NOS lança portal de informação turística que permitirá “adequar a oferta à procura”

NOS lança portal de informação turística que permitirá “adequar a oferta à procura”

Com o crescimento do turismo registado nos últimos anos, a importância de informação estatística detalhada sobre a atividade ganha importância, sobretudo ao nível das oportunidades que estes dados podem promover. Neste sentido, a operadora de telecomunicações NOS lançou esta segunda-feira, dia 9 de outubro, um Portal de Informação Turística, onde constam dados sobre a atividade turística de estrangeiros em Portugal, numa plataforma aberta e disponível a todos os visitantes.

Na cerimónia de apresentação, que decorreu esta manhã na Pousada de Lisboa, Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, realçou que com o portal a operadora “oferece hoje acesso livre a informação que permitirá adequar a oferta à procura e explorar de forma inteligente as oportunidades e um conhecimento mais rico e completo do setor”.

Por seu lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho destacou a importância desta ferramenta de “informação partilhada”, que se junta a outras já disponíveis, “ao serviço dos empresários mas também dos gestores dos destinos e dos turistas”. “Estes dados têm de ser vistos por nós, cada vez mais, numa óptica de sermos mais exigentes com a informação que queremos ter. Que isto seja uma ferramenta para o uso de todos e que seja uma forma de nos obrigar a ser mais inteligentes na forma como olhamos para os mercados”.

“Os dados são o novo petróleo”
Na versão apresentada, o portal disponibiliza até agora sete indicadores agregados de presença turística por municípios: “Pressão turística”; “Densidade Turística”; “Diversidade Turística”; Diversidade de Divisas”; “Weekenders”; “Atração Almoço/Jantar”; “Retenção Noturna”. Através da plataforma é possível consultar informação por concelhos e municípios, efectuar comparações a partir das diversas regiões ou indicadores e analisar os rankings disponíveis.

João Ricardo Moreira, administrador da NOS, explicou durante a apresentação que o portal “é um suporte de partilha” onde estão abrangidos apenas os dados referentes dos utilizadores que ao virem a Portugal fiquem  ligados à rede NOS. Além disso, e numa fase posterior, a NOS conta poder divulgar através da plataforma projetos de análise de informação e de investigação que possam ser comparticipados.

Por fim, o responsável realçou que a plataforma irá disponibilizar apenas dados estatísticos, onde ficam excluídos por anonimato quaisquer dados pessoais. “Os dados são o novo petróleo precisam de ser extraídos e tratados para serem depois disponíveis e utilizados”, salienta. O Portal de Informação Turística conta com a colaboração de diversos parceiros e com o apoio do Turismo de Portugal.

O Portal de Informação Turística pode ser visitado em: www.nos.pt/empresas/corporate/Pages/portal-de-informacao-turistica.aspx

Ricardo Ramos Gonçalves