MSC Cruzeiros recebe notação de classe adicional Biosafe para mitigação de risco de infeção pela RINA

MSC Cruzeiros recebe notação de classe adicional Biosafe para mitigação de risco de infeção pela RINA

Categoria Business, Transportes

A MSC Cruzeiros reforçou as suas credenciais de Saúde e Segurança líderes do sector através da obtenção da notação de classe adicional Biosafe Ship, atribuída ao seu emblemático navio MSC Grandiosa, que atualmente se encontra a navegar no Mediterrâneo, pela sociedade de classificação RINA.

A RINA havia anteriormente verificado que o protocolo de Saúde e Segurança da MSC Cruzeiros vai de encontro à Orientação Conjunta da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que incorpora padrões adicionais de saúde, incluindo aqueles da Ação Conjunta da EU Healthy Gateways. Esta verificação de que o protocolo está em linha com as orientações das duas principais autoridades Europeias foi uma parte crucial do processo para permitir o recomeço das operações em Agosto passado, no Mediterrâneo.

O Biosafe Ship, obtido pelo MSC Grandiosa, é uma notação com uma meta definida e voluntária que certifica que o navio está equipado com sistemas, componentes e possui um layout e procedimentos operacionais que reduzem o risco de infeção. O MSC Grandiosa encontra-se, neste momento, a realizar o seu nono cruzeiro semanal consecutivo recebendo hóspedes provenientes do Espaço Schengen. O MSC Magnifica está previsto voltar a receber hóspedes a partir de 19 de outubro para cruzeiros de 10 noites no Mediterrâneo Ocidental e Oriental.

Em ambos os navios, a MSC Cruzeiros desenvolveu procedimentos operacionais abrangentes, que se baseiam em medidas de saúde e segurança já rigorosas que existem há muito a bordo dos navios da Companhia. Os novos procedimentos incluem testes universais Covid-19 para todos os passageiros e tripulação antes do embarque, visitas em terra protegidas pela “bolha social” em cada destino, como nível adicional de proteção para os hóspedes, e a introdução de um Plano de Proteção Covid para garantir uma maior tranquilidade. Com todas estas medidas implementadas, a MSC Cruzeiros visa oferecer aos hóspedes a opção de férias mais segura possível.

Tendo estabelecido um grupo operacional multifuncional composto por especialistas internos nas áreas de Serviços Médicos, Saúde Pública e Saneamento, Serviços de Hotelaria, HVAC e outros Sistemas de Engenharia de Bordo, Tecnologia da Informação e Logística para alcançar este propósito, a MSC Cruzeiros também contratou um consultoria especializada de renome mundial da Aspen Medical para prestar um maior apoio no desenvolvimento do protocolo e procedimentos aperfeiçoados da Companhia.

Para além disto, o Grupo de Especialistas Blue-ribbon Covid da MSC Cruzeiros reúne os seguintes especialistas altamente qualificados e respeitados internacionalmente nas áreas de Medicina, Saúde Pública e/ou disciplinas científicas relacionadas:

– Professor Christakis Hadjichristodoulou, Professor de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, bem como Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Tessália, na Grécia;

– Professor Stephan J. Harbarth, Epidemiologista, Especialista em Doenças Infecciosas e Chefe do Programa de Administração Antimicrobiana nos Hospitais da Universidade de Genebra (HUG) e Faculdade de Medicina;

– Doctor Ian Norton, Médico Especialista em Emergência com pós-graduação em Cirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical, atualmente Diretor Geral da Respond Global, ex-diretor do programa de Iniciativa da Equipa Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 a janeiro de 2020.

A MSC Cruzeiros trabalhou para abranger todos os aspetos da viagem do passageiro, desde o momento da reserva até ao embarque, a vida a bordo e até ao regresso a casa, preservando a particularidade da experiência do hóspede. Para mais informações sobre o MSC Magnifica, sobre o MSC Grandiosa e sobre as medidas de Higiene e Segurança da MSC Cruzeiros, visite o website ou consulte o seu agente de viagens.