As grandes expectativas que a maioria dos empresários da indústria hoteleira tinha no sentido de que este verão seria o melhor de todos os tempos e que lhes permitiria recuperar os níveis anteriores à pandemia, não foram plenamente atingidas. Isso mesmo nos explica Helena Valente, diretora comercial e de Marketing do MS Group, que detém a marca Moon & Sun Hotels, que adianta mesmo que, houve casos em que os resultados ficaram “aquém do esperado”. Mas o grupo, que conta com três hotéis e se encontra em expansão, tendo acrescentado recentemente duas novas unidades aos seu portfólio – o MS Collection Aveiro (outono 2023) e o Moon & Sun Lisboa (primavera 2024) – acabou por ter resultados positivos: “em ambas as unidades, os objetivos e expectativas foram não apenas alcançados, mas também superados”, diz a responsável. Aliás, foi o mais novo da “família”, o Moon & Sun Lisboa, que se destacou ao atingir “a maior taxa de ocupação entre as propriedades do grupo”, aponta.
O mercado espanhol manteve-se como o principal emissor para os hotéis do MS Group e Helena Valente acredita que esta será uma tendência a manter-se por algum tempo. Contudo, o mercado norte-americano registou um “crescimento significativo” este ano, algo que a responsavel atribui às “políticas de promoção internacional de Portugal” bem como ao “crescente investimento na nossa estratégia comercial e de internacionalização”.
Face a anos anteriores, não se verificaram alterações em termos de duração da estadia ou da tarifa média nos três meses de verão, que se apresentou “similar à do ano anterior”, indica a diretora comercial e de marketing.
Quanto às reservas de última hora, uma tendência que já vem de anos anteriores, continuam a ser uma realidade, impulsionadas não só pela instabilidade da conjuntura internacional como ainda pelas características dos mercados emissores. É um facto que o mercado norte-americano tende a programar as suas viagens com muita antecedência, explica a responsável, mas lembra que isso já não se verifica com a mesma expressão nas reservas dos mercados europeus.
Balanços possíveis até à data feitos, e numa análise às tendências que se adivinham, Helena Valente não teme afirmar que a previsão do MS Group para o final do ano “é bastante positiva”, garantindo que “temos motivos para manter as nossas expectativas elevadas”. E justifica dizendo que Portugal tem conquistado cada vez maior notoriedade, algo demonstrado pela “presença constante de compradores em eventos que promovem o destino, bem como em iniciativas educacionais que os capacitam a oferecer as melhores experiências aos clientes”. Não nega ainda que, neste contexto, é o mercado norte-americano que se destaca claramente.
Por Inês Gromicho