Neya Lisboa Hotel: Uma referência de sustentabilidade no turismo

Desde que abriu, em 2011, o Ano Internacional das Florestas, que o Neya Lisboa Hotel pratica diariamente um modelo de gestão eficiente com total respeito pelo ambiente e pela sociedade, o que lhe permite, hoje em dia, posicionar-se já como uma referência no setor do turismo sustentável em Portugal. A sustentabilidade é visível a nível ambiental, com a requalificação de um edifício degradado, permitindo reduzir o impacto em termos construtivos, e com a escolha de soluções que potenciassem a eficiência energética e a diminuição da pegada ecológica. Por isso, segundo Sara Freire, diretora da unidade, “na exploração do hotel, são tomadas todas as medidas no sentido de se atingir a otimização dos consumos de energia e água”. E adianta que todos os requisitos ambientais, tais como eficiência energética, consumos de água, ruído, emissões atmosféricas, produção de resíduos, substâncias perigosas e consumo de combustíveis, entre outros, são alvo de medidas que permitam a sua gestão responsável.

neya-lisboa-hotel-exteriorO resultado de todo este esforço é visível na obtenção da Certificação de Sistemas Integrados de Gestão de acordo com as Normas de Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001) e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001) atribuída pela SGS. Um reconhecimento que veio ainda reforçar e dinamizar a política de sustentabilidade já implementada no Neya Lisboa Hotel pelas certificações Five-Leaf, Green Key e o GreenLeaders, “tornando-se num exemplo de excelência no panorama de sustentabilidade hoteleira em Portugal”, garante Sara Freire.

Responsabilidade social
Além da questão ambiental, o Neya Lisboa Hotel tem também uma política de responsabilidade social assumindo um papel ativo na comunidade, tendo já estabelecido vários protocolos com instituições de solidariedade social. Exemplo disso é o projeto sem fins lucrativos “Quarto Solidário – Acolher quem cuida”, criado pela unidade para apoiar famílias carenciadas com crianças internadas, proporcionando-lhes alojamento gratuito com pequeno-almoço, bem como apoio permanente por parte dos colaboradores.

O reconhecimento dos clientes
Os clientes agradecem e reconhecem o trabalho desenvolvido no Neya Lisboa Hotel, unidade situada no coração da capital, com 76 quartos e cinco ambientes diferentes – Floresta, Montanha, Praia, Campo e Cidade de Lisboa -que combinam cores, texturas e sensações diferentes. Diariamente são vários os hóspedes que contribuem através, por exemplo, da utilização de recipientes de separação e resíduos nos quartos, optando por menos lavagens de lençóis e toalhas, consumindo os produtos locais no restaurante, utilizando as bicicletas disponibilizadas, reduzindo os desperdícios alimentares, entre outras iniciativas. “Queremos que os nossos clientes atuais e os que optem pelos nossos serviços no futuro acompanhem e compreendam a abrangência das nossas ações no desenvolvimento ambiental, cultural, humano, social, económico e na preservação do meio que nos rodeia”, explica a responsável.
Um hotel sustentável que aposta em…
• Painéis solares para aquecimento das águas
• Aplicação de redutores de caudal
• Utilização de materiais reciclados
• Sensores de movimento em torneiras e para iluminação
• Utilização de iluminação de baixo consumo (LED)
• Sistema de gestão eficiente de resíduos
• Elevado isolamento térmico do edifício
• Escolha de produtos amigos do ambiente e biodegradáveis
• Interrupção do ar condicionado nos quartos em caso de abertura de janelas.