mytaxi aumenta 75% na receita em 2018

A mytaxi, aplicação de táxis, assinala o alcance de novos recordes em 2018 em áreas de negócios estratégicas, “registando um crescimento de 75% na receita em comparação a 2017”, refere a empresa num comunicado enviado. Lê-se ainda que “o número de viagens a nível europeu aumentou cerca de 60% para mais de 40 milhões”. Além disso, durante o passado ano, “a mytaxi chegou pela primeira vez ao número de mais de 100 mil motoristas licenciados e mais de dez milhões de passageiros registados na aplicação”. Contudo, “há um número que diminui em 2018: o tempo de espera para os passageiros, que registou um decréscimo em mais de 20 segundos, estando agora nos 3,5 minutos em média”.

“O ano de 2018 foi de grande sucesso para a mytaxi”, afirma Eckart Diepenhorst, CEO da mytaxi. “Temos assistido um aumento dos números e a melhorias nas nossas áreas de negócios. Estou muito orgulhoso da equipa da mytaxi por ter alcançado estes resultados. Além disso, sabemos que os 100 mil motoristas com que são nossos parceiros têm também uma grande participação neste sucesso. Os nossos motoristas obtiveram uma classificação média de 4.82 em 5 estrelas atribuída pelos passageiros, o que é uma enorme conquista por parte dos nossos motoristas. O crescimento do GMV (valor de todas as viagens realizadas pela aplicação em 2018) em 75%, enquanto empresa que já está ativa no mercado há dez anos, é algo muito pouco comum. Apesar de nos sentirmos orgulhosos deste sucesso, isso não nos tornará preguiçosos, pelo contrário, dá-nos ainda mais motivação para em 2019 acelerar para um maior crescimento”, reforça o CEO da mytaxi.

Andy Batty, chief Operating Officer (COO) da mytaxi, acrescenta que “temos assistido a um crescimento em todos os mercados e locais. Por exemplo, os pedidos nos aeroportos aumentaram 80% em 2018, e o destino mais popular na Europa foi o Aeroporto de Dublin que registou mais de um milhão de viagens. O tráfego internacional através da aplicação também cresceu quase 200%. Aos nossos passageiros agrada-lhes o facto de poderem utilizar a mesma aplicação em 9 países diferentes e em mais de 100 cidades europeias. Por último, mas não menos importante, conseguimos ainda aumentar substancialmente as nossas contas B2B. Sendo que esta é uma área em que vemos espaço para mais crescimento em 2019”.

Outro aspeto que também contribuiu em muito para os bons resultados está relacionado com os novos desenvolvimentos no lado do produto. Em outubro passado, a mytaxi lançou uma nova versão da aplicação, algo que teve não só um impacto nos resultados, como também contribuiu significativamente para tornar a mobilidade urbana mais sustentável, eficiente e inclusiva.

“Com o lançamento das novas funcionalidades na app, a mytaxi passou a apresentar as opções de selecionar veículos específicos, como os ECO táxi, o Táxi XL para mais de 4 lugares ou os táxis para pessoas com mobilidade reduzida. Embora os tipos específicos de veículos dependam da disponibilidade local, temos denotado um impacto imediato nas nossas reservas”, afirma Johannes Mews, Chief Product Officer (CPO) da mytaxi. “É ótimo ver que podemos realmente fazer a diferença. Aumentando a popularidade dos ECO Táxi estamos de alguma forma a contribuir para o crescimento do lado da oferta a médio prazo, algo que iremos analisar ainda mais em 2019”, acrescenta.

A funcionalidade de partilha de mytaxi foi lançada em três novas cidades nos últimos 12 meses: Berlim, Lisboa e Munique. “Pretendemos implementar esta nova opção ainda mais na Europa em 2019, já percebemos que isso é algo que também pode ser uma mais-valia para a situação do trânsito e da poluição nas cidades do interior”, revela Mewes. As melhorias no lado do produto é um aspeto que também foi identificado por parte dos utilizadores, com a aplicação a subir na avaliação de 4,1 para 4,8 estrelas apenas em 2018.

A mytaxi viu também a sua atividade crescer em Portugal, tendo alcançado um crescimento de 150% ao longo do último ano. O número de pedidos de viagens ultrapassou o milhão, uma procura que também aconteceu do lado dos motoristas com mais de mil novos taxistas registados na aplicação.

Um outro marco para a mytaxi está relacionado com o lançamento da marca de trotinetas elétricas Hive, que aconteceu em Lisboa, em novembro. Em apenas algumas semanas, a nova marca conseguiu atrair cerca de 10 mil utilizadores na cidade, um número que continua a aumentar. A Hive deve ser lançada noutras cidades europeias durante este ano.

Para sustentar e acelerar ainda mais o crescimento em 2019, a mytaxi tem “planeado um forte investimento em produtos, pessoas e marketing”. Atualmente são “mais de 600 funcionários de 52 países a trabalhar por 26 escritórios localizados por toda a Europa”. A mytaxi refere ainda que prevê criar “450 vagas adicionais para os vários departamentos e áreas da empresa, com foco nas equipas de produto e tecnologia”.