NOS Alive atrai 21 mil turistas a Portugal

São esperados 21 mil estrangeiros no festival NOS Alive, que decorre entre os dias 6, 7 e 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e que a mais de dois meses da abertura de portas tem esgotados os bilhetes diários e passes de três dias, informou esta quarta-feira Álvaro Covões, durante uma conferência de imprensa. E há duas grandes novidades: uma parceria inédita entre o NOS Alive e o Mad Cool e um espaço dedicado aos animais.

“Chegámos a um bom momento da música”, congratulou-se Álvaro Covões, referindo-se à iniciativa que começou em 2007 e se mantém no mesmo local, mas que cresceu. E muito. Só este ano, a presença de estrangeiros no recinto situa-se nos 21 mil espetadores – com capacidade máxima diária para 55 mil pessoas.

Visivelmente satisfeito, o diretor da promotora Everything Is New mostrou-se convicto do sucesso do festival. A esse nível, não quis deixar de reconhecer o apoio suplementar do Turismo de Portugal, que investiu 250 mil euros na promoção de oito festivais de música portugueses, nos quais marcaram presença mais de 60 mil estrangeiros em 2016. Desse valor, 32.137 foram espetadores do NOS Alive’16, o que significa 53%.

Presente no encontro esteve também o anfitrião, Paulo Vistas, que comentou o papel do NOS Alive para o reforço da publicidade da região: “Este festival tem, hoje, um impato enorme na marca Oeiras”. “Este é um exemplo de como Oeiras continua ao lado daqueles que criam inovação”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Esta décima primeira edição marca, ainda, o início de uma colaboração única entre o NOS Alive e o Mad Cool, que apresentam o primeiro bilhete conjunto entre festivais internacionais. O bilhete estará à venda a partir de amanhã, com o preço de 120€ nas lojas FNAC, em número limitado (100 entradas), e dá acesso ao Mad Cool em Madrid, no dia 6 de julho, e no dia seguinte, em Portugal, ao concerto da mesma banda, os Foo Fighters, no NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés.

Do cartaz fazem parte mais de uma centena de artistas como: The Weenkd, The XX, Depeche Mode, Phoenix, Alt-J, The Kills, Spoon, Imagine Dragons, Kodaline, Fleet Foxes, Cage The Elephant, Local Natives, The Avalanches, Peaches, Glass Animals, Tiago Bettencourt, The Black Mamba, entre muitos outros nomes.

Outra das novidades, principalmente para quem é dono de um ou mais cães, é que será possível deixá-los no “Acãopamento NOS Alive’17”, uma parceria da organização com o centro Tiago Patel, a quem cabe o papel de cuidar deles durante um dia (8€) ou ao longo dos três dias do festival, de acordo com a tipologia do bilhete adquirido.

Por sua vez, a diretora de marca e comunicação da NOS, Rita Torres Baptista, enumerou outros “palcos para aqueles que não vão poder ir”: um canal temporário na posição 700 da grelha NOS, onde vai ser possível acompanhar os concertos, e a NOS Alive, uma app que estará brevemente disponível para download gratuito na App Store e no Google Play. Por fim, perante um cenário de festival esgotado, a responsável adiantou ainda que existem cerca de 140 bilhetes diário para passatempos.