NEST traz análise inteligente de dados para o turismo com projeto Farol
O NEST – Centro de Inovação do Turismo apresenta o projeto Farol, uma ferramenta inovadora que promete revolucionar a forma como se identifica padrões de comportamento de turismo, com recurso a dados anónimos fornecidos pela NOS. Através da análise de fluxos em tempo real, o projeto permite uma compreensão mais profunda sobre quando, como e por onde se movem os turistas, apoiando a tomada de decisões estratégicas por parte de entidades públicas e privadas.
Através de indicadores claros e visuais, o Farol permite compreender padrões de visita, preferências dos turistas e padrões de comportamento, funcionando como um verdadeiro sistema de alerta para apoiar a gestão operacional de destinos e empresas. Posiciona-se como um instrumento essencial para um turismo mais sustentável, eficiente e alinhado com as reais necessidades dos territórios.
“Queremos que esta plataforma seja tão simples quanto o Idealista é para o setor imobiliário, por exemplo, para que seja utilizada por 90% da população, mesmo por quem não tem conhecimentos técnicos em análise de dados. O Projeto Farol é apenas o começo de uma nova abordagem à digitalização do turismo, baseada em dados reais, acessíveis e acionáveis.”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
A iniciativa surgiu da identificação de uma necessidade concreta no setor: a centralização e cruzamento de dados úteis para uma tomada de decisão informada. Com base nos dados da NOS – um dos fundadores do NEST – e no know-how analítico da LTP Labs, o Farol permite a comparação entre municípios, sem conflitos com outras fontes oficiais, e assegura a atualização contínua da informação com periodicidade diária e semanal. Integra ferramentas como Power BI, que tem sido fundamental para a edição e tratamento dos dados anónimos e definição dos indicadores-chave.
Foram realizadas ainda sessões presenciais com várias regiões do país, com o objetivo de recolher as necessidades reais dos stakeholders, identificar dados essenciais e funcionalidades práticas para o uso diário, recolher feedback sobre o tipo de interface ideal, discutir cenários de utilização e aplicação prática da plataforma, bem como a integração de inteligência artificial e a sua adequação a diferentes perfis de utilizadores e gestores. Estas sessões foram fundamentais para garantir que o desenvolvimento da plataforma refletisse as necessidades reais do terreno.
Neste momento, a plataforma encontra-se em fase piloto, a decorrer entre julho e o final de setembro, com implementação em municípios estratégicos, como é o caso da Câmara Municipal de Matosinhos, permitindo recolher feedback em tempo real antes de uma futura expansão ao setor empresarial. O modelo prevê uma componente gratuita com indicadores globais ao dia mais recente e uma versão paga para acesso a dados mais detalhados e em diferentes horizontes temporais.
“Continuamos a incitar e inspirar para que a mudança aconteça, para que as empresas estejam abertas à inovação e para que todos adotem ferramentas digitais. No NEST acreditamos que a transição digital é uma oportunidade contínua para as empresas se adaptarem e crescerem, aproveitando as tecnologias disponíveis para criar soluções inovadoras que respondam aos desafios e impulsionem a sustentabilidade do setor”, diz ainda Roberto Antunes.