Norte bate recordes nacionais nas dormidas

O Porto e Norte de Portugal foi, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o destino continental que mais cresceu nas dormidas totais em setembro e nas dormidas acumuladas (janeiro a setembro). No mesmo mês, foi um dos destinos com maior crescimento na estada média.

Na opinião do presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, estes resultados são “extremamente positivos para a Região Porto e Norte e reveladores do trabalho concertado e sustentado que está a ser desenvolvido por todo o território”.

O responsável realçou também que os dados são “um sinal claro de que estamos a conseguir fixar os visitantes no território mais tempo” e ainda, leva-los a “descobrir vários destino dentro do destino.

Em números, o destino Porto e Norte tem, em setembro, 5.380 milhões de dormidas, 12,5% acima do período homólogo de 2015, com mais 572,4 mil dormidas. No mesmo mês, foi um dos destinos com crescimento na estada média, de 0,7%, subindo de 1,82 para 1,84 noites, com taxa de crescimento nacional negativa de -0,9% (média nacional está em 2,87 noites em setembro).

Na taxa líquida de ocupação-cama: o Porto e Norte mantém a tendência de crescimento, tendo subido 2,2% em Setembro, estando acima dos 50% (55,2% de taxa de ocupação). Em setembro, o Porto e Norte mantém o seu crescimento constante nos proveitos, acima da média nacional, tendo um crescimento de 18,4% nos proveitos totais e de 20% nos proveitos de aposento.