momondo: portugueses preferem destinos nacionais para férias

Nos últimos anos, o turismo passou a estar presente no quotidiano dos portugueses, que procuram cada vez mais viajar quer para destinos estrangeiros quer dentro do nosso país. De acordo com o estudo International Travel Survey de 2018 realizado pela plataforma online momondo, Portugal lidera mesmo o ranking dos destinos mais procurados pelos turistas portugueses.

Ponta Delgada, nos Açores, ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, o topo da lista dos destinos mais procurados, sendo que em 2018 foi alcançada por outro destino nacional: a Madeira. Por sua vez, Londres, que até agora ocupava o segundo lugar da lista de preferências, sofreu uma descida para o quinto lugar do ranking.

Fora de Portugal, surge, na terceira posição, a capital francesa, Paris, seguida da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. “Os portugueses têm optado por maioritariamente países europeus e mais próximos como é o caso de Espanha e de França. Os Estados Unidos e a Tailândia destacaram-se em 2017, como os destinos longínquos preferidos”, indica o estudo.

Relativamente a estas preferências, a momondo realça que “as notícias são boas” para este ano: “os portugueses podem conseguir voo de ida e volta para Ponta Delgada em média por 126 euros, e para a Madeira por 131 euros. Barcelona, em Espanha, mostra-se como destino mais acessível, com um preço médio de viagem de 96 euros”.

Em termos de estadia, Nova Iorque surge como o destino mais caro, com uma média de 211 euros por noite num hotel de três ou quatro estrelas. Em sentido oposto, Ponta Delgada é o destino mais barato, onde a noite ronda os 100 euros.

Destinos para todos os gostos
Neste estudo, a momondo traçou o perfil do viajante português com base nas respostas de cerca de mil portugueses entre os 18 e os 65 anos.

De acordo com os resultados do inquérito, “metade dos portugueses inquiridos procura inspiração para as férias junto da família e amigos, dando mais importância às suas recomendações do que a qualquer outra fonte sendo que, entre os 36 e os 55 anos, também 50% procuram novas ideias para viagens em websites”.

Em 2017, 64% dos portugueses ansiava por férias na praia e, em 2018, esta tendência aumenta para 67%. A seguir surgem as cidades na preferências de 31% dos inquiridos e 20% admitem preferir passar o tempo livre no próprio país.

Para múltiplos gostos e feitios, mais do que um destino desejado, conta sobretudo o orçamento disponível. Sobre este fator,  28% dos inquridos espera gastar entre 501 e 1000 euros nas férias, mas existem exceções. Entre os 18 aos 22 anos, o orçamento máximo disponível é de 500 euros , enquanto dos 36 aos 55 anos vai até aos 2000 euros. A mesma tendência ocorre com as escolhas do voo, uma vez que 27% dos inquiridos entre os 18 e os 22 anos optam por voos que tenham já a bagagem incluída no preço final, enquanto que 36% dos portugueses entre os 36 e os 55 anos optam pela possibilidade de escolha da hora do voo, mesmo que tal possa inflacionar o preço final.

Relativamente ao alojamento, 48% do total dos inquiridos prefere ficar num hotel, 38% dos portugueses dos 18 aos 22 anos prefere alojar-se numa casa alugada, e 10% dos portugueses entre os 23 e os 35 anos e 13% entre os 36 e os 55 anos preferem ficar em casas de amigos ou família. Existe ainda uma pequena percentagem (5%) de aventureiros entre os 56 e 65 anos que opta por acampar.

Viajante masculino vs Viajante feminina
No International Travel Survey de 2018, a momondo apresenta ainda as diferenças entre os viajantes de cada sexo. De acordo com as respostas, o viajante português masculino gasta, em média, mais dinheiro do que a viajante feminina: 28% das mulheres espera gastar entre 501 a 1000 euros nas férias enquanto 30% dos homens pondera gastar até 2000 euros.

Mas mais do que dinheiro, para as viajantes femininas a escolha do hotel recai na sua localização (64%) e no conforto que oferece (55%). No caso dos homens, o conforto e relação preço-qualidade são o fator mais importante (49%).

De acordo com as respostas aos inquéritos, 26% das mulheres procura inspiração em agências de viagens e 30% evita ir às compras ou ir sair para conseguir poupar para tornar real a nova experiência desejada. Por seu lado, 16% dos homens optam por viajar para sítios relacionados com os seus hobbies, sendo que 13% admite já ter escolhido o destino com o propósito de aprender um novo desporto como, por exemplo, mergulho (24%).