NH Hotel Group com resultado líquido positivo pela primeira vez desde 2008

O Grupo NH apresentou hoje os seus resultados correspondentes ao terceiro trimestre de 2015, que continuam a demonstrar uma tendência crescente durante todo o ano. Esta tendência positiva foi acelerada durante este período, graças a um melhor desempenho da atividade e aos primeiros impactos das várias iniciativas incluídas no plano estratégico a cinco anos do Grupo.

Excluindo o impacto da cadeia colombiana Hotéis Royal, adquirida este ano, o grupo NH aumenta as receitas de julho a setembro em 8,3% para 347,3 milhões de euros, e um crescimento de EBITDA de 25%, para 38,2 milhões de euros. Como consequência, o grupo apresentou um resultado líquido positivo recorrente, para estre trimestre, alcançando os 4,4 milhões de euros, frente a perdas de cerca de 5 milhões euros no período anterior. Incluindo a atividade não recorrente, a empresa alcança um benefício líquido de 3,6 milhões de euros.

Com o reposicionamento dos hotéis (31 terminados no final do 3º trimestres, 17 adicionais em execução e 19 para iniciar obras durante o último trimestre); o desenvolvimento da nova marca NH Collection (48 hotéis atualmente e mais 14 previstos para o final de 2015); o reforço do posicionamento do segmento Meeting & Events (reuniões e eventos), com especial ênfase nos sistemas tecnológicos como a presença holográfica 3D e os sistemas de colaboração interativa, assim como, os esforços em comunicação e marketing que visa aumentar a visibilidade e fidelização do Grupo (campanhas nova web e renovação do programa de fidelização NH Recompensas), estão a permitir alcançar os altos níveis de satisfação dos clientes e consequentemente, gerar aumentos consecutivos, trimestre a trimestre, de preços médios e de receita por quarto disponível, explica o grupo, em comunicado.

Durante estes três meses, as receitas por quarto disponível (RevPar) consolidadas crescem 12,3%, melhorando a tendência alcançada no primeiro semestre, em que este indicador cresceu 9,7%. Esta evolução permite ao grupo antecipar que está em condições de alcançar o objetivo para o total do ano, com um crescimento anual de RevPar de 10%. Como em trimestres anteriores, o aumento dos preços, 10,7% para este período, teve um maior peso na composição do RevPar.

As receitas recorrentes acumuladas durante os nove primeiros meses do ano crescem 9,9%, para 1.027,1 milhões de euros, incluindo as vendas do Grupo Royal. Por sua vez, o EBITDA recorrente melhorou de 46,7% para 97,9 milhões de euros (€ 93,2M excluindo os Hotéis Royal). Por último, o lucro líquido recorrente acumulado de novo meses melhora 74,5%.

Em termos de receitas por quarto disponíveis (RevPar), e após o bom desempenho do terceiro trimestre, a estimativa para o final do ano é de um crescimento deste indicador em cerca de 10%. A receita total para o ano mantem-se em relação à estimativa inicial, por um maior inventário de quartos em reforma e por um plano de evolução dos outros rendimentos. Devido aos fatores acima, a empresa mantém a meta de crescimento para o ano, de 25%, no EBITDA.

De janeiro a setembro de 2015, a empresa confirmou 11 hotéis com 1.793 quartos, mais do dobro do ano passado. Os novos hotéis serão localizados na Europa, (três em Itália, um na Áustria, um na Bélgica, um na Holanda e um em Espanha) e na América Latina (um na Argentina, no Chile, no México e no Panamá). Durante este período, o Grupo abriu 25 hotéis com 2.575 quartos, mediante a aquisição do Grupo Royal e o crescimento orgânico da empresa. Por último, os outros hotéis que abriram nos três primeiros trimestres correspondem a Itália, Bélgica e Portugal.

Após dois anos de aplicação do plano lançado no final de 2013 e os resultados obtidos, pelas diferentes iniciativas, a visão atualizada permite apontar para níveis superiores de EBITDA à volta dos € 250M.