MSC Cruzeiros recebe prémio “8 Golden Pearls” pela sua gestão ambiental

A Bureau Veritas reconheceu a MSC Cruzeiros com o prémio “8 Golden Pearls” pela gestão sustentável e ambiental  a bordo do navio MSC Meraviglia.

A MSC Cruzeiros é a primeira companhia de cruzeiros a receber o prestigiado prémio, atribuído pela atenção prestada à Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental num navio de cruzeiro. Desde que entrou ao serviço, em junho de 2017, o MSC Meraviglia tem causado um grande impacto no setor dos cruzeiros  e tem vindo a ser distinguido com prestigiados prémios devido ao seu produto superior.

Philippe Donche-Gay, president Marine & Offshore, Bureau Veritas, afirmou que “a MSC Cruzeiros tem demonstrado o seu compromisso para reduzir o impacto ambiental das suas operações e saudamos a companhia pelos seus abrangentes e contínuos esforços neste sentido. As várias tecnologias ambientais e sustentáveis implementadas no MSC Meraviglia colocam o navio na vanguarda das operações de cruzeiros mais limpas.”

O navio está equipado com: Sistemas Híbridos de Limpeza de Gás de Escape que removem os óxidos de enxofre dos gases de escape do navio. Graças a este sistema, o navio vai de encontro aos rigorosos regulamentos de emissões, internacionais e locais. E um sistema de Tratamento de Águas Residuais Avançado trata a água residual com uma qualidade muito elevada, misturando diferentes correntes de resíduos e filtrando os componentes indesejáveis, para produzir efluentes de alta qualidade.

Para além do tratamento de águas residuais, o navio tem uma capacidade de reserva e Operação de Não-Descarga de dois dias, permitindo maior autonomia e uma navegação mais flexível.

O compromisso da companhia para com a segurança, e de modo a criar um ambiente seguro para a tripulação e para os viajantes, já foi reconhecido no navio com a certificação OHSAS 18001. Este prémio reconhece os esforços da companhia em estabelecer um abrangente sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Finalmente, e para além do ISO e de outras certificações e padrões internacionais, o Bureau Veritas premiou o MSC Meraviglia com a distinção ‘CLEANSHIP’, reconhecendo os esforços da companhia para atender aos rigorosos padrões ambientais em várias áreas.

O MSC Meraviglia foi o 13º navio da companhia a juntar-se à frota no dia 4 de junho de 2017 e o primeiro novo navio a entrar ao serviço no âmbito do plano de investimento de 10.5 mil milhões de euros para o novo crescimento. Este plano tem como objetivo um aumento da frota para 24 navios até 2026, alcançando uma capacidade total de cinco milhões de viajantes anualmente.