A Ambitur.pt volta a oferecer-lhe esta rubrica inteiramente dedicada à Rota Vicentina com o intuito de convidar os nossos leitores a embarcarem numa viagem pelo Sudoeste e a conhecerem de perto o que é possível ver e viver nesta região. E quem melhor do que os empresários locais para mostrarem o que a Rota Vicentina tem de melhor? A conversa de hoje leva-nos ao Cercal do Alentejo, onde conhecemos Alfredo Moreira da Silva, proprietário da Herdade da Matinha.
Como se descreve, na primeira pessoa, o proprietário na unidade de alojamento?
Sou uma pessoa criativa e aventureira, apaixonada por explorar o mundo ao meu redor. O que mais me inspira é a oportunidade de conhecer pessoas novas e descobrir as suas histórias. Sou profundamente curioso e procuro sempre aprender algo novo, seja sobre a cultura local ou a natureza que nos rodeia. Acredito que a floresta nos conecta com o que realmente importa, e esse amor reflete-se em tudo o que faço aqui na Herdade da Matinha. Quero que todos os meus hóspedes se sintam em casa enquanto exploram a beleza e a tranquilidade deste lugar especial.
Como surgiu o interesse em explorar este negócio? O que esta região tem de tão especial?
Este negócio surgiu essencialmente do desejo de criar um espaço onde as pessoas possam desligar-se do ritmo acelerado da vida moderna e ligar-se à natureza. Sempre tive uma relação profunda com esta região, e a Herdade da Matinha representa a concretização de um sonho. O Alentejo possui uma energia única – tranquilidade, beleza das paisagens e autenticidade das suas gentes. A vasta floresta autóctone que nos rodeia convida à reflexão e à paz interior. Estamos também comprometidos com um projeto em ação há 28 anos de replantação de floresta autóctone, contribuindo para a recuperação e preservação do ecossistema local. Quero partilhar essa riqueza com os outros, com quem nos visita, criando um refúgio que seja mais do que um simples alojamento, mas uma experiência transformadora.
Como contribui a Rota Vicentina para o desenvolvimento turístico da região?
A Rota Vicentina é fundamental para o desenvolvimento turístico da região, promovendo um turismo sustentável e responsável. Ela atrai milhares de caminhantes e ciclistas, gerando impactos positivos na economia local, como a criação de empregos e aumento das receitas para as comunidades. A nossa ligação com a Rota Vicentina reflete o nosso compromisso de proporcionar experiências autênticas ligadas à natureza e à floresta, preservando o equilíbrio entre turismo e meio ambiente.
Qual a designação da unidade hoteleira? Qual a sua classificação? A que público(s)-alvo(s) se destina?
A Herdade da Matinha é classificada como uma casa de campo de charme. Com uma localização privilegiada no Alentejo, cercada pela floresta, oferece uma experiência única, focada no contato com a natureza e no bem-estar. Destina-se a casais, famílias, praticantes de yoga, caminhantes e entusiastas da gastronomia local. Também é ideal para eventos corporativos e atividades de team building, proporcionando um ambiente inspirador para empresas que desejam fortalecer o espírito de equipa imersos na natureza.
Qual a experiência que pretendem proporcionar aos vossos hóspedes? Que serviços vos fazem ser diferentes?
Na Herdade da Matinha, procuramos oferecer uma experiência autêntica, onde os hóspedes possam reconectar-se com a natureza e consigo mesmos. A imersão na floresta que nos rodeia, e o nosso projeto de replantação de floresta autóctone, permitem que cada visitante se sinta em casa, envolvidos por uma atmosfera de tranquilidade e acolhimento personalizado. O que nos diferencia são os pequenos detalhes em cada aspeto da estadia, desde as refeições preparadas com ingredientes locais até aulas de yoga e atividades ao ar livre na floresta, criando uma sensação de intimidade e bem-estar.
Que cuidados ao nível do atendimento do cliente a vossa unidade não deixa escapar?
Acima de tudo queremos transmitir aos nossos hóspedes a autenticidade da Costa Alentejana, oferecer-lhes uma experiência autêntica e calorosa. Na Herdade da Matinha, cada pormenor do atendimento é pensado de forma a proporcionar um sentimento de pertença mas onde simultaneamente cada cliente é único, tal como esta região. A personalização é uma prioridade; ouvimos os nossos hóspedes para adaptar os serviços às suas expectativas, seja ajustando horários ou criando sugestões exclusivas de atividades. A nossa equipa dedica-se a criar um ambiente onde cada pessoa se sinta verdadeiramente acolhida, mantendo a naturalidade e simplicidade que caracterizam o espírito da Matinha, sem nunca comprometer o conforto e a qualidade do serviço.
O que se destaca nos quartos e sua decoração? Que categorias oferecem ao mercado?
Os quartos da Herdade da Matinha destacam-se pela decoração acolhedora e elegante, que combina charme rústico com toques contemporâneos, num equilíbrio, que nos parece perfeito, entre conforto e ligação com a natureza. As cores suaves, os materiais naturais e as peças de arte cuidadosamente selecionadas criam uma atmosfera íntima e relaxante. Oferecemos diferentes categorias de quartos, desde os Standard até aos Superiores, sempre focando na qualidade da experiência e no bem-estar dos nossos hóspedes.
Ao nível das zonas públicas, como a unidade envolve o hóspede?
As zonas públicas da Herdade da Matinha foram projetadas para que sejam vivenciadas experiências únicas de imersão na natureza. Com 110 hectares de floresta autóctone, os trilhos permitem explorar a rica biodiversidade local e desfrutar do canto dos pássaros. As atividades ao ar livre, como passeios a cavalo e piqueniques sob as árvores, promovem a conexão com a natureza. As nossas áreas comuns, como a sala de jantar, incentivam ao convívio e à partilha de experiências, tornando a Herdade num espaço que convida à descoberta.
Têm serviço de restauração, que ambiente ali é recriado?
A sala de jantar/refeições é um dos espaços mais emblemáticos da Matinha, que acredito esteja ainda hoje na memória dos muitos hóspedes que por ali passaram… O ambiente criado é acolhedor e informal, promovendo a interação entre hóspedes e equipa e entre hóspedes que terminam muitas vezes o dia, à mesa, com uma boa conversa. As refeições, preparadas com ingredientes frescos e locais, refletem a riqueza da culinária alentejana. O espaço é projetado para que todos se sintam em casa, onde o lema é “acima de tudo, desfrutar da vida”. Cada refeição é um convite à celebração da boa comida e da boa companhia.
Têm sugestões/programas do que os vossos clientes podem fazer na região onde se inserem?
Oferecemos uma variedade bastante grande de programas para que nossos clientes aproveitem a região, sempre em parceria com empresas locais para garantir experiências autênticas e enriquecedoras. Os passeios na floresta e nos seus trilhos oferecem oportunidades incríveis para explorar a flora e a fauna da região, momentos que permitem uma ligação à natureza de maneira significativa, reforçando nosso compromisso com a preservação ambiental.