Museu do Vinho de S. João da Pesqueira: O mais bonito brinde ao Douro

Em S. João da Pesqueira, nasceu um Museu para honrar a principal herança da região. O Museu do Vinho tem vindo a cativar nacionais e estrangeiros que, no final de cada visita, erguem cálices de vinho do Porto como quem agradece por estar ali.

O Museu do Vinho pode ser apresentado como mais miradouro – entre os tantos que mapeiam o concelho que se apresenta como o Coração do Douro –, mas o espaço pode ser ainda metaforicamente descrito como uma ponte entre o passado e o futuro de uma região.

O Museu do Vinho, que abriu portas há seis anos, simbolicamente no dia em que se comemora o aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO, nasceu da centralidade e relevância do concelho de S. João da Pesqueira na Região Demarcada do Douro.

Este Museu só poderia ter nascido em S. João da Pesqueira, concelho que é o maior produtor de vinho do Porto e que detém cerca de 20% da área de vinha classificada como Património Mundial.
O imponente e premiado edifício foi desenhado numa arquitetura moderna, cruzando o betão cru, a madeira e a luz vinda da cobertura.

A par dos três núcleos dedicados à exposição permanente, o Museu do Vinho apresenta um espaço destinado ao Serviço Educativo, uma sala de provas e um wine-bar para apurar os cinco sentidos de todos os que o visitam.

França, Espanha e Brasil são os países que se destacam na lista de visitantes estrangeiros, sendo que os nacionais continuam a dominar entre os mais de 5.000 que, a cada ano, se deslumbram com o espaço.

Já no espaço adjacente, que frequentemente alberga exposições temporárias, pode explorar-se um armazém original com os seus lagares centenários.

Depois de permitida a reabertura destes espaços culturais, a equipa do Museu do Vinho está a reagendar as suas atividades com a certeza de que este possa continuar a ser um ponto de paragem obrigatória para todos os que pretendem desvelar as belezas inigualáveis do Douro.