MSC Cruzeiros: “O nosso objetivo passa por continuar a consolidar-nos enquanto marca”
Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros, faz um balanço sobre a atividade da companhia em Portugal e sublinha a importância do mercado nacional.
Como caracteriza o desempenho da MSC Cruzeiros em Portugal nos últimos anos? Que balanço faz da operação no mercado nacional em termos de crescimento e procura?
O nosso desempenho nos últimos anos tem sido muito positivo e de forte crescimento. No ano passado, anunciámos que terminámos o ano de 2024 com 52.699 passageiros em 2024 em cruzeiros regulares, o que correspondeu a um aumento de 5,4 % face ao ano de 2023.
Anunciámos ainda que a nossa quota de mercado atingiu os 64,8% no mercado português, o que demonstra a forte preferência dos portugueses por navegar com a MSC Cruzeiros e pela nossa oferta cada vez mais variada em termos de destinos e experiências a bordo dos nossos navios.
A nossa operação com embarque e desembarque em Lisboa no verão e com embarque e desembarque no Funchal no Inverno tem contribuído de forma significativa para este crescimento, uma vez que é um produto muito apreciado especialmente pelos portugueses e acreditamos que esta tendência de crescimento se vá manter nos próximos anos.
O mercado português tem vindo a afirmar-se como emissor e recetor de cruzeiristas. Qual é hoje o peso de Portugal na estratégia global da MSC Cruzeiros?
Tem vindo a ser um peso cada vez maior, porque os cruzeiros têm vindo a aumentar cada vez mais em termos de popularidade. De acordo com dados da CLIA divulgados em agosto de 2025, os portos portugueses receberam em 2024 aproximadamente 1,85 milhões de passageiros de cruzeiros, com Lisboa a destacar-se como o porto mais movimentado com 763 652 passageiros e , nos últimos dois anos, 31 por cento dos passageiros realizaram um cruzeiro pela primeira vez, o que reflete a capacidade do setor para atrair novos clientes.
A MSC Cruzeiros tem sentido também o aumento do número de passageiros e tem vindo a crescer ano após ano, o que tem resultado numa maior preponderância de Portugal na estratégia global da companhia.
Quais são as principais apostas da companhia para o mercado português em 2025 — seja ao nível de itinerários, navios ou campanhas específicas?
Até ao final do ano, o nosso foco está nas últimas partidas realizadas pelo MSC Musica, que tem vindo a realizar múltiplos itinerários com embarque e desembarque em Lisboa, mas também no início da operação dos nossos cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal que foram um sucesso no ano passado e que estamos confiantes que voltaremos a ter resultados muito positivos.
A MSC Cruzeiros terá 18 cruzeiros de 7 noites com embarque e desembarque no Funchal com escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura, Santa Cruz de La Palma e Las Palmas de Gran Canária, entre novembro de 2025 e abril de 2026.
Com partidas a 13 de novembro e a 11 de dezembro de 2025, o MSC Musica realizará também 2 itinerários de 9 noites com embarque e desembarque no Funchal e com escala em Las Palmas de Gran Canária, Santa Cruz de la Palma, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária.
Também com partida e chegada à ilha da Madeira, o navio realizará um itinerário de 5 noites, com partida a 06 de dezembro de 2025, com escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura.
Com embarque em Génova a 2 de novembro de 2025, o MSC Musica realizará um itinerário de 11 noites, com escala em Marselha, Barcelona, Málaga, Gibraltar, Lisboa, Leixões e desembarque no Funchal. A 11 de abril de 2026, o navio fará embarque no Funchal e irá para Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura, Casablanca e desembarcará em Barcelona.
Em todos estes itinerários, a MSC Cruzeiros assegura a possibilidade de voos de Lisboa e do Porto para o Funchal, para que possa aproveitar da melhor maneira as temperaturas altas que irá encontrar nos destinos onde o MSC Musica irá visitar.
Este será o grande destaque do inverno, no entanto teremos muitos mais itinerários pelo Mediterrâneo, Dubai, Abu Dhabi & Qatar, Norte da Europa e América do Norte e Caraíbas, que permitirá que cada passageiro possa escolher entre uma oferta ampla e variada.
A sustentabilidade tem sido um eixo central na indústria dos cruzeiros. Que iniciativas ou investimentos estão a ser implementados pela MSC para reduzir a pegada ambiental da frota?
Estamos comprometidos na adoção de medidas significativas e mensuráveis que tenham um impacto positivo a longo prazo nos nossos passageiros, tripulantes e no planeta. Continuamos a trabalhar para atingir as zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 nas nossas operações marítimas, investindo em novas tecnologias e design, melhorando a eficiência operacional e combustíveis renováveis. Temos em vigor um Plano de Transição Energética (ETP) abrangente, que consiste num itinerário verificado de forma independente e atualizado anualmente tendo em vista o nosso objetivo de atingir as zero emissões de gases com efeito estuda até 2050 nas nossas operações marítimas.
Os nossos esforços proativos para descarbonizar as nossas operações marítimas estão focados no desenvolvimento de tecnologias novas e melhoradas, no design dos nossos novos navios, na implementação de práticas de eficiência energética e na transição para a utilização de combustíveis renováveis.
O setor dos cruzeiros tem enfrentado desafios ligados à sazonalidade e à competitividade. Que estratégias estão a ser seguidas para atrair novos públicos e reforçar a operação fora da época alta?
Na MSC Cruzeiros, procuramos constantemente não só atrair novos públicos, como também que as pessoas que já realizaram um cruzeiro, queiram voltar a repetir. Seja na época baixa ou na época alta, procuramos realizar várias iniciativas que visam dar a conhecer melhor o nosso produto, criar e consolidar relação com os diferentes stakeholders, assim como dar a conhecer algumas novidades.
Ao longo do ano, organizamos várias visitas aos nossos navios que escalam em Lisboa, Leixões, Açores e Madeira, principalmente, onde convidamos agentes de viagens e jornalistas, realizamos eventos com o MSC All-Stars at the Sea e Roadshows, onde distinguimos os agentes de viagens que mais se destacaram no ano anterior, e apresentamos as principais novidades que teremos no ano seguinte, respetivamente.
Quando um navio realiza uma escala inaugural num determinado porto, procuramos também convidar jornalistas, agentes de viagens e autoridades, para a troca de placas comemorativas, assim como para dar a conhecer as nossas principais novidades que temos para apresentar.
Durante o ano, realizamos também várias visitas a agências de viagens, assim como realizamos webinares tendo em vista consolidar a relação com os agentes de viagens que têm vindo a ser extremamente importantes para o nosso crescimento.
Participámos ainda em várias feiras ligadas ao turismo e especificamente ao setor dos cruzeiros, onde temos a oportunidade de mostrar o trabalho que temos vindo a desenvolver, assim como de contactarmos com outros profissionais do setor do turismo.
Desde o fim da pandemia temos tido uma presença forte nos meios above the line, especialmente televisão, rádio, outdoors, mas também below the line. Mesmo através das redes sociais, com campanhas ativas, procuramos que o potencial passageiro cada vez tenha maior interesse na MSC Cruzeiros.
Olhando para o futuro, quais são os principais objetivos da MSC Cruzeiros para Portugal nos próximos anos? Há planos de reforço de ligações, novas parcerias ou expansão de operações em portos nacionais?
Os grandes sinais foram dados com o aumento do número de escalas em Lisboa, nos nossos cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa, em que temos 18 cruzeiros de 10 noites com embarque e desembarque em Lisboa durante todo o Verão, e ainda dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque em Génova e desembarque em Lisboa, de Abril de 2025 a novembro de 2025 e nos nossos cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal, onde teremos de novembro de 2025 a abril de 2026, 18 cruzeiros de 7 noites com embarque e desembarque no Funchal, 2 itinerários de 9 noites, 1 itinerário de 5 noites, assim como 1 itinerário de 7 noites com embarque no Funchal e desembarque em Barcelona, e 1 itinerário de 11 noites a partir de Génova e desembarque no Funchal.
Como companhia de cruzeiros, estamos sempre atentos a novas oportunidades, itinerários e parcerias que visem melhorar a nossa oferta. O nosso objetivo passa por continuar a consolidar-nos enquanto marca, continuarmos o nosso caminho de crescimento, juntamente com os nossos parceiros que têm sido muito importantes em todo este trajeto.
Por Inês Gromicho, entrevista publicada na edição 355 da Ambitur.