Minor Hotels recebe cinco distinções Green Key 2023
A Minor Hotels, atualmente com mais de 530 hotéis, tem assumido o compromisso estratégico em matéria de sustentabilidade e, em Portugal, as várias unidades têm adotado medidas que incorporam os critérios ESG. Recentemente, quatro hotéis do portfólio Minor Hotels – Anantara Vilamoura, Tivoli Palácio de Seteais, Tivoli Carvoeiro e Tivoli Marina Vilamoura – e o Centro de Congressos do Algarve receberam o galardão Green Key, algo que comprova o sucesso das suas estratégicas para com a sustentabilidade.
O Centro de Congressos do Algarve foi o primeiro Centro de Congressos a receber, em Portugal, o galardão Green Key, vendo reconhecido o cumprimento de vários critérios relacionados com a gestão sustentável de água, resíduos, energia e espaços interiores e exteriores.
“Ao recebermos esta distinção, vemos reconhecido o nosso trabalho em matéria de sustentabilidade, nomeadamente as medidas que visam reduzir o impacto ambiental da nossa atividade. O Centro de Congressos do Algarve tem uma capacidade para mais de três mil pessoas e promove a adoção de soluções de mobilidade sustentável e a reutilização de materiais amigos do Ambiente. O espaço beneficia ainda de todas as medidas adotadas no âmbito da recente renovação do Tivoli Marina Vilamoura”, declara Hugo Gonçalves, diretor-geral do Tivoli Marina Vilamoura.
No início deste ano, o Tivoli Marina Vilamoura remodelou diferentes zonas, desde os quartos, restaurantes, lobby e áreas exteriores, e teve em conta o cumprimento dos objetivos de boas práticas ambientais. A piscina principal foi totalmente transformada e resultou na redução significativa do consumo de água, representando uma diminuição de volume em 367 m3. A renovação incluiu ainda a seleção de plantas adaptadas ao clima quente do Algarve, optando por espécies que exigem o consumo reduzido de água.
Com um compromisso contínuo com a responsabilidade social, corporativa e a preservação do meio ambiente, a Minor Hotels procura fazer a diferença em todas as suas unidades.
Na dimensão ambiental, os hotéis e resorts têm promovido ações de descarbonização e gestão eficiente dos recursos hídricos e incentivo aos hóspedes a participarem ativamente de uma missão conjunta de sustentabilidade, com gestos simples como a separação dos resíduos ou a reutilização das toalhas de banho. De destacar que todas as unidades da Minor Hotels em Portugal utilizam energia de fontes 100% renováveis. O Anantara Vilamoura Algarve Resort tem-se destacado com a promoção da mobilidade elétrica, utilizando tuk tuks elétricos para a deslocação dos seus clientes dentro do resort e até à Marina de Vilamoura. Além disso, promove a relação com a comunidade, com o que é autêntico na região, incluindo uma carta do Restaurante Ria, que valoriza o melhor da Ria Formosa, bem como a presença da Olaria de Porches e a exibição de Maios em miniatura, peças representativas da cultura local em cortiça.
Na dimensão social, a Minor Hotels tem realizado inúmeras iniciativas inseridas no projeto global ‘Together with Love’ e no passado mês de junho, os colaboradores de Lisboa, Sintra e Algarve uniram-se em ações comunitárias. No Algarve, as equipas dos hotéis apoiaram a Associação de Proteção à Rapariga e à Família, em Faro, promovendo atividades educacionais e de bem-estar e arrecadando fundos para a construção de uma futura creche noturna. Em Lisboa e Sintra, os colaboradores prestaram apoio aos Bombeiros Voluntários das respetivas regiões, doando materiais e recursos para suas operações. No Tivoli Palácio de Seteais, são promovidas as parcerias com as entidades locais quer sejam nas iniciativas como os Bailados ou através da utilização de produtos da região na cozinha do restaurante do hotel.
Num comunicado, a Minor Hotels assegura que dará continuidade à sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, apostando no cumprimento dos critérios ESG (Environmental, Social e Governance) em todas as suas operações e assente em três pilares: pessoas, cadeia de valor, planeta. Em 2018, estabeleceu um conjunto inicial de Objetivos de Sustentabilidade, respondendo ao 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As metas são analisadas e atualizadas continuamente de acordo com a sua relevância, entre as quais os objetivos de atingir a meta de ser uma organização Carbono Zero até 2050, a redução em 75% da utilização de plástico de utilidade única até 2024 ou a redução em 20% de utilização de água até 2023.