Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel de portas abertas

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel já abriu portas, transportando para o setor da hotelaria a histórica tradição de uma das marcas portuguesas mais relevantes e reconhecidas a nível internacional.

Localizado no Lugar da Vista Alegre, a unidade cinco estrelas oferece duas áreas distintas – o hotel e o Palácio -, com 82 quartos, representando um investimento do Grupo Visabeira de 13,3 milhões de euros. Em processo de requalificação encontram-se as antigas moradias do bairro da Vista Alegre, espaço contíguo ao hotel, que, brevemente, passarão a integrar a unidade hoteleira.

O Palácio, um edifício secular cujo início de construção remonta aos finais do século XVII, mantém o traçado original, com tetos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes.

Este edifício centenário que foi objeto de um cuidado restauro e adaptação, conta com dez quartos absolutamente singulares, incluindo quatro suites. Destacam-se a Suite da Capela, que dá acesso ao varandim da Capela Mor, e a Suite do Postigo, que se desenvolve em três níveis, e permite o contato visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

As pinturas murais do Palácio, datadas de 1947 (na Sala Fundador) e de 1964 (no Varandim dos Pintores) estão assinadas por Palmiro Peixe, António Joaquim Ferreira e Domingos Constâncio (artistas da Vista Alegre) e foram restauradas, durante meses, por uma equipa especializada. O Varandim dos Pintores e a Sala do Fundador são os espaços mais emblemáticos.

A ligação entre o Palácio e o edifício contemporâneo, propósito subjacente a todo o projeto, faz-se através de uma singular escada metálica em espiral que associa os dois espaços.

Com uma visão privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o novo edifício oferece 72 quartos, dos quais três suites, com todas as comodidades de uma unidade de luxo. A decoração minimalista e requintada, com recurso a mobiliário nacional desenhado, maioritariamente, em exclusivo para o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, é enriquecida com a instalação de peças e de desenhos murais, realizados pelos pintores da Vista Alegre, e valorizada pela abundante iluminação natural. Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente.

À disposição dos clientes estão ainda o Restaurante do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel que tem como padrão a gastronomia característica da cadeia Montebelo Hotels & Resorts. O bacalhau, rei da gastronomia local, assume lugar de destaque na carta do restaurante, podendo ser degustado no arroz de línguas de bacalhau, na cataplana de bacalhau, ou em crosta de alheira, carpaccio ou risotto. É possível degustar, ainda, outras iguarias como a afamada caldeirada de enguias, o arroz de polvo ou a cataplana de peixes e mariscos.

Com cinco modernas salas que podem acomodar de 12 a 400 pessoas, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel dispõe das mais recentes condições técnicas e tecnológicas para acolher os mais diversos tipos de eventos e reuniões. Adicionalmente ao hotel, o Museu da Vista Alegre (em fase final de requalificação), dispõe de duas salas com ampla capacidade vocacionadas para reuniões e eventos.

[new_royalslider id=”65″]