A Ambitur esteve à conversa com Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros, na sua última edição (351), que nos falou das novidades e expectativas para este ano.
Como correu o ano de 2024 para a MSC Cruzeiros a nível do mercado português?
Os resultados da MSC Cruzeiros em Portugal demonstraram um crescimento consistente no número de passageiros, superando as expetativas e consolidando a nossa posição no mercado. A solidez da nossa estratégia e a atratividade dos nossos produtos e serviços são os principais impulsionadores desse desempenho. Ao compararmos com 2019, observamos um crescimento expressivo, evidenciando a recuperação acelerada do setor de cruzeiros após a pandemia e a efetividade das nossas ações comerciais. É importante destacar que esse crescimento, desde final de 2022, foi alcançado apenas com a entrada de um novo navio na nossa frota, o que demonstra a otimização da nossa capacidade instalada e a crescente procura pelos nossos cruzeiros.
O mercado português tem sido um dos motores desse crescimento, apresentando um grande potencial de desenvolvimento. Desta forma, terminámos o ano de 2024 com 52.699 passageiros totais que viajaram num cruzeiro da MSC, o que corresponde a cerca de 65% da quota de mercado nacional. Sobre o número de passageiros portugueses a embarcar em portos nacionais, a percentagem foi de cerca de 12 a 17% do total de passageiros portugueses.
Quais os destinos e os navios preferidos dos portugueses em 2024?
Os portugueses optam pelos itinerários que, em termos geográficos, lhes são mais próximos. Naturalmente, os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa e no Funchal são um dos produtos preferidos dos portugueses, assim como os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal no inverno, no entanto cruzeiros pelo Mediterrâneo com partida em portos localizados em Espanha ou Itália também têm uma procura muito elevada.
Para além disso, itinerários no Norte da Europa e nas Caraíbas que, geograficamente, não são tão “perto de casa”, têm vindo a ter uma procura cada vez maior por parte dos portugueses.
Em relação ao verão 2024, os navios mais escolhidos pelos portugueses foram o MSC Orchestra, navio no qual se realizavam os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa, o MSC Lirica, com embarques e desembarques em Veneza, num itinerário que dava a possibilidade aos passageiros de conhecer países como Montenegro, Grécia e Itália e, por último, o MSC Euribia que esteve a navegar nos Fiordes da Noruega, o que vem confirmar não só o facto de os portugueses preferirem embarcar à porta de casa, como também a maior procura por regiões como o Norte da Europa.
Que novidades podemos esperar da MSC Cruzeiros em 2025?
Em 2025 será inaugurado o MSC World America. O MSC World America representa uma experiência de cruzeiro verdadeiramente memorável, com novos restaurantes, bares, experiências e espaços. No total, o MSC World America terá 22 decks e 2.614 camarotes, com capacidade para 6764 passageiros, inaugurando um novo mundo de cruzeiros com espaços e conceitos repensados especificamente para o mercado dos EUA.
No novo navio, poderá encontrar 19 tipos de camarotes, que variam de luxuosas Suites Owner com mais de 150 metros quadrados no MSC Yacht Club e Suítes Duplex com um espaço de entretenimento dedicado, até camarotes com varanda e vista-mar que oferecem uma melhor relação qualidade-preço, além de camarotes familiares que se juntam para criar opções de alojamento flexíveis para grupos maiores.
Poderá também encontrar 20 bares e lounges, dos quais se destacam como grandes novidades, o Sports Bar, e um Comedy Club, onde os passageiros podem aproveitar para relaxar e passar uma noite inteira a rir. Para além disso, poderá encontrar neste navio um escorrega ao longo de 11 decks, seis piscinas e 14 banheiras de hidromassagem, incluindo uma espaçosa piscina interior com tetro retrátil e duas piscinas Zen só para adultos na popa do navio. Poderá desfrutar ainda de um parque aquático amplo com escorregas aquáticos que incluem uma experiência em realidade virtual, Kids Clubs com instalações dedicadas para grupos etários que vão desde os bebés até aos 17 anos de idade e três locais de entretenimento com espetáculos de teatro e entretenimento ao vivo totalmente novos.
O MSC World America também será o primeiro a apresentar sete distritos a bordo, cada um reunindo uma gama de experiências personalizadas para permitir que passageiros de todas as idades escolham a sua própria aventura de férias e aproveitem ao máximo o seu tempo a bordo. Combinando bares, restaurações, instalações de entretenimento e lazer, cada distrito irá ao encontro das necessidades, humores e desejos dos viajantes durante o seu tempo a bordo. No MSC World America poderá desfrutar do único restaurante Eataly no mar, o novíssimo restaurante grego Paxos , uma microcervejaria com novas cervejas exclusivas desenvolvidas para o paladar americano e um bar dedicado ao gin que serve 20 tipos diferentes de gins artesanais.
No MSC World America poderá encontrar 13 restaurantes: seis restaurantes de especialidade, quatro restaurantes principais que servem de inspiração global e os restaurantes americanos mais conhecidos, dois buffets que oferecem amplas opções para refeições casuais e o Luna Park Pizza & Burger, local de fast-food próximo localizado próximo ao Luna Park na World Galleria que oferece refeições a toda a hora.
No que à sustentabilidade diz respeito, o MSC World America será um dos navios de cruzeiro com maior eficiência energética do mundo, à frente de todas as normas de design exigidas pela Organização Marítima Internacional (Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI). Graças aos motores de última geração do MSC World America, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do navio serão reduzidas até 20%. Ao mesmo tempo, os óxidos de enxofre e as partículas serão praticamente eliminadas, as emissões de óxidos de nitrogénio serão reduzidas até 85%. Graças à tecnologia do motor, o navio está pronto para bio-LNG e LNG sintético Renovável e alcançará reduções de emissões de gases de efeito estufa até 100%.
E que produtos estão em destaque este verão?
Para este verão 2025, o grande destaque são os nossos cruzeiros portugueses, onde teremos o MSC Musica a realizar 19 cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa e ainda dois minicruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova, e outro com embarque em Génova e desembarque em Lisboa.
O outro grande destaque, já referido, são os itinerários do MSC World America que navegará na sua temporada inaugural de verão nas Caraíbas. O novo navio fará itinerários pelas Caraíbas Orientais, a partir de Miami e com escala em Puerto Plata, República Dominicana, San Juan, Porto Rico e Ocean Cay MSC Marine Reserve. O MSC World America fará também itinerários pelas Caraíbas Ocidentais, a partir de Miami e com escala em Costa Maya e Cozumel (México), Roatán (Honduras) e na Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas).
Para além destes dois grandes teremos, podemos assegurar que, em 2025, voltaremos a ter cruzeiros imperdíveis para todos os gostos, para que as tão aguardadas férias de verão sejam inesquecíveis, seja embarcando à porta de casa com os cruzeiros portugueses, descobrindo a beleza das ensolaradas Caraíbas e do cativante Mediterrâneo ou do deslumbrante Norte da Europa, oferecendo assim uma enorme variedade de cruzeiros diferentes que prometem uma viagem única de uma vida.
Como estão a correr as vendas destes produtos e onde sentem maior procura?
Apesar de ainda estarmos no início do ano, estamos, neste momento, com melhores resultados a nível de vendas do que no mesmo período de 2024, pelo que as nossas expetativas para este ano são muito elevadas.
Os itinerários mais procurados são os que estão mais perto de casa, pelo que, naturalmente, os nossos cruzeiros com partida e chegada a Lisboa são os mais procurados pelos portugueses, assim como os nossos cruzeiros com partida em portos localizados em Espanha ou Itália que também têm uma procura elevada.
A sustentabilidade é desde sempre uma prioridade na MSC Cruzeiros. É possível fazer algum balanço a este nível?
Na MSC Cruzeiros, estamos comprometidos na adoção de ações significativas e mensuráveis que tenham um impacto positivo de longo prazo nos nossos passageiros, os nossos tripulantes e o nosso planeta. Continuamos a trabalhar para atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as nossas operações marítimas, investindo em novas tecnologias e design, combustíveis renovados e melhorando a eficiência operacional.
A nossa transição para zero emissões está alinhada com o Acordo de Paris e as metas definidas pela IMO, pelo que os nossos esforços para descarbonizar as nossas operações marítimas e reduzir o impacto que temos na qualidade do ar estão focados no desenvolvimento de tecnologias novas e melhoradas, no design dos nossos navios, na implementação de práticas de eficiência energética e na transição para o uso de combustíveis renováveis ao nível da tecnologia e design, eficiência operacional e combustíveis renováveis.
Como companhia, apoiamos totalmente a ambição principal da indústria marítima de atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2050. Alcançamos uma redução de 37% da intensidade de carbono na nossa frota desde 2008, a indústria de cruzeiros não pode atingir as suas metas de descarbonização sozinha e, como tal, a colaboração com fornecedores, reguladores e governos é essencial para enfrentar os desafios complexos da transição da nossa indústria para um futuro com zero emissões.
Por Inês Gromicho, publicado na edição 351 da Ambitur.