Mystic Cruises anuncia expansão da frota com a aquisição do navio de cruzeiros Vasco da Gama

A Mystic Cruises, a empresa de cruzeiros da MysticInvest Holding do empresário Mário Ferreira, adquiriu, num leilão no Reino Unido, o navio Vasco da Gama pertencente à empresa Cruise & Maritime Voyages, permitindo-lhe expandir a sua frota de paquetes e aumentar a oferta de cruzeiros oceânicos. A aquisição do Vasco da Gama é uma oportunidade para a Mystic Cruises se posicionar no mercado internacional tendo em conta a expectável retoma no período pós pandemia da Covid-19.

“A compra do Vasco da Gama foi uma boa oportunidade porque o nosso foco são os navios de cruzeiro de menor dimensão, com menos de mil passageiros e que nos permitem criar experiências mais personalizadas, seguras e intimistas para os nossos hóspedes”, disse Mário Ferreira, presidente da MysticInvest Holding, empresa à qual pertence a Mystic Cruises e a Douroazul.

O Vasco da Gama foi lançado em 1993 pela Holland America Cruise Line com o nome de MS Statendam, após ter sido construído nos dois anos anteriores nos estaleiros Fincantieri em Trieste, Itália. O navio fez parte da frota da Holland America até 2014, quando foi transferido para a P&O Cruises Australia, empresa igualmente integrante do grupo Carnival Corporation. Em 2015, depois de ser completamente remodelado, foi renomeado como Pacific Eden integrando a frota da P&O Cruises Australia. Em 2018, foi adquirido pela empresa Cruise & Maritime Voyages, que o rebatizou como Vasco da Gama, em homenagem ao famoso explorador português do século XV, que completou a primeira viagem marítima até à Índia.

Com capacidade para cerca de 1.000 passageiros e 550 tripulantes, o Vasco da Gama tem uma tonelagem bruta de 55.451 toneladas, 219 metros de comprimento, 30,8 metros de boca e 40 metros de altura. Com 14 pisos, nove dos quais de passageiros, o Vasco da Gama está atualmente equipado com seis restaurantes, uma sala para espetáculos em dois níveis, quatro locais de entretenimento diferentes, um casino, cinema e vários outros salões, cafés e bares para os passageiros relaxarem. Para os viajantes mais ativos, o navio oferece duas piscinas, courts de ténis, voleibol e basquetebol, além de oferecer um ginásio de grandes dimensões e um SPA totalmente equipado a bordo.

O Vasco da Gama está atualmente equipado com 600 cabines, praticamente todas com vista mar e varanda privada. O navio tem 120 cabines superiores ou premium com varanda e 29 deluxe suites também com varanda, incluindo uma luxuosa royal penthouse suite com mais de 100 metros quadrados. Também estão disponíveis 36 cabines interligadas que criam 18 pares de quartos adjacentes, ideais para famílias que queiram desfrutar de uma experiência de cruzeiro. Atualmente ancorado em Tilbury, no Reino Unido, o navio irá operar para os mercados britânico, alemão e português sob a alçada da Mystic Cruises.

“O nosso posicionamento passa por oferecer uma experiência íntima, segura e de grande valor para os nossos hóspedes e acreditamos que o Vasco da Gama será uma excelente adição à nossa frota de cruzeiros oceânicos”, completou Mário Ferreira.

Com a aquisição do Vasco da Gama, a Mystic Cruises adiciona mais um navio à sua frota que é atualmente composta pelos navios MS World Explorer (lançado em 2019) e pelo MS World Voyager que foi entregue em agosto, mas devido à pandemia ainda não navegou com passageiros.

A Mystic Cruises, apesar do momento atual de retração do mercado devido à Covid-19, manteve os níveis de investimento na construção de navios novos em Viana do Castelo que rondam os 100 milhões de euros, tendo já mais dois novos navios da classe Explorer em fase adiantada de construção. O MS World Navigator, que se encontra já na fase final de acabamentos e testes, será entregue em abril de 2021 e irá operar exclusivamente para o mercado americano, sob a marca Atlas Ocean Voyages. Em junho de 2022, também para operar sob a marca da Atlas, a Mystic Cruises irá receber o MS World Traveller.