MSC Cruzeiros assina carta de intenções para mais quatro navios

A MSC Cruzeiros anunciou a assinatura de uma carta de intenções (LOI) com a STX France para a construção de até quatro navios com mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, movidos a gás natural liquefeito (LNG).

Os quatro navios, o primeiro dos quais será entregue em 2022, terão como base mais um novo protótipo de uma próxima geração de navios avançada e formarão o que será conhecido como a “Classe World” de navios da MSC Cruzeiros. O anuncio foi feito no Palácio Élysée na presença do Presidente Francês, François Hollande, bem como do Fundador e Presidente Executivo do Grupo MSC, Gianluigi Aponte, e do CEO da STX France, Laurent Castaing.

A MSC Cruzeiros é a primeira marca de cruzeiros mundial a desenvolver um plano de investimento com esta extensão e grandeza, abrangendo um horizonte com mais de 10 anos, de 2014 até 2026, e para um total de até onze navios de próxima geração. As novas encomendas refletem um investimento adicional de cerca de €4 mil milhões, o que alcançará um plano de investimento da Companhia para mais de 10 anos com um valor total de cerca de €9 mil milhões.

O Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, afirmou que: “o nosso enfoque de longa data na inovação fará com que o novo protótipo seja bastante diferente de tudo o que existe actualmente na indústria de cruzeiros. Será: até agora o mais rico em instalações e funcionalidades para os passageiros, tanto para famílias e as suas crianças bem como os adultos; terá um design inovador por todo o navio; será caracterizado pela melhor e mais recente tecnologia inteligente de última geração no mar; usará a mais recente e avançada tecnologia amiga do ambiente em todos os aspectos, através dos motores movidos a LNG. Para além disso, será um navio para todas as estações e regiões”.

Laurent Castaing, CEO da STX France, afirmou que: “a MSC Cruzeiros tem vindo a expandir a sua presença global e a sua frota de navios de última geração, que combinam uma tecnologia inovadora, conforto e entretenimento inigualável com um menor impacto no meio ambiente. De modo a alcançar esta nova fase de crescimento, a MSC Cruzeiros escolheu a STX France, devido às nossas incomparáveis qualidades de engenharia e produção, como parte de uma parceria de longa data – uma decisão que me deixa extremamente satisfeito”.
Os quatro navios disponibilizados no âmbito desta LOI (Carta de Intenções) – duas encomendas confirmadas e ainda duas em opção – serão entregues em 2022, 2024, 2025 e em 2026. Serão caracterizados por mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, terão disponíveis mais de 2.700 camarotes e uma capacidade de ocupação para aproximadamente 5.400 camas baixas.