Museu de Leiria: Prémio europeu valida estratégia cultural de Leiria

A atribuição de um voto de louvor pela Assembleia da República ao Museu de Leiria pela conquista do Prémio Siletto do Fórum Europeu dos Museus foi o mais recente ato de reconhecimento à estratégia cultural desenvolvida pelo Município de Leiria.

A atribuição do prémio ocorreu numa cerimónia em Zagreb, na Croácia, num certame em que o Museu de Leiria era um dos nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2017, tendo sido premiado pela excelência no envolvimento da comunidade, no planeamento e desenvolvimento do espaço museológico, e que tenham garantido um apoio relevante através do trabalho com voluntários, com o objetivo de promover a qualidade pública do museu.

A importância desta distinção foi ainda reconhecida pelo embaixador de Portugal em Zagreb, pelo presidente da Associação Portuguesa de Museologia e ainda pelo presidente do Turismo do Centro Portugal.

A excelência deste projeto museológico tinha já sido reconhecida em 2016, com a atribuição de quatro prémios: Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu, outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura e 1.º Prémio Concelho Mais Acessível.
No Município de Leiria, este prémio é encarado como mais um estímulo para a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027, constituindo mais uma prova da capacidade de Leiria para fazer parte da elite europeia no campo cultural.