Minor Hotels terá mais de 200 novos hotéis até final de 2026, incluindo em Portugal

A Minor Hotels tem como objetivo aumentar o portfólio global do grupo em quase 40% face às atuais 540 unidades, bem como acrescentar mais de 30 mil quartos aos quase 80 mil. Esta aceleração rápida assenta num desempenho financeiro recorde em 2023 e será impulsionada por uma estratégia comercial em várias frentes que levará a empresa a melhorar o seu portfólio de marcas e a rever a sua estratégia digital, ao mesmo tempo que procura uma combinação mais equilibrada entre os modelos operacionais de gestão e franchising.

A Minor Hotels conta com quase 70% do seu portfólio global de 540 unidades em propriedade ou arrendamento. Essa percentagem deverá diminuir para cerca de 50% à medida que o grupo aposta numa mistura mais agressiva de opções de acordo de gestão e franchising. De facto, a Minor pretende ter mais de 150 novos acordos de gestão ao longo dos próximos três anos, o que elevaria o seu mix de modelo operacional global de 19% em 2023 para 38% em 2026. Também estão previstos novos acordos de franchising à medida que a Minor continua a aumentar o seu portfólio de investimento hoteleiro.

Segundo Dillip Rajakarier, GCEO da Minor International e CEO da Minor Hotels, “2023 foi um ano recorde e os números, tanto financeiros como de expansão do grupo, confirmam-no. Olhando para o futuro, pretendemos aumentar este ritmo de aberturas, expandindo as nossas marcas dentro das nossas áreas de operação e alargando a nossa pegada global para novas regiões nas quais ainda não estamos presentes”.

A Minor Hotels também está a mudar o seu mix geográfico, apontando para uma distribuição global de hotéis e resorts mais equilibrada. Das mais de 200 aberturas planeadas até final de 2026, cerca de metade irão verificar-se na região da Ásia, enquanto que a Europa e o Médio Oriente esperam mais 50 hotéis por região. Outras regiões, como a Austrália e Nova Zelândia, as Américas e África, também assistirão a novas aberturas. A estratégia é conquistar um maior equilíbrio global, prevendo-se que a Ásia cresça de 12% para 23% do seu portfólio global de quartos, e o Médio Oriente e África de 9% para 16%, até 2026. Entretanto, a Europa deverá ficar com 45% do portfólio de quartos, descendo dos atuais 60%.

As marcas Anantara, Avani, Oaks, Tivoli e NH Hotels deverão ser as principais impulsionadoras deste crescimento nos próximos três anos, com a Avani a mais de duplicar o número de unidades para quase 100. Integrada na reformulação e otimização do seu portfolio de marcas, a Minor Hotels também espera revelar novas marcas em 2024 e 2025, para ir de encontro à procura do consumidor que ainda não tem resposta e proporcionar opções mais personalizadas aos proprietários dos hotéis, reforçando assim o seu posicionamento competitivo.

Ian Di Tullio, Chief Commercial Officer da Minor Hotels, afirma: “Estamos focados em desenvolver as nossas marcas para criar uma combinação harmoniosa de luxo e acessibilidade em várias localizações. Também estamos a apostar num modelo mais leve de ativos. Embora continuemos sempre a deter a propriedade direta de ativos emblemáticos, abraçando tendências modernas estamos a apostar num foco crescente sobre contratos de gestão e também franchising. Este passo estratégico deverá expandir a nossa presença global orgânica”.

Tendo já lançado o Anantara Mina Al Arab Ras Al Khaimah Resort nos Emirados Árabes Unidos no início deste mês, a marca de luxo Anantara Hotels, Resorts & Spas vai prosseguir com o seu crescimento estratégico em 2024 com aberturas que incluem o Anantara Palais Hansen Vienna Hotel, reforçando o portfólio europeu da marca, o Anantara Santorini Abu Dhabi Retreat nos Emirados Árabes, o Anantara Ubud Bali Resort na Indonésia, e o Anantara Jaipur Resort, que representará a estreia do Anantara na Índia. A partir de 2025, algumas das aberturas serão o segundo Anantara em Portugal, o Anantara Royal Vila Viçosa Resort, no Alentejo, e a estreia da marca no Brasil com dois novos resorts, e um glamping de luxo na Zâmbia.

Em 2024, a Avani Hotels & Resorts contará com novas propriedades em Frankfurt, Amesterdão e Seicheles, além do primeiro hotel na China.

Já a NH Collection Hotels & Resorts, que celebra o seu 10º aniversário em 2024, continuará a crescer a sua presença global com novas aberturas na Tailândia, Qatar, Finlândia e Portugal (NH Collection Lisboa Grand Hotel Chiado), enquanto que a NH Hotels & Resorts acrescentou as primeiras propriedades da Minor Hotels a Paris este ano, com mais hotéis na mira no México e China. A Tivoli Hotels & Resorts continuará a acelerar a sua expansão na Europa e Médio Oriente, e a nhow Hotels vai estrear-se no Peru, em 2024, com o nhow Lima, e também acrescentará uma unidade a Itália com o lançamento do nhow Rome.