Matosinhos vai receber, nos dias 12 e 13 de janeiro um evento totalmente dedicado ao potencial do turismo verde e ao crescimento da tecnologia no setor, marcado pela conexão internacional através dos seus oradores e presenças como a Alessandra Priante, diretora para a Europa da Organização Mundial do Turismo, a CEO da Mastercard, Maria Antónia Saldanha, o board member da NOS, João Ricardo Moreira, Head of Business da Vision-box, João Oliveira, entre outros. O BOOST promete ser a maior discussão sobre inovação no setor alguma vez realizada em Portugal com o patrocínio da Mastercard, Vila Galé, o Município de Matosinhos e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
O BOOST, Building Better Tourism é uma iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas: digitalização, mobilidade, conhecimento, entre outras, com o objetivo de olhar e debater o potencial do turismo através das lentes da transição verde e digital. O evento integra palestras onde serão debatidos temas como a importância da transformação digital no turismo e os desafios de conciliar o crescimento contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A conferência irá também dar palco a startups que apresentem soluções tecnológicas aplicáveis ao turismo. São mais de 50 oradores e 15 startups de vários países e estima-se a presença de cerca de 200 pessoas.
Entre os oradores que vão marcar presença, estão incluídos a presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng; a Industry Relations Manager, Travel, EMEA, da Google, Feria Kazemi; o Head of Tourism do Málaga Tourism Board, Jonathan Punzon; Itai Green, CEO e Founder do Innovate Israel; a CEO da Mastercard, Maria Antónia Saldanha; João Ricardo, board member da NOS; João Oliveira, Head of Business da Vision-box; o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Turismo, Nuno Fazenda. Ao nível da mobilização do ecossistema de inovação, o BOOST tem como keynote speaker Gerd Leonhard, com mais de 25 anos de experiência na indústria da tecnologia. Considerado um pensador da era digital, escreve sobre as mudanças na produção e no mercado mediático, com foco nas consequências das novas tecnologias e no conceito de convergência. Estarão presentes também entidades internacionais da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), Malaga Tourism Board,
Innovate Israel e EU Travel Tech.
No primeiro dia, em formato de conferência, conduz-se a audiência numa viagem de pensamento sobre o futuro, as novas tecnologias e as grandes avenidas com potencial de crescimento e oportunidades para o setor, na construção de um turismo de três “Ss”: Seguro, Saudável e Sustentável.
O dia culmina com um Innovation get-together & Happy Hour, um momento descontraído, de conexão e partilha entre participantes e inovadores, dando a conhecer as soluções tecnológicas das startups presentes oriundas de várias comunidades internacionais. Nesse mesmo momento de networking, estará presente o NOS Hub 5G, com demonstrações de tecnologias suportadas pelo 5G que se aplicam ao turismo.
No segundo dia o foco será a apresentação de um lançamento em primeira-mão de um estudo sobre comportamentos do turista realizado pela Google e as tendências de turismo de 2023 pela Mastercard. Conta ainda com a partilha de vários programas nacionais de inovação, como o FIT – Fostering Innovation in Tourism, o Future Labs, o lançamento do Innovtourism – o primeiro DIH (Digital innovation Hub) da Europa totalmente dedicado ao turismo. Terá lugar para uma Startup Pitch Session e ainda a apresentação do BOOST Innovation, um novo programa de inovação internacional de scale up do NEST em colaboração com a Organização Mundial do Turismo, no qual inovadores de todo o mundo são chamados à ação para contribuir com soluções tecnológicas para os temas abordados na conferência. A Câmara Municipal de Matosinhos é parceira deste programa, dando suporte em infraestruturas, equipamentos e ligação empresarial que facilitará o desenvolvimento de projetos piloto e testagem naquele município, com vista a uma futura aplicação global.
Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende apoiar a recuperação do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português. Serão exploradas as rápidas mudanças do setor e oportunidades que vêm com elas, e qual o seu impacto em campos como o da saúde e bem-estar, a mobilidade, a capacitação das pessoas e a sociedade e o meio ambiente.