MSC Cruzeiros lança as bases para as zero emissões nas suas operações

A MSC Cruzeiros escolheu o Dia Mundial dos Oceanos para publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Embora o ano passado tenha sido novamente marcado pelos desafios trazidos pela pandemia, a MSC Cruzeiros fez progressos significativos nas suas práticas de sustentabilidade.

O Plano de Ação de sustentabilidade da MSC Cruzeiros desenvolvido com o envolvimento ativo de colaboradores e stakeholder, estabelece seis fluxos de trabalho principais em toda a empresa: transição para zero emissões, escrutínio da utilização de resíduos e desperdício, apoiar as nossas pessoas, investimento em turismo sustentável, construção de terminais mais ecológicos e aprovisionamento realizado de forma sustentável. As ações inseridas no âmbito do plano são acompanhados por objetivos, com metas mensuráveis. Sempre que possível, eles alinham-se com as métricas relevantes aprovadas pela indústria. Estes seis principais eixos de trabalho enquadram-se nas quatro áreas de foco de sustentabilidade da empresa: Planeta, Pessoas, Local e Aprovisionamento.

O Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Cruise Division do MSC Group, que inclui a marca MSC Cruzeiros é presidido pelo presidente Executivo Pierfrancesco Vago, com a responsabilidade por garantir a relevância continua da estratégia de sustentabilidade e por rever os progressos, orientado e apoiado pela equipa de sustentabilidade.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman of the MSC Group’s Cruise Division, afirmou: ”Apesar de termos passado por uma extraordinária turbulência nos últimos dois anos, mantivemos o foco em práticas de negócio sustentáveis e na proteção dos nossos passageiros, colaboradores e as comunidades nas quais operamos. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a importância vital do nosso meio ambiente e de um planeta saudável e viável. Estamos comprometidos em alcançar a nossa meta de longo prazo de zero emissões até 2050 e estamos numa fase avançada tendo em vista alcançar esse objetivo”.

“Ao mesmo tempo, como companhia e como setor, estamos a investir fortemente no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais que ainda não existem para tornar esses objetivos alcançáveis. Deve-se reconhecer que, para esse esforço, também precisamos do envolvimento total dos governos e outras entidades públicas e privadas para garantir, por exemplo, que as infraestruturas adequadas existem em terra e que os combustíveis verdes estão disponíveis em escala para os nossos navios em todo o mundo. Isso não podemos fazer sozinhos”.

Linden Coppell, MSC Cruises’ Sustainability Director, acrescentou: “A adequação e relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e planos de ação foram confirmados através de uma avaliação de materialidade que exige o envolvimento de colaboradores, passageiros e stakeholders externos, ajudando-nos a priorizar os nossos tópicos de sustentabilidade. Para cada um deles, estabelecemos métricas claras para medir o progresso. Através dos nossos futuros Relatórios de Sustentabilidade anuais seremos responsabilizados pela concretização dos nossos objetivos”.