MSC Euribia começa a navegar com promessa de zero emissões

A Cruise Division do MSC Cruzeiros e os Chantiers de l´Atlantique celebraram esta quarta-feira, 31 de maio, a entrega do MSC Euribia, um navio que apresenta o design de navio de cruzeiro com maior eficiência de sempre em termos de emissões energéticas, sendo movido a LNG, o combustível mais limpo e eficiente disponível à escala comercial.

A bordo, possui uma gama de tecnologia ambiental de vanguarda, incluindo sistemas avançados de tratamento de águas residuais a bordo e gestão de resíduos, além de poder incorporar futuras inovações em sustentabilidade, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.

No momento em que está a navegar, o navio emite até 19% menos emissões de gases com efeito estufa por passageiro/dia do que outros navios da frota que utilizam combustíveis marítimos convencionais – isso equivale a 44% menos emissões de gases de efeito estufa por passageiro/dia.

Pierfrancesco Vago, presidente Executivo da Cruise Division do MSC Cruzeiros, afirmou que “muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas do lado da oferta e, embora sejam uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da procura de energia atualmente. É por isso que o navio marca com o inicio da sua navegação um marco tao importante em direção ao nosso objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050″.

Pela primeira vez na indústria, o MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões, para Copenhaga, na Dinamarca. A viagem utilizará o bio-LNG e um sistema de balanço de massa, o método mais económico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável.

A Cerimónia da Moeda do terceiro navio movido a LNG da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro localizado nos EUA, o MSC World America, também ocorreu esta quarta-feira. O novo navio, previsto para 2025, apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como a tecnologia pioneira para praticamente eliminar o deslizamento de metano do LNG durante a operação.