#Inovação: MTI Smart Room permite aumentar “conforto térmico” reduzindo “custos com a fatura elétrica”

A Ambitur.pt reconhece que a inovação é, hoje em dia, uma prioridade no setor do turismo. Por isso, abordou 25 start-ups que o NEST – Centro de Inovação do Turismo apresentou recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa para saber o que estas empresas trazem de novo ao setor.

Uma delas é a Managing the Intelligence (MTI), uma empresa algarvia fundada em 2019 pelas mãos de Miguel Fernandes da Silva e Sofia Romão. A start-up, explicou Miguel Fernandes da SilvaCEO da MTI, em entrevista à Ambitur.pt, surgiu como ‘spin-off’ de um projeto europeu de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, em co-promoção com a Universidade do Algarve.

Na base da MTI está o MTI Smart Room. Trata-se de uma solução, composta por hardware e software, que, de acordo com o CEO da empresa, tem o objetivo de “aumentar o conforto térmico dos hóspedes, reduzindo os custos com a fatura elétrica”.

Miguel Fernandes da Silva fala em hóspedes porque, numa primeira fase, esta solução da MTI destina-se “ao mercado global do alojamento turístico, hotéis, aparthotéis, moradias turísticas, alojamento local e até mesmo bungalows em parques de campismo”, procurando tornar “as unidades mais sustentáveis, reduzindo a sua pegada ecológica”.

Esta é, de resto, a premissa da MTI, que tem como missão “criar soluções desenvolvendo vários dispositivos ecológicos IoT e soluções de AI e Big Data, de forma a tornar os edifícios mais sustentáveis e confortáveis, otimizar os custos operacionais e aumentar as receitas dos clientes”, esclarece Miguel Fernandes da Silva.

A inovação da MTI está a ser bem recebida, considera o CEO da empresa, afirmando: “o mercado tem reagido de forma muito positiva à solução MTI Smart Room”. Acrescenta que “o feedback recebido tem sido excelente”, e que, “em alguns casos, supera mesmo as melhores expectativas”.

Até a data, a MTI tem mais de 1.500 dispositivos instalados em unidades de alojamento turístico de diversos clientes, como o grupo Vila Galé, o Pestana, Clever Details, Amazing Evolution, Altis, AP Hotels e Details – Vale da Lapa. Mas a lista pode vir a aumentar, já que, segundo Miguel Fernandes da Silva, a empresa começou este ano a apostar na internacionalização.

“Iniciamos este ano o processo de internacionalização para o mercado espanhol, estando a ser trabalhados e analisados alguns potenciais clientes e alguns potenciais parceiros”, avança o CEO da MTI.

Neste processo, Miguel Fernandes da Silva afirma que o papel do NEST tem sido essencial, mencionando “a divulgação e a sensibilização” que o centro de inovação tem realizado junto do mercado do alojamento turístico, quanto à “adoção de tecnologias e soluções inovadoras como o MTI Smart Room”.

“O NEST tem uma tarefa ‘hercúlea’ de sensibilizar uma indústria que, em alguns aspetos, ainda é muito ‘tradicionalista’, promovendo a inovação e a criatividade através de tecnologia e digital”, considera o CEO da MTI. Mais acrescenta que “as empresas como a MTI podem e devem ter um papel importante nessa promoção”.

Para além do apoio do NEST, a MTI já havia recebido, em 2022, o apoio da Portugal Ventures. A sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento investiu na start-up para impulsionar a eficiência energética na hotelaria.

Por: Redação da Ambitur.