“Nógado” – O doce tradicional de Vimieiro

No concelho de Arraiolos, associado ao Carnaval, a Freguesia de Vimieiro mantém vivo o uso de confecionar “o Nógado”. No sentido de valorizar este doce tradicional, a Câmara Municipal de Arraiolos, a Junta de Freguesia de Vimieiro, a Associação Jovens em Movimento-Vimieiro, a Associação de Reformados e Pensionistas de Vimieiro, a Padaria Arimatea, a Padaria Marianita, a Confeitaria Galhardo e o Restaurante Novo Dia decidiram registar a marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Juntam-se vontades para que a receita antiga transportada para os nossos dias, mercê do testemunho verbal das gerações mais idosas, possa ter uma identidade consubstanciada na criação de uma marca nacional.

O objetivo é preservar os saberes e os sabores ligados à gastronomia e doçaria do concelho, bem como de promover um doce tradicional que perdura na memória viva dos Vimieirenses, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente e potencializar um produto gastronómico da terra que pode constituir um incentivo à economia local.

*Este texto foi publicado na edição 346 da Ambitur.