A MSC Cruzeiros recebeu ontem a entrega do MSC Virtuosa, o mais recente navio altamente inovador e com inteligência ambiental a juntar-se à frota.
Como dita a tradição, realizou-se uma pequena e privada cerimónia da bandeira nos Chantiers de l’Atlantique entre os estaleiros e a MSC Cruzeiros, em Saint Nazaire, França, onde o MSC Virtuosa recebeu a sua bandeira oficial e a bênção de boa sorte. A cerimónia contou com a presença de Pierfrancesco Vago, executive chairman da companhia, da sua esposa, Alexa Aponte-Vago, e dos seus filhos, assim como, de representantes da equipa de novas construções da MSC Cruzeiros, juntamente com dirigentes e trabalhadores do estaleiro.
Pierfrancesco Vago, executive chairman, comentou: “A minha família e eu não podíamos perder a oportunidade de darmos pessoalmente as boas-vindas, ao mais novo membro da nossa frota. A entrega do MSC Virtuosa, num momento tão desafiante para o nosso sector, simboliza que, enquanto uma companhia familiar, continuamos a perspetivar a longo prazo e a construir o nosso futuro.”
“Ao fazê-lo”, acrescentou Pierfrancesco Vago, “continuamos empenhados em construir alguns dos navios mais inovadores do mundo no que diz respeito ao seu desempenho ambiental, apresentando a mais avançada tecnologia disponível no mar. Igualmente importante, a cada novo navio continuamos a ultrapassar todas as barreiras e a inovar a nossa oferta de produtos com experiências novas e exclusivas para os nossos hóspedes”.
“No MSC Virtuosa, isto incluirá o primeiro humanoide do mundo no mar, que será a estrela de uma experiência futurística e envolvente utilizando tecnologias de última geração. A nossa excecional oferta gastronómica foi ainda mais aperfeiçoada com dois novos conceitos de restaurante que disponibilizam populares cozinhas internacionais para levar os hóspedes a uma viagem de descoberta gastronómica. Isto, é claro, para além da riqueza de toda a experiência que já nos diferencia como os espetáculos teatrais noturnos em grande escala, a oferta familiar premiada, a tecnologia para o hóspede líder no sector e, obviamente, a agora icónica promenade de 91.8 metros de comprimento com uma impressionante cúpula no teto em LED que é o centro social do navio, e muito mais.”
Laurent Castaing, general manager, da Chantiers de l’Atlantique, afirmou: “Sinto-me muito orgulhoso pelo que as nossas equipas alcançaram em conjunto, apesar dum contexto pandémico adverso. Com a construção do MSC Virtuosa, obtivemos um nível de acabamento e desempenho que dará aos futuros hóspedes do MSC Virtuosa o melhor que um cruzeiro tem para oferecer. O décimo sexto navio que a Chantiers de l’Atlantique construiu para a MSC Cruzeiros é, neste sentido, um exemplo que será difícil de superar!”
No que diz respeito ao meio ambiente, o MSC Virtuosa apresenta algumas das tecnologias mais avançadas disponíveis de momento, incluindo: sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de última geração, alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%.
Os seus sistemas de tratamento de águas residuais foram projetados de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional e atingem padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra, bem como um sistema de gestão de ruído irradiado subaquático, com espaços destinados ao casco e à casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha. Tal como todos os novos navios da MSC Cruzeiros, também estes serão equipados com ligação de energia shore-to-ship, permitindo que se liguem às redes de energia locais enquanto estão atracados em portos onde esta infraestrutura está disponível.
O navio foi também condecorado com as 11 Golden Pearls da Bureau Veritas pela sua variedade de aspetos inovadores, incluindo a proteção ambiental, e a saúde e segurança. O MSC Virtuosa é efetivamente o primeiro navio de cruzeiro do mundo a receber uma notação BIORISK da Bureau Veritas em reconhecimento pela sua capacidade de amenizar e gerir o risco de doenças infeciosas para os passageiros.
Pierfrancesco Vago concluiu, “o nosso objetivo a longo prazo é atingir uma operação de cruzeiros com impacto zero e este é o caminho em que nos encontramos neste momento. O MSC Virtuosa representa mais um passo importante nessa direção, juntamente com os nossos restantes investimentos, no desenvolvimento acelerado de tecnologia ambiental de próxima geração. Isto confirma, também, o nosso compromisso de longo prazo assente em atingir esta ambiciosa meta”.
O MSC Virtuosa, o novo emblemático navio da companhia, começará a navegar na temporada de verão a partir de 16 de abril, com quatro cruzeiros no Mediterrâneo de 3, 4 e 10 noites, antes do navio se dirigir para o seu novo porto de embarque em Kiel, de onde iniciará os itinerários pelo Norte da Europa a partir de 8 de maio.
Os navios da geração Meraviglia, classe à qual o MSC Virtuosa pertence, são caracterizados pela icónica promenade de 91.8 metros com uma impressionante cúpula em LED que representa o centro social do navio. A área ocupada pelos dois decks está repleta de lojas, restaurantes e bares – é o lugar ideal para desfrutar da estadia enquanto se faz compras, aproveita uma refeição, ou se descontrai. E à noite, ganha vida com música, entretenimento e muito mais.
O MSC Virtuosa é o navio irmão do MSC Grandiosa, o primeiro navio de qualquer grande companhia de cruzeiros a regressar ao mar no verão de 2020, tendo recebido até ao momento já cerca de 40.000 hóspedes sob a proteção do protocolo de Saúde e Segurança da MSC Cruzeiros líder na indústria, encontrando-se neste momento a realizar itinerários de 7 noites pelo Mediterrâneo Ocidental.
Em 2021 serão inaugurados dois novos navios da última geração da MSC Cruzeiros – o MSC Seashore será o segundo – elevando o número total da frota para 19 navios, com mais quatro a serem inaugurados até 2025. O MSC Virtuosa e o MSC Seashore, que começará a navegar em agosto de 2021, oferecerão o que há de mais moderno em tecnologia ambiental, tecnologia de última geração para os hóspedes e toda uma variedade de novas experiências e características. Cada navio que a MSC Cruzeiros constrói é diferente do anterior, e estes navios não serão exceção, pois representam um desenvolvimento progressivo do seu protótipo original, permitindo mais áreas públicas, mais camarotes, novos bares e restaurantes, e muito mais.