma de recebermos melhor quem nos visita e que faz gastos, que cria emprego e que estimula a nossa economia”, acrescentou Caldeira Cabral realçando que o e-Tax Free vai facilitar as lojas na sua relação com turistas, o transito nos aeroportos nacionais,  fazendo com que seja mais fácil e menos stressante para aqueles que fizeram compras em Portugal recuperarem os seus créditos fiscais”.

Janeiro com mais de um milhão de turistas
Em janeiro de 2018, Portugal recebeu mais de um milhão de turistas. Números do Instituto Nacional de Estatística (INE) destacados também por Manuel Caldeira Cabral.

“Pela primeira vez tivemos mais de um milhão de hóspedes em janeiro, número acima de média mensal de há 5 ou 6 anos atrás. Ter isto na época baixa mostra bem como o turismo está a crescer, sendo que os proveitos da hotelaria voltaram a crescer 12%, que demonstra a vitalidade do mercado português”, realçou p responsável.

A par deste números, o ministro da Economia falou ainda do momento de sucesso que vive o turismo em Portugal. “O turismo em Portugal vive um momento de sucesso. Em 2017 as receitas turísticas cresceram 19,5%, um crescimento recorde para um número recorde de turistas. Um crescimento que foi equilibrado no sentido em que foi mais forte na época baixa e estendido a todo o território”, destacou o responsável.