O NH Hotel Group apresentou ontem os resultados correspondentes ao primeiro trimestre de 2016, confirmando a tendência favorável que o grupo demonstrou ao longo do ano anterior. Imerso no terceiro ano de implementação do seu plano estratégico, o grupo prossegue mostrando o impacto positivo deste nos resultados, superando as expetativas de crescimento do mercado.
Depois de dois anos de investimento e melhoria das suas capacidades de gestão e organização, o grupo demonstrou uma tendência sólida de crescimento das receitas, que neste primeiro trimestre cresceram 8,5%. Por sua vez, o EBITDA melhorou em 29,7% até aos €-4,8 milhões. O resultado líquido de €39,6 milhões foi de encontro à estimativa de lucro líquido positivo previsto para o conjunto do ano, mas não reflete a melhoria operacional do primeiro trimestre, o que se deve a vários fatores orçamentados (provisões, diferenças de câmbio e menos receitas fiscais). Em termos comparáveis, excluindo o efeito do tipo de câmbio das receitas financeiras e a menor receita fiscal deste ano, os resultados líquidos deste período apresentariam uma melhoria de 6,4% comparativamente ao período homólogo de 2015. A estratégia de fixação de preços implementada no primeiro trimestre permitiu ao grupo combinar o aumento da ocupação em 2,9% com o aumento dos preços médios em 3,4%, superando os seus concorrentes diretos. Consequentemente, o grupo conseguiu um aumento de 6,5% das receitas por quarto disponível (RevPAR).
Todas as unidades de negócio apresentaram uma boa evolução durante este primeiro trimestre. O NH Hotel Group continua focado no cumprimento do seu plano estratégico de cinco anos que, volvidos dois anos, está a permitir ao grupo alcançar os objetivos propostos até à data: uma base de receitas mais alta; uma carteira melhor posicionada e otimizada, devido ao investimento na marca premium NH Collection e a um plano de otimização do portefólio, que combina a saída de hotéis não estratégicos com a incorporação de projetos que melhoram a qualidade dos ativos e também de destinos em que o grupo está presente.
Esta tendência positiva é confirmada pela confiança dos investidores e proprietários, que continuam a acelerar o ritmo de expansão, tendo assinado em 2016 quatro novos projetos em Monterrey (México), Veneza (Itália), Bariloche (Argentina) e Toulouse (França), o que supõe a incorporação de 543 novos quartos à carteira do grupo. Resultado da joint venture com o grupo HNA para o desenvolvimento de hotéis da marca NH Collection na China, o NH Hotel Group tem também em marcha o desenvolvimento de dois hotéis em Sanya e Haikou, cuja abertura está prevista para a segunda metade de 2016.
Esta boa evolução e as perspetivas favoráveis de crescimento para os próximos meses permitem confirmar as previsões do grupo para um aumento estimado das receitas entre 7 a 9% e um EBITDA a rondar os €200 milhões para o fecho de 2016.