MSC World Europa já foi entregue

A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram, no passado dia 24 de outubro, a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível. A cerimónia constituiu o passo seguinte numa parceria bem-sucedida e de longo prazo entre as duas companhias, que resultou na construção do navio de cruzeiro mais inovador e ambientalmente avançado até hoje para a frota da MSC Cruzeiros, revelam em comunicado. Para além dos avanços inovadores imediatos em termos de redução de emissões e eficiência energética, o MSC World Europa também abre caminho para a absorção de combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.

Uma contribuição conjunta para o futuro dos cruzeiros

O MSC World Europa é o primeiro dos navios pioneiros da World Class da MSC Cruzeiros. É uma metrópole urbana ultramoderna no mar que representa o futuro dos cruzeiros e oferece um mundo de diferentes experiências que ultrapassam os limites do que é possível no mar-estabelecendo um novo padrão para a indústria de cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman of the Cruise Division do MSC Group, afirma: “Estamos orgulhosos de ter na nossa frota o MSC World Europa, o nosso 20.º navio e o primeiro a ser movido a LNG. Este navio pioneiro representa a fase seguinte na nossa viagem em direção não só ás zero emissões como ao cruzeiro sustentável e é um símbolo do nosso inabalável compromisso com estas duas preocupações. O MSC World Europa representa um grande passo para a nossa Cruise Division, para o MSC Group, e para a nossa indústria, com uma vasta gama de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marinhas, design e recursos centrados nos passageiros. Este é o resultado de mais de quatro anos de trabalho entre nós, os construtores dos Chantiers de l´Atlantique e numerosos fornecedores líderes de tecnologia e soluções ambientais e marítimas de última geração, bem como muitas milhares de horas de formação para os que se encontram a bordo e nos portos.”

E conclui: “Hoje mais do que nunca precisamos de uma cooperação mais estreita de fornecedores, governos e outras entidades para complementar os nossos investimentos contínuos e dar mais passos em direção ao futuro das zero emissões que todos desejamos. As tecnologias inovadoras que criamos aqui para utilizar nos nossos navios podem beneficiar toda a sociedade e não apenas a indústria de cruzeiros ou o setor de transporte em geral.“

Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, afirma: “Atingimos uma nova fase na indústria de cruzeiros com o MSC World Europa, o maior navio já construído para um armador europeu. Está equipado com todas as tecnologias mais recentes para oferecer aos passageiros uma experiência de cruzeiro sem precedentes. Do ponto de vista tecnológico, o MSC World Europa, que está equipado com um sistema de propulsão a Gás Natural Liquefeito (LNG), apresenta um novo patamar de desempenho e eficiência da indústria de cruzeiros. Representa um marco importante na minimização das emissões, pois o MSC World Europa é o navio menos emissor de toda a indústria de cruzeiros.

O primeiro navio de cruzeiro com tecnologia de células de combustível movido a LNG

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da novíssima tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a gás natural liquefeito (LNG.). O navio incluirá um demostrador SOFC de 150 quilowatts que utilizará o LNG para produzir eletricidade e calor a bordo de uma forma altamente eficiente por meio de uma reação eletroquímica. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.

“Prevemos que o SOFC irá reduzir substancialmente as emissões de gases com efeito estufa em comparação com os motores LNG convencionais, sem produzir emissões de óxidos de azoto, óxidos de enxofre ou partículas finas. Tem também a vantagem de não só ser compatível com o LNG, mas também com combustíveis de baixo e zero carbono, tais como metanol verde, amoníaco e hidrogénio. Também poderíamos, no futuro, fazer a transição para LNG sintético ou outros combustíveis alternativos sem carbono”, refere Linden Copell, vice-presidente de Sustainability & ESG MSC Cruises.

LNG: Um combustível de transição e o mais limpo atualmente disponível em escala

Escolhemos o LNG por ser o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível em escala, um combustível de transição à medida que olhamos em frente tendo em vista a obtenção e utilização de LNG sintético ou outros combustíveis alternativos sem carbono assim que estiverem disponíveis em escala”, diz Pierfrancesco Vago.

Comparado com os combustíveis marítimos padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes do ar, incluindo óxido de enxofre e partículas finas, reduz bastante os óxidos de nitrogénio e já atinge uma redução de C02 até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo carbono, como hidrogénio verde, LNG sintético e células de combustível.

Eficiência energética na sua essência

Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água.

O MSC World Europa também incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio, controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia.

Também será equipado com sistemas aperfeiçoados de recolha automática de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e a utilização de LNG permitirão um desempenho operacional muito superior aos critérios de design energético exigidos pela IMO para novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) exigido pela regulamentação.

Sistemas avançados de tratamento de água e gestão de resíduos e outras características inovadoras

O MSC World Europa está equipado com um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que vai ao encontro dos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o chamado Padrão Báltico. O navio trata todas as águas residuais produzidas a bordo para se aproximar dos padrões de água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro de última geração que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho através de descargas de águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da IMO.

Há uma equipa inteira de tripulação dedicada a implementar protocolos rigorosos de gestão de resíduos que separam todos os resíduos em sete tipos distintos, por exemplo, vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupar esses tipos de resíduos nas instalações de gestão de resíduos do navio”, disse Linden Coppell.

Para além disso, o MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio deve funcionar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa estará sempre pronto para ir ao encontro dos padrões de emissões de NOx Tier III da Organização Marítima Internacional (IMO). Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, o navio está equipado com capacidade de energia em terra, o que nos permite minimizar a utilização do motor nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.

O casco e a sala de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o impacto potencial sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.

Experiência de cruzeiro de última geração

Com tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo preparadas para o futuro, o MSC World Europa redefinirá a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos nunca antes vistos e áreas criativas diferentes de tudo o que existe atualmente no mar. O design inovador apresenta uma estrutura com a popa em forma de Y que leva à impressionante Europa Promenade semi-aberta e semi-coberta, de 104 metros de comprimento, com vistas deslumbrantes do oceano. Os novos camarotes com varanda têm vista para o deslumbrante passeio, que apresenta uma impressionante peça central arquitetónica impressionante na forma de The Venom Drop @The Spiral, um escorrega de 11 decks de altura, o mais longo do mar.

O MSC World Europa inclui uma microcervejaria, bar de gin, bar de sumos saudáveis, Café Emporium e casa de chá. O navio tem 13 opções gastronómicas diferentes, incluindo dois novos restaurantes de especialidade, o La Pescaderia que oferece frutos do mar frescos e o Chef´s Garden Kitchen, que proporciona culinária sazonal da fazenda ao oceano.

Cerimónia de corte de aço do MSC World America

O nome do segundo navio da World Class foi revelado hoje durante a cerimónia de corte de aço e a MSC Cruzeiros anunciou que o MSC World America irá navegar pela América do Norte quando for inaugurado em 2025. Esta é mais uma prova do compromisso da Companhia de implementar os seus mais recentes navios neste importante mercado de cruzeiros e proporcionar aos passageiros norte-americanos um navio, assim como uma experiência personalizada. O MSC World America tornar-se-á o quarto novo navio almirante a ser implementado nesta região.