MSC Cruzeiros confirma mais dois navios da classe Meraviglia

A MSC Cruzeiros confirmou esta semana, em França, as opções existentes com a STX France para a construção de mais dois navios da classe Meraviglia. Os dois navios de próxima geração da nova classe chamada Meraviglia-Plus, contarão com um aumento do tamanho e arqueação bruta, atingindo um total de 2.444 camarotes e uma capacidade máxima para 8.000 pessoas, incluindo hóspedes e tripulação.

Os dois novos navios serão entregues, respetivamente, em outubro de 2019 e em setembro de 2020, antecipando assim aproximadamente dois anos a entrega do agora último navio Meraviglia, construído pela STX France. Uma vez mais inovadores, os navios Meraviglia-Plus terão disponíveis o primeiro e único museu de belas artes clássicas e contemporâneas no mar.

A MSc Cruzeiros realizou ontem, no estaleiro da STX France, a cerimónia da moeada onde apresentou o progresso realizado no MSC Meraviglia, que começará a realizar itinerários em junho de 2017.

Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruises, afirmou que “a nossa cooperação de longa data com a STX France e o crescimento contínuo da nossa empresa permite-me confirmar hoje, ainda antes do tempo, as opções existentes para a construção de dois navios adicionais. Os dois navios Meraviglia-Plus serão ainda maiores, bem como mais ricos em características e instalações, confirmando assim a MSC Cruzeiros como a companhia mais inovadora no que respeita ao design de navios e experiências que criamos para os nossos clientes.”

 

MERAVIGLIAOs novos navios Meraviglia

A classe MSC Meraviglia-Plus da MSC Cruzeiros apresenta-se como a próxima geração de navios para todas as temporadas. Com o seu design elegante e inovador e com características excepcionais, o lado elegante do Mediterrâneo, que se encontra na base da experiência MSC Cruzeiros, ganha vida na mestria de cada detalhe. Com 331 metros de comprimento e com 200 camarotes adicionais, os dois navios terão disponíveis uma capacidade máxima de cerca de 6.300 passageiros. Estes novos navios terão ainda a possibilidade de fazer escala em todos os portos do mundo, maximizando assim a escolha de itinerários e destinos para os passageiros. Os espaços públicos únicos repletos de lojas de roupa, restaurantes e locais tranquilos para fazer compras, refeições e ainda para descontrair e sociabilizar foram também melhorados. O passeio marítimo interior dispõe agora de uns impressionantes 111 metros de comprimento e o ecrã LED com 95 por 6 metros por cima vai transmitir eventos visuais e vistas durante 24 horas para criar uma animação vinda cima em todo o passeio marítimo, proporcionando uma experiência atmosférica única.

Outro elemento chave distintivo da experiência com a MSC Cruzeiros é o seu compromisso em disponibilizar aos seus passageiros a melhor variedade de entretenimento possível. Como exemplo disso é a recente parceria com o Cirque du Soleil, que proporcionará espectáculos de classe mundial exclusivos num espaço de refeições e entretenimento especialmente projectado para os passageiros, ou nos navios Meraviglia-Plus, que terão disponíveis uma experiência única e cultural para os clientes a bordo com um museu de belas artes clássicas e contemporâneas no mar, nunca antes construído. Esta novidade na indústria permitirá agora aos passageiros descobrir a cultura mundial não só através de variados e ricos itinerários, mas também a bordo, ficando a conhecer obras-primas de todo o mundo numa colaboração com os principais espaços culturais do mundo, museus de arte clássica e moderna, bem como instituições públicas e privadas.

Para além disso, os navios Meraviglia e Meraviglia-Plus pretendem definir um novo padrão de smart ships, com uma parceria recentemente anunciada com a Samsung que trará a tecnologia de próxima geração aos navios, desde as últimas soluções móveis e de ecrãs, até aos equipamentos médicos, bem como produtos para experiências de realidade avançadas.

Os dois novos navios custarão 1,6 mil milhões de euros, elevando assim o investimento da MSC Cruzeiros nos dois navios Meraviglia e nos dois Meraviglia-Plus a um total de três mil milhões de euros.

 

Crescimento em 2015

Numa conferência de imprensa realizada a seguir à cerimónia, Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises, afirmou que “em 2015 a MSC Cruzeiros terminou mais um ano de crescimento sem precedentes, com um aumento de vendas anual de 10%, e com um total de 1.7 milhões de passageiros a viajarem nos 12 navios ultramodernos da Companhia. Nos mercados chave, incluindo a Itália, Alemanha, Espanha e França – a taxa de crescimento foi mais elevada que o crescimento do mercado, o que resultou em aumentos da quota de mercado.”

Ao longo do passado ano fiscal, a companhia consolidou também a sua liderança na América do Sul e Sul de África. Para além disso, continuou a expandir o seu alcance global para além da sua oferta base no Mediterrâneo e Norte da Europa, tornando-se na primeira companhia de cruzeiros mundial a realizar cruzeiros com partida e chegada a Cuba. Anunciou também a presença do seu primeiro navio na China, a partir de maio de 2016, ao mesmo tempo que reforça a sua presença no Dubai, Abu Dhabi e Omã, com ainda mais capacidade com o MSC Musica e o MSC Fantasia. Nas Caraíbas, o MSC Divina fará uma operação ao longo de todo o ano 2016 com embarques em Miami, bem como o MSC Seaside a partir de 2017. Para além disso, a partir de dezembro de 2016, estará disponível a possibilidade única na indústria de realizar dois itinerários diferentes pelas Caraíbas com o MSC Opera e o MSC Armonia, ambos com Havana como porto de embarque.

“Para 2016,” concluiu Gianni Onorato “esperamos um crescimento anual adicional de 6%.”