MSC Cruzeiros torna-se primeira companhia a recomeçar viagens internacionais à partida de Barcelona

O porto de Barcelona reabriu no fim de semana aos cruzeiros internacionais quando o MSC Grandiosa se tornou o primeiro navio a permitir o embarque a hóspedes espanhóis e a turistas de outros países do espaço Schengen. O itinerário de sete noites faz escala nos portos italianos de Génova, Civitavecchia para Roma, Nápoles e Palermo, e ainda Valetta, Malta.

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises, afirmou: “Barcelona é parte integrante dos nossos itinerários durante todo o ano no Mediterrâneo e ver a cidade reabrir para os nossos hóspedes Espanhóis e de outros países da Europa é extremamente gratificante. Este foi um acréscimo muito bem-vindo ao número cada vez maior de portos que se vão reabrindo para o sector após uma longa pausa nas operações. Como primeira empresa de cruzeiros a oferecer cruzeiros internacionais com embarque em Espanha, temos a certeza de que os nossos hóspedes Espanhóis desfrutarão da conveniência de embarcar em Barcelona aos Sábados e do popular itinerário que o MSC Grandiosa disponibiliza no Mediterrâneo.”

“O porto de Barcelona tem uma importância estratégica para a posição da MSC Cruzeiros como líder de mercado na Europa”, indica a companhia, em nota de imprensa, e no início deste mês a companhia recebeu a aprovação oficial para operar e administrar um terminal de cruzeiros exclusivo de 11.670 m2, com conclusão prevista para 2024.

A MSC Cruzeiros trabalhou em conjunto com as autoridades espanholas, central e localmente, incluindo o Ministério da Saúde (Ministerio de Sanidad) e os Portos do Estado (Puertos del Estado) para garantir que as medidas de saúde e segurança implementadas como parte do reinício fossem acolhidas e que fossem excedidas todas as regulamentações locais e nacionais, incluindo testes para os passageiros que desembarcam em Barcelona para possibilitar a realização de um teste antigénio até 48 horas após o desembarque, no final do cruzeiro. A MSC Cruzeiros desenvolveu um protocolo de saúde e segurança líder da indústria que foi implementado pela primeira vez em agosto de 2020, quando o MSC Grandiosa começou a navegar no Mediterrâneo e, desde então, a empresa recebeu com segurança a bordo dezenas de milhares de passageiros.

O itinerário do MSC Grandiosa a partir do final de julho terá a adição de outro importante porto espanhol, o de Valência, com embarque às sextas-feiras. O navio fará uma escala em Barcelona e nos portos italianos de Génova, La Spezia para Florença e Pisa e Civitavecchia para Roma.

O MSC Grandiosa é um dos navios mais ambientalmente avançados da frota da MSC Cruzeiros e integra uma redução catalítica selectiva de última geração e sistemas avançados de tratamento de águas residuais. O MSC Grandiosa recebeu no ano passado a certificação de classe ‘navio BioSafe’ da sociedade de classificação RINA.

Durante as próximas semanas, mais portos serão reabertos em toda a Europa e o reinício gradual das operações da MSC Cruzeiros está a evoluir conforme planeado pela companhia, disponibilizando uma escolha de seis navios e itinerários diferentes para este verão, no Mediterrâneo e no Norte da Europa.

O MSC Seaview iniciará os cruzeiros no Mar Báltico a partir de 3 de julho com embarque e desembarque em Kiel, na Alemanha, com cruzeiros de sete noites para a Suécia e a Estónia e o MSC Seaside no dia 4 de julho marcará a reabertura oficial do porto de Marselha, em França.

O MSC Magnifica retomou as viagens na semana passada no Mediterrâneo Oriental para se juntar ao MSC Splendida e ao MSC Orchestra na região. O MSC Virtuosa está a navegar desde 20 de Maio realizando cruzeiros pelo Reino Unido, apenas para hóspedes britânicos.

O MSC Meraviglia recomeçará os cruzeiros pelas Caraíbas a partir de 2 de agosto, com partidas de Miami e a partir de 18 de setembro, o MSC Divina juntar-se-á ao navio na região, recomeçando com cruzeiros a partir de Port Canaveral perto de Orlando, Flórida.

O MSC Seashore começará a navegar em agosto, com cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental, antes do navio emblemático da companhia realizar o transatlântico para as Caraíbas, onde ficará a realizar a sua temporada inaugural de Inverno, a partir de novembro deste ano.