NAV Portugal assinala primeiro ano da certificação do Serviço FPD (Flight Procedures Design)

A NAV Portugal marca primeiro ano do Serviço FPD (Flight Procedures Design) como um sucesso, cumprindo com todas as expectativas criadas com a sua cerificação, lê-se na nota à imprensa.

Este serviço é certificado e desenvolvido pelo Departamento de Espaço Aéreo e Procedimentos da empresa e é responsável pela reestruturação e modernização do espaço aéreo de Portugal, com as orientações estratégicas da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil) e da Comissão Europeia, para melhorar a segurança, a eficiência, a sustentabilidade e a constante inovação do sistema de navegação aérea.

O projeto mais destacado em Portugal é o novo procedimento baseado em satélite para todos os aeroportos da Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa e para os aeroportos das Flores, Santa Maria e Graciosa, na RIV de Santa Maria.

Arrancou também o projeto de reestruturação de Ponta Delgada, Pico, Corvo, São Jorge e Horta, em colaboração da SATA Açores.

No âmbito internacional, o Serviço FPD colaborou com a ENNA Angola na revisão de procedimentos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

Em 2023, o Serviço FPD irá tratar de novos assuntos como os estudos para o futuro aeroporto de Lisboa, a reestruturação do espaço aéreo açoriano, o projeto com Espanha para desenvolver o conceito Free-Route transfronteiriço e a reorganização de rotas das áreas terminais dos aeroportos para serem compatíveis com o novo sistema TOPSKY.