Natureza: Arrábida Walking Festival

Natureza: Arrábida Walking Festival

Categoria Eventos, Explore

A riqueza singular da flora do Parque Natural da Arrábida é desvendada na segunda edição de um festival de caminhadas, com inscrições a decorrer, que se realiza nos dias 25, 26 e 27 de março.

O AWF – Arrábida Walking Festival, uma organização conjunta da Biotrails e das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, disponibiliza vários percursos pedestres pelo território Arrábida, num evento que alia o turismo de natureza ao lazer e ao bem-estar.

Além de estimular estilos de vida saudáveis, a atividade proporciona uma oportunidade diferenciada para se conhecer o Parque Natural da Arrábida com experiências que possibilitam uma interação muito próxima com os vários ecossistemas a percorrer.

A par do programa central de passeios pedestres, que à semelhança do ano passado mantém “A Grande Rota Arqueológica”, esta edição inclui um conjunto de caminhadas à descoberta da riqueza singular da flora da Arrábida, acompanhadas por especialistas, com destaque para a colaboração da Sociedade Portuguesa de Botânica.

O objetivo é identificar diferentes plantas em cada trilho e proporcionar uma visão global das especificidades da flora desta área protegida, composta por cerca de 1450 espécies, que correspondem a aproximadamente 40 por cento da diversidade natural existente em Portugal.

O AWF propõe, igualmente, uma aula de botânica em movimento, na qual os participantes têm a oportunidade de conhecer algumas plantas medicinais e comestíveis, bem como os seus usos e as suas propriedades, e fazer uma prova de infusões.

O evento disponibiliza um programa complementar de atividades, nomeadamente percursos temáticos, workshops gastronómicos e de fotografia, visitas guiadas e uma caminhada acessível a pessoas com deficiência visual, num percurso pedestre sensorial.

Durante os três dias do final de março, o Arrábida Walking Festival 2022 apresenta opções de trilhos e atividades, diurnas e noturnas, cujas intensidades variam entre baixa, média e alta, e percursos adaptados para crianças com o objetivo de proporcionar caminhadas em família.

Na página www.biotrails.pt/awf, além da inscrição e aquisição de bilhetes, ficam disponíveis mais informações.

O passe para o festival dá acesso a várias caminhadas, enquanto a modalidade de bilhete simples permite um passeio.

O passe tem o valor de 24 euros até 28 de fevereiro e de 28 euros a partir de 1 de março.

Os bilhetes simples custam 13 euros até 28 de fevereiro. O valor sobe para 15 euros a partir dessa data.