NEST arranca com ciclo de webinars para responder aos novos desafios do turismo

O NEST – Centro de Inovação do Turismo inicia hoje, dia 21 de outubro, pelas 11h00, o ciclo Keep Innovation in Tourism (KIT) com 30 webinars a decorrer entre outubro e abril, para capacitar de forma gratuita todos os interessados em inovar nos seus negócios de turismo. O primeiro webinar “Cashless & Touchless: os pagamentos no Centro da Experiência perfeita no Turismo” contam com grandes nomes do setor dos pagamentos como a Mastercard, Revolut e Unicre.

Depois da Covid-19 ter catapultado os consumidores para o pagamento por contactless em loja e afastado as pessoas dos multibancos para os pagamentos online, que rumo terão os hábitos de pagamento da população? Em poucos meses vimos uma alteração acentuada nas tendências de pagamentos mas haverá um retorno a métodos e hábitos anteriores? Para responder a estas e outras questões sobre o futuro dos pagamentos e o seu impacto no turismo, o NEST abre o seu ciclo de webinars com os oradores Rui Fonseca (Mastercard), Ricardo Macieira (Revolut) e Inês Saltão (Unicre).

A participação nos webinars KIT é gratuita, com inscrição através da plataforma Zoom. Ao longo dos próximos seis meses, o NEST trará temas como Trade Talks e Internet of Things: a definição e aplicação nos eventos com participantes de gigantes tecnológicas como MasterCard da Google. O programa completo poderá ser consultado em www.nestportugal.pt.

Os KIT webinars têm como objetivo prover as pessoas de ferramentas e conhecimentos para implementação de
soluções inovadoras. Foram desenvolvidos para todos aqueles que queiram modernizar os seus negócios e obter insights sobre o futuro do turismo pós-pandemia, desde o dono do alojamento local ao gerente de um franchising. Os webinars serão conversas com parceiros e fundadores, associados ao NEST, entre outros especialistas em inovação do mundo corporate sempre com foco nos Pilares do Turismo: Sustentabilidade (em parceria com a Planetiers), Market Insights (em parceria com TdP), Personalização, Experiência Seamless, Segurança, Eficiência Operacional, Disrupção e novos fluxos de receitas.

“Queremos olhar para a crise no setor como uma oportunidade de aprendizagem e de adaptação a uma nova realidade. Pensar os novos hábitos de consumo nas diversas áreas do turismo e debater o papel da tecnologia no seu futuro trará vantagens para todos os que quiserem assistir aos nossos webinars”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Desde o início da pandemia, o NEST tem vindo a desenvolver iniciativas que contrariem a quebra no turismo, trabalhando soluções para os novos desafios. Nesse sentido, ao longo do ano facilitou programas como:

– Tourism Solutions Now! O programa de ideação desenvolvido em parceria com a Startup Lisboa para projetos, soluções e insights que respondam aos desafios do turismo em Portugal provocados pela pandemia da Covid-19;

– Hackathon para desenvolvimento de projetos sustentáveis no turismo;

– Future Labs Hotel, no Hotel Escola de Setúbal, com o objetivo de testar ideias e protótipos inovadores na hotelaria;

– Programa Building Bridges, onde empresas da área do turismo desafiam startups a apresentar soluções úteis para os problemas que enfrentam nas suas operações.