A Mirai alerta para o impacto que a implementação da DMA (Digital Markets Act) europeia teve nas vendas diretas dos hotéis. De acordo com os dados da empresa, os cliques no Google Hotel Ads caíram 30% no tráfego, enquanto as reservas diretas caíram até 36% nos mercados da UE afetados pela implementação da DMA.
A DMA, que foi implementada entre 19 de janeiro e 7 de março deste ano, provocou transformações substanciais no panorama digital em toda a Europa, afetando também hotéis a nível mundial. Neste contexto, em julho de 2023, a União Europeia designou seis empresas digitais como “gatekeepers”: Amazon, Apple, ByteDance (TikTok), Alphabet (Google), Meta (Facebook) e Microsoft (Windows). Recentemente, a 13 de maio, a Booking.com foi também designada pela Comissão Europeia como “gatekeeper”.
No caso da Google, a designação de gatekeeper significa que não pode incluir os seus próprios serviços verticais (Google Maps, Google Flights ou Google Hotel Ads) nas suas páginas de resultados de pesquisa (conhecidas como SERPs). Consequentemente, a Google, entre as principais organizações afetadas, teve de fazer alterações à sua plataforma, como aconteceu com o Google Hotel Ads.
Para a Mirai, estes resultados levantam sérias preocupações aos hoteleiros europeus, que perderam visibilidade e regrediram na sua capacidade de vender diretamente, enquanto a dependência de intermediários está a aumentar, afetando negativamente a sua rentabilidade. Além disso, acrescenta na mesma nota, uma apresentação menos clara e organizada da oferta hoteleira no Google comprometeu a experiência do utilizador, tornando mais difícil o processo de decisão de compra.
Javier Delgado Muerza, CEO EMEA da Mirai, afirma: “Desde 2022, a Mirai tem estado ativamente envolvida neste tema, trabalhando diretamente com a UE, a Google e a indústria hoteleira europeia para garantir que a implementação da DMA seja benéfica para todo o ecossistema hoteleiro europeu e para encontrar soluções que atenuem esses impactos negativos e promovam um ecossistema mais equilibrado e competitivo. Por conseguinte, estamos muito desapontados com o facto de a introdução recente da DMA favorecer, de forma irónica e injusta, as grandes empresas norte-americanas, como a Booking Holdings ou a Expedia, ao mesmo tempo que prejudica os pequenos hotéis. Isto contradiz os próprios princípios das leis anti-concorrenciais que se pretendia introduzir.”
A Mirai convida os hoteleiros a apresentar uma queixa formal junto do Gabinete da União Europeia do Comissário Thierry Breton, responsável pelo Mercado Interno ([email protected] ) e da HOTREC, a associação de hotéis, restaurantes, bares e cafés da Europa ([email protected]).