NH Hotel Group formaliza a integração dos hotéis da Minor International em Portugal e no Brasil na sua operação

NH Hotel Group formaliza a integração dos hotéis da Minor International em Portugal e no Brasil na sua operação

Categoria Alojamento, Business

Após a OPA realizada pela Minor International no último trimestre de 2018 e em cujo prospeto foi anunciado um compromisso que permitiria ao NH Hotel Group gerir os hotéis da Minor em Portugal e no Brasil, foram firmados três acordos para materializá-lo. Estes acordos respeitam a delimitação das regiões geográficas preferenciais para cada grupo e a utilização recíproca das respetivas marcas, tal como previsto no acordo-quadro alcançado por ambas as empresas em fevereiro de 2019.

Primeiro, a Minor International chegou a um acordo vinculativo para a venda de três ativos de sua propriedade situados em Lisboa a fundos geridos pela Invesco Real Estate – os hotéis Tivoli Avenida Liberdade (285 quartos), Avani Avenida Liberdade (119 quartos) e Tivoli Oriente (279 quartos) – que serão alugados simultaneamente pelo NH Hotel Group ao referido gestor do fundo. Estes três hotéis, recentemente remodelados pela Minor, passarão a ser operados pelo NH Hotel Group, previsivelmente a partir do final de julho, sob um contrato de aluguer sustentável, com duração de 20 anos, podendo o mesmo ser prorrogado.

Em segundo lugar, e simultaneamente, o NH Hotel Group acordou com a Minor International um contrato de gestão para os outros nove hotéis operados sob as marcas Tivoli e Anantara Hotels & Resorts em Portugal, situados em Vilamoura, Carvoeiro, Sintra, Coimbra, Lagos e Portimão.

Após a operação, o portefólio conjunto da Minor International e do NH Hotel Group em Portugal totaliza 17 unidades de 4 e 5 estrelas, permitindo a liderança do segmento no país e consolidando uma ampla oferta num segmento alto. Todos os hotéis vão beneficiar da experiência e da eficiente gestão operacional e comercial do NH Hotel Group na Europa, através da estrutura com a qual a empresa opera no sul do continente.

Finalmente, e em terceiro lugar, aproveitando a ampla presença que o NH Hotel Group tem na América Latina, ambos os grupos assinaram um contrato de consultoria para a gestão do portefólio da Minor International no Brasil, composto por dois hotéis com um total de 504 quartos.

Ramón Aragonés, CEO do NH Hotel Group, sublinhou o importante reforço que estas integrações representam para o Grupo. “Com este acordo, completamos com sucesso e em tempo recorde, mais um passo no nosso processo de integração com a Minor International, que traz mais diversidade e qualidade à nossa presença no sul da Europa e na América Latina e que nos permitirá um crescimento mais rápido, tirando partido da complementaridade de ambos os grupos.”

A integração destes hotéis nas operações do NH Hotel Group irá adicionar cerca de 13 milhões de euros ao EBITDA anual da companhia.

Em linha com as melhores práticas de governo corporativo, os três acordos foram firmados em condições de mercado e foram analisados ​​e aprovados pelo Conselho de Administração do NH Hotel Group, após parecer favorável do Comité de Auditoria e Controlo, que contou com aconselhamento externo. Note-se que, tanto o relatório quanto o voto do Conselho de Administração não envolveram a participação dos conselheiros representantes do acionista Minor International.