MSC Seashore entregue à MSC Cruzeiros

A divisão de Cruzeiros do Grupo MSC já recebeu oficialmente o seu novo navio emblemático, MSC Seashore. O seu navio irmão, MSC Seascape, está atualmente em construção no estaleiro de Monfalcone e deve entrar ao serviço no inverno de 2022.

Para marcar o acontecimento, foi realizada uma cerimónia no estaleiro da Fincantieri em Monfalcone, que contou com a presença do Executive Chairman da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, outros membros das famílias Aponte e Aponte-Vago, Giampiero Massolo e Giuseppe Bono, presidente e CEO da Fincantieri, bem como representantes da equipa de novas construções da MSC juntamente com executivos e trabalhadores do estaleiro. Durante a cerimónia, que homenageia tradições marítimas centenárias, Roberto Olivari, diretor do estaleiro da Fincantieri, ofereceu a Giuseppe Galano, Comandante do MSC Seashore, uma embalagem que contém a água que tocou o casco pela primeira vez quando o navio flutuou no início deste ano.

Pierfrancesco Vago, executive chairman da divisão de cruzeiros do Grupo MSC comentou: “A construção do MSC Seashore é um investimento que gera um impacto económico direto e indireto de quase 5 mil milhões de euros na economia Italiana. Ao mesmo tempo, a sua entrada ao serviço ativa também um importante motor económico e de emprego para as comunidades costeiras e muito mais, gerando um impacto económico significativo para a indústria do turismo, todos os anos.”

“O nosso novo navio emblemático é mais uma prova da nossa liderança na sustentabilidade, com cada novo navio a apresentar as mais recentes e avançadas tecnologias e soluções ambientais. Adicionalmente, para além do nosso protocolo de saúde e segurança líder no sector, o MSC Seashore é o primeiro navio de cruzeiro do mundo a apresentar um novo e inovador sistema de saneamento de ar. ‘Safe Air’ utiliza tecnologia de lâmpadas UV-C, eliminando 99% dos vírus e bactérias para garantir um ar limpo e seguro para todos os passageiros e tripulantes a bordo”, adiantou.

Pierfrancesco Vago continuou: “O MSC Seashore demonstra também o nosso compromisso para com a inovação contínua no que respeita à experiência dos hóspedes. É sem dúvida o nosso navio mais deslumbrante e sofisticado até à data e eleva a um nível totalmente novo a bem sucedida classe Seaside, com espaços públicos completamente recriados, um novo lounge secundário e uma oferta mais ampla em termos de restaurantes e lojas, entre muitos outras características novas e melhoradas. Isto vai criar uma experiência única a bordo para os nossos hóspedes durante o verão no Mediterrâneo e durante a temporada de Inverno em Miami, quando o navio navegar para a região para representar todos os valores da nossa marca aos clientes Norte-Americanos.”

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, afirmou: “O MSC Seashore é o quarto navio de cruzeiro que entregamos em Itália durante este ano ainda extremamente exigente, demonstrando a eficácia do nosso sistema de produção e gestão. Todos este momentos, e outros que virão, foram alcançados com sucesso sem nunca terem sido dados como certos. É por isso que considero este navio, não apenas o melhor símbolo da recuperação para todo o setor dos cruzeiros, mas também da capacidade do Grupo em estimular as suas competências e solidez para preservar integralmente a nossa carga de trabalho.”

Mais recente e mais avançada tecnologia ambiental
A MSC está comprometida em construir alguns dos navios de cruzeiro mais inovadores do mundo – e essa inovação também se aplica ao seu desempenho ambiental. Com um objetivo a longo prazo de alcançar operações líquidas em carbono neutro até 2050, cada novo navio representa mais um passo em direção a essa meta, junto com outros investimentos para ajudar a acelerar o desenvolvimento da tecnologia ambiental de próxima geração. O MSC Seashore não é exceção e apresenta tecnologias e equipamentos ambientais de última geração que minimizarão seu impacto. Isto inclui sistemas de limpeza de gases de escape híbridos (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) inovadores, alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) em 90%.O sistema de tratamento de águas residuais foi projetado de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional e atinge padrões de purificação mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra.

Novas Notações RINA
O MSC Seashore recebeu duas notações de classe adicionais da sociedade de classificação RINA. A primeira é a notação Sustainable Ship, pois o navio apresenta algumas das tecnologias ambientais mais avançadas disponíveis atualmente. Esta é um distintivo baseado em metas atribuíveis a navios que demonstram que atendem aos requisitos relacionados com a sustentabilidade, refletindo as metas estratégicas de sustentabilidade adotadas pela ONU. A segunda é a distinção Biosafe Ship para redução do risco de infeção, obtida também pelo MSC Grandiosa, é uma notação voluntária e baseada em metas que certifica que o navio está equipado com sistemas, componentes e tem um layout e procedimentos operacionais que reduzem o risco de infeção.

MSC Seashore, O Navio
O MSC Seashore é o primeiro navio Seaside EVO, uma evolução da revolucionária classe Seaside que une os navios irmãos MSC Seaside e MSC Seaview, inaugurados em 2017 e 2018, respetivamente. Esta classe de navios é conhecida pelas suas características de design inovadores e charmosos e foi concebida para ligar os passageiros ao mar. O MSC Seashore oferece uma série de novos recursos, locais e experiências para os passageiros, já que 65% das áreas públicas foram reinventadas para levar a experiência do passageiro a um nível totalmente novo. O navio oferece 13.000 m² de espaço ao ar livre, com uma grande variedade de bares e restaurantes ao ar livre, piscinas e área de convés para relaxar e apanhar sol, bem como diferentes pontos de observação ao redor do navio para contemplar as vistas do mar.

Verão no Mediterrâneo e inverno nas Caraíbas
O MSC Seashore iniciará a sua temporada inaugural no Mediterrâneo, oferecendo o popular itinerário “Seis Pérolas” com escalas nos portos italianos de Génova, Nápoles, para visitas também a Pompeia e Messina na Sicília; Valletta, Malta; Barcelona, Espanha e Marselha, em França.

A 31 de outubro, o navio partirá de Génova para um cruzeiro épico de 18 noites num posicionamento para a América do Norte.A partir de 20 de novembro, o navio oferecerá cruzeiros de sete noites nas Caraíbas com escalas em San Juan em Porto Rico, Charlotte Amalie em St Thomas, Puerto Plata na República Dominicana e, em seguida, a Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas – a nova ilha privada da MSC Cruzeiros.

Principais características do MSC Seashore:
– Comprimento / largura / altura: 339 /41m/76m
– Arqueação bruta: 170,400 TNG
– Passageiros: 5,877 (capacidade máxima para viagens internacionais curtas)
– Camarotes: 2,270
– Tripulação: 1,648
– Velocidade máxima: cerca de 22.4 nós
– Navio emblemático da frota global MSC Cruzeiros
– 19º navio de cruzeiros a juntar-se à frota MSC Cruzeiros