Ministro da Economia marca presença no Congresso da AHP

O Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que se realiza de 19 a 21 de Outubro, em Braga, contará com a presença de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo e António Pires de Lima, ministro da Economia.

“Tendo em conta os temas em debate e os oradores que irão fazer parte dos painéis esperamos ter uma taxa de adesão muito significativa e representativa do sector. Prevemos para o 26º Congresso mais de 400 participantes”, adianta Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da AHP.Sob o tema& “Re.evolução – a força de recomeçar!”, o evento destaca-se pela pertinência dos temas em debate e pelo painel de oradores convidados, nacionais e internacionais.

 

A sessão de abertura irá decorrer no dia 20 de Outubro e irá ser presidida pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima. Segue-se o primeiro painel que irá debater a importância do “mercado interno alargado” e que irá contar com conceituados oradores, como Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, administrador do Grupo Porto Bay e vice-presidente da AHP, Pedro Anton Alonso, especialista em soluções de Lazer e Turismo da Informática El Corte Inglés e que soma no seu percurso a presidência dos programas EUREKA Tourism e IBEROEKA Turismo. Irá também fazer parte deste debate António Nieto, Conselheiro de Turismo da Embaixada de Espanha. A moderação ficará a cargo do director do Porto Canal, Júlio Magalhães.

 

Ainda no dia 20, os participantes terão a oportunidade de assistir aos painéis “Reanimar a economia das empresas. Mecanismos disponíveis, que contará, entre outros, com a participação de Emídio Gomes, Presidente da CCDR Norte, Jorge Abrantes, Vogal do Turismo de Portugal e José Castelão Costa, presidente das Pousadas de Portugal; “Regeneração dos destinos, cidades e bairros”, cujo moderador será Paula Moura Pinheiro, jornalista. Após um coffee break, haverá tempo ainda para um painel sobre “Os desafios do mundo das redes sociais”, moderado por Miguel Júdice; e para um debate acerca das “Tendências: para onde caminhamos”.

 

Este último painel será moderado por Luís Araújo, administrador do Pestana HotelsResorts e conta com a participação de Luíz da Gama Mor, administrador da TAP, Paulo Lobo, designer de interiores e Luciane Stein, “TrendWatching”.No segundo dia do Congresso, dia 21 de Outubro, o primeiro painel será dedicado à restauração na hotelaria e conta com a moderação de Francisco Moser, director-geral dos Hotéis Altis

 

O congresso encerra com alguns casos internacionais verdadeiramente re.evolucionários. À tarde, haverá lugar a um workshop extra subordinado ao tema “O que há de novo no financiamento do Turismo?”.

 

As inscrições, que já se encontram abertas, deverão ser feitas até ao dia 14 de outubro, através da página www.congressoahp.pt ou do endereço congresso@hoteis-portugal.pt.

 

Expectativas…

 

Em entrevista ao Ambitur.pt, Cristina Siza Vieira, afirmou que as expectativas, à semelhança dos outros anos, é que o Congresso deste ano &venha ao encontro das expectativas, dos interesses, das preocupações dos nossos associados, da hotelaria em geral, dos fornecedores da industria, daqueles que são normalmente os parceiros fundamentais para a actividade hotelaria e que, de facto, consiga trazer , como sempre, para Portugal aqueles que normalmente os hoteleiros não têm possibilidade de ir ver lá fora, de conhecer, de ouvir. Do programa e, segundo a responsável, constam nomes &muito fortes& e &emblemáticos”.