A MSC Cruzeiros já apresentou as novidades para a temporada 2020-2021. A Ambitur esteve na conferência de imprensa, que decorreu esta quarta-feira, a bordo do MSC Poesia, atracado no Porto de Lisboa.
Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros para o território nacional, começou por sublinhar a aposta da companhia no plano de expansão para novas rotas e novos mercados. “Estamos no segundo plano de expansão”, afirma o responsável, acrescentando que vai ser inaugurado, no próximo dia 9 de novembro, o 17.º navio da frota: o MSC Grandiosa. Até 2027, está prevista a disponibilização de 29 navios. Nessa altura, “esperamos atingir o triplo da capacidade de hóspedes”, o que significa até “5,5 milhões de passageiros por ano”.
A terminar 2019, Eduardo Cabrita prevê fechar o ano a “dois dígitos” em Portugal. Um valor muito próximo do ano anterior, mas a um “ritmo mais lento” onde registou “mais 34% de passageiros” que no ano anterior.
Embora o Mediterrâneo e o Norte da Europa continuem a ser a preferência dos portugueses, os Emirados e as Caraíbas têm registado uma maior procura. Para o responsável, este crescimento deve-se sobretudo “à capacidade aérea que aumentou” e aos “preços que diminuíram”. Outras razão apontada para o maior fluxo turístico é o “aumento do número de navios e camarotes” disponíveis.
Regresso dos Cruzeiros Funchal – Funchal
O grande destaque da temporada 2020 vai para os cinco cruzeiros com saída e chegada a Lisboa em setembro, outubro e novembro, a bordo do MSC Splendida. Segundo Eduardo Cabrita, “a ideia é aumentar o número de hóspedes por partida”. Em 2018, registaram-se “700 passageiros”, afirma o diretor-geral, ressaltando que este ano “já estamos próximos desse número”. No entanto, “não conseguimos aumentar tanto como gostaríamos porque as datas fogem do que é o verão de férias”.
Outra grande novidade é o regresso do Funchal com um cruzeiro de 13 dias, de setembro a novembro, a bordo do MSC Splendida e do MSC Poesia. Este será um cruzeiro “muito direcionado ao arquipélago da Madeira”, uma vez que “90% dos passageiros são madeirenses”.
Catálogo 2020-2021
O novo catálogo, que já se encontra disponível para reservas, apresenta ainda mais um novo navio: o MSC Virtuosa. A inauguração do 18.º navio da companhia está prevista para 8 de novembro de 2020. Com capacidade para 5.700 passageiros, o MSC Virtuosa vai ter uma grande componente musical. O cruzeiro vai começar os seus itinerários a partir de novembro e vai ser colocado no Mediterrâneo, algo que já vem sendo habitual com todos os novos navios da MSC. “É onde começamos. É onde queremos colocar a nossa bandeira e, a partir daí, expandir para novas regiões”, sublinha Eduardo Cabrita.
Entre março e novembro de 2020, a MSC Cruzeiros vai aumentar a oferta no Norte da Europa e no Mediterrâneo Ocidental com “mais dois navios”, o que significa um “aumento de oito mil passageiros por semana”, refere o responsável. Já no Mediterrâneo Oriental, vai ser adicionado “um navio” o que corresponde a um “aumento de mais três mil passageiros” por semana. Também no Norte da Europa será reforçada a oferta através da utilização de embarcações de maior capacidade. Este aumento dos navios disponíveis justifica-se pelo facto de o Mediterrâneo e Norte da Europa corresponderem “a mais de 50% dos hóspedes que temos a bordo”, sustenta.
Dentro do leque das novidades, está também o lançamento da Ocean Cay MSC Marine. A ilha privada da MSC Cruzeiros, nas Bahamas, estará aberta em “soft- opening” a partir de novembro de 2020 para os itinerários com partidas de Miami a bordo dos navios MSC Seaside, MSC Divina, MSC Meraviglia e MSC Armonia. O objetivo desta ilha é que seja “um destino sustentável com programas educacionais”, explica Eduardo Cabrita sublinhando que se trata de uma “reserva ecológica à disposição dos hóspedes”.
O novo itinerário do MSC World Cruise para 2021 também está dentro das novidades: será a bordo do MSC Poesia e passará por 53 destinos durante 119 dias. A data de partida está prevista para 5 de janeiro e chegada a 3 de maio de 2021.
Nas visitas à Gronelândia e à Irlanda, Eduardo Cabrita refere que a companhia vai incluir “itinerários mais distintos e longos”. Com uma presença cada vez “mais forte” nos EUA, o MSC Meraviglia vai voltar ao Norte daquele continente, com visita ao Canadá e a Nova Iorque. “Sentimos que há cada vez mais público europeu a querer conhecer o EUA e os itinerários nas Caraíbas”, refere o responsável. Para 2021, os Emirados vão ter uma nova perspetiva com a “possibilidade de visitar a Expo 2020”. Para além dos itinerários, Eduardo Cabrita destacou o pacote de cruzeiros com avião que serve de complemento ao cruzeiro. “Já temos nove cidades”, um número recorde para a companhia. “A nossa tentativa é de cada vez mais nos tornarmos um operador ” de modo a que o “agente de viagens possa confiar” na MSC e “possamos assim partir para a próxima venda”, sustenta Eduardo Cabrita.