NEST desenvolve Talk2Me Platform e põe obras do WOOL – Covilhã Arte Urbana a falar com as pessoas através de um bot

Chama-se Talk2ME e é um messenger bot acionado através da leitura de um QR Code, disponível em cada uma das obras que compõem o roteiro do WOOL – Covilhã Arte Urbana. Ao conversar com o bot é possível descobrir mais sobre cada obra, nomeadamente o seu autor, a sua história, com que materiais foi feito, entre outros. A plataforma foi desenvolvida pela UZER em parceria com a Akt para o NEST – Centro de Inovação do Turismo, sediado na Covilhã, e tem previsto o seu desenvolvimento para que possa ser aplicado a qualquer produto, atração ou negócio turístico.

Ao dialogarem com o bot, através do messenger, os visitantes podem descobrir informação relevante sobre a obra, tal como: de que artista é, como foi feito, qual a inspiração ou mesmo ver um vídeo do making of do mural. Esta parceria entre o WOOL e o NEST- Centro de Inovação do Turismo é sedimentada no ano em que o festival de arte urbana da Covilhã celebra os seus 10 anos, abrindo assim portas à adoção da tecnologia num ano que obrigou à necessária digitalização de muitos serviços e atrações turísticas.

Antes de utilizar a Talk2Me, os visitantes das obras do WOOL teriam de pedir o acompanhamento de um guia ou de materiais de suporte físico para saberem mais sobre as obras espalhadas nas ruas da cidade. Agora, através da Talk2Me, qualquer visitante com um dispositivo móvel com acesso à internet poderá descobrir mais sobre cada uma das obras, conversando com o bot associado a cada uma delas.

O WOOL | Covilhã Arte Urbana, surgiu em 2011 como o primeiro evento destas expressões em território nacional, tendo por missão homenagear o legado histórico (e presente) desta cidade, intimamente ligado à Indústria têxtil, através da criação de obras de arte em espaço público. Conta já com sete edições na cidade e com 43 iniciativas e projectos em diferentes localizações em território nacional e internacional que envolveram mais de 122 intervenções artísticas (murais e instalações), com 46 artistas portugueses e 23 artistas estrangeiros.

“Um dos papéis fundamentais do NEST passa por facilitar a transição das pequenas e médias empresas do setor do turismo para a economia digital. O Talk2Me é uma ferramenta inovadora e muito fácil de implementar, que poderá dar voz a um conjunto alargado de produtos turísticos, sejam museus, alojamentos, iguarias, peças de artesanato, entre outros: todos eles passíveis de gerar interesse e estabelecer conversas que aprofundem a sua origem e o seu propósito.”, explica Roberto Antunes, diretor do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Se em 2011 o WOOL ambicionava ‘ocupar’ as ruas da cidade da Covilhã com Arte, tornando esta acessível a todos, democratizando-a e desta forma promovendo um despertar e interesse da comunidade para a Cultura e Arte Contemporânea, 10 anos volvidos, poderemos afirmar que a colaboração com o NEST para o desenvolvimento deste projecto Talk2Me e a sua aplicação à transmissão de todas as histórias, significados, especificidades e curiosidades de cada uma das obras que compõem o nosso roteiro, surge (certeiramente) como uma actualização dos objectivos iniciais.”, reforça Lara Seixo Rodrigues, co-fundadora do WOOL – Covilhã Arte Urbana.

A aplicação desta tecnologia no WOOL foi o projeto-piloto para uma solução que o NEST quer ver aplicada em várias atrações, negócios e produtos turísticos. No futuro, o NEST, disponibilizará esta tecnologia para que qualquer negócio ou operador turístico possa associar objetos inanimados, como monumentos, ruas, produtos icónicos, roteiros famosos e tantos outros a um bot que interaja com turistas ou potenciais clientes. A plataforma utilizará o Messenger Bot do Facebook e Instagram e tecnologia QR Code para possibilitar conversas que se traduzem em uma nova forma de experimentar cultura, história e turismo de uma forma mais envolvente.