Notícas do Brasil…por Cristina Lira

Notícas do Brasil…por Cristina Lira

Categoria Home

Por Cristina Lira

Chef brasileiro lança feijoada em Portugal ( foto 1 – Vicente Neto)

Aqui aproveito o espaço para um bate papo com o chef brasileiro que lança a feijoada brasileira em Portugal.

Perguntas e respostas

 

Chef Vicente Neto

CL – Quem é o chef Vicente Neto?

Resposta – Brasileiro, cearense formado no Senac e na UniRio, no Rio de Janeiro em Tecnólogo de gastronomia. Ama o seu trabalho e a vida.

CL – O que seria essa novidade da feijoada com o chef?

Resposta – A feijoada vem no intuito de fazer uma coisa que gosto muito, cozinhar para amigos em casa, e a ideia é levar essa alegria de estarmos juntos a conversar e comer uma típica comida carioca.

CL – Porque criou essa feijoada?

Resposta – Essa criação deu-se com a abertura do conhecimento de novos amigos e com a chegada de outros que se mudaram para cá, foi se percebendo o aumento desse ciclo, então pensamos, em fazer uma vez por mês um encontro com todos, na forma de auto conhecerem também.

CL -Qual o diferencial da feijoada feita por um brasileiro?

Resposta – Esse diferencial de ser um brasileiro, pode até contar pelo fato de já ter vivenciado e conhecer mais, minimamente os temperos usados.

Sabendo que hoje em dia  a culinária é mundial e se estuda  e se conhece qualquer prato do mundo, mas a pessoa que é desde infância acostumado aos tachos no fogão a lenha e aos temperos muito das vezes até colhido na hora, sabe dar seu toque pessoal.

CL- Como está a aceitação dos portugueses?

Resposta – A aceitação por parte dos portugueses ainda não acontece, pois estamos em uma fase inicial e um pouco mais voltado para os brasileiros que vivem por cá, mas já temos um pensamento de levar a feijoada, também, para alguns sítios que possam juntar também os portugueses.

CL – Comente um pouco sobre sua experiência?

Resposta-Cozinheiro responsável pelo restaurante cantinho do Avillez, do grupo do chef José Avillez, estagiou no Tavares em Lisboa com o chef Avillez, começou a trabalhar como cozinheiro e depois passou a ser chef responsável pelo catering e take way, trabalhou no Eça com Frédéric de Mayer  e com a Flavia quaresma fazendo alguns eventos e extras no careme bistro, sendo que foi a primeira pessoa que me deu a primeira oportunidade na cozinha e minha grande escola, fez catering em vários eventos no Rio, MAM, Teatro municipal e outros.

CL -Quanto custa e como pode ser encomendado?

Resposta – A feijoada custará 20€ nessa fase inicial, e estamos estudando a melhor maneira de fazer as encomendas.

A próxima será no dia 22 de abril.

Contacto – vicente_netobr@hotmail.com

Instagram @vicenteluneto

Petrópolis (RJ) terá Festival do Café no Palácio de Cristal

Evento acontece de 19 a 21 de abril, com entrada gratuita e reunindo a bebida e gastronomia

Os amantes do café – bebida indispensável no dia-a-dia dos brasileiros – já têm lugar certo para degustar versões especiais dele em um dos cenários mais bonitos de Petrópolis. Entre os dias 19 e 21 de abril, chega ao Palácio de Cristal o Festival de Café de Petrópolis, com gastronomia, oficinas e programação cultural. A feira, que tem entrada gratuita, vai contar com cerca de 40 expositores e não só com diversos tipos de café, mas também com iguarias que combinam com a bebida e até chope e chocolates feitos com café.

Palácio de Cristal

Esta é a primeira feira de cafés especiais do país aberta ao grande público e já teve outras duas edições, chegando agora à Cidade Imperial. O objetivo é promover a cultura da bebida e contribuir para que mais pessoas conheçam e apreciem o bom café, com a ideia de reunir produtores. O evento conta com o apoio da prefeitura de Petrópolis.

“Estamos apostando muito em parcerias com a iniciativa privada para trazer eventos de qualidade para a cidade. Petrópolis tem potencial para receber feiras, festivais e eventos de diversos seguimentos. Temos certeza de que o Festival do Café de Petrópolis será mais um sucesso na cidade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Será uma feira que vai agradar tanto os turistas, quanto os petropolitanos. É mais uma atração que vai movimentar o Palácio de Cristal, um dos nossos principais pontos turísticos”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Atualmente, o café é o segundo produto mais negociado no mundo, atrás somente do petróleo. Estimativas mostram que 500 bilhões de chávenas de café são tomadas por ano em todo mundo, a maioria delas no café da manhã. Por isso, a expectativa é de evento lotado reunindo não só a bebida como diversos outros atrativos para o público.

“As nossas primeiras edições foram um grande sucesso. Conseguimos oferecer tudo que os apreciadores de café mais gostam em lugares especiais. Nesta não será diferente, Petrópolis é uma cidade linda e histórica. Combinações perfeitas para tardes regadas à música, gastronomia e cafés”, explicou Luiz Villela, um dos organizadores do evento, junto com Leonardo Lanzettae Carla Borges Marçal.

Oficinas(Gratuitas):

  • Barista na Prática com Barista Lui (TecknoCoffee)
  • Métodos de Preparo com Emerson Nascimento
  • Preparo de Drinks com cafés com Cris Dória (Casa do Barista)

Serviço:

Festival do Café

  • Data: 19, 20 e 21 de abril
  • Horário: 10 às 18h
  • Local: Palácio de Cristal – Petrópolis

RN recebe famtour de operadores de turismo internacionais

Os buyers escolheram o estado como destino para conhecer após a WTM Latin America

O Rio Grande do Norte recebeu, no dia 5 de abril, um importante famtour de buyers internacionais oriundos de oito países da América Latina, Europa e Ásia. Os dez compradores, de diferentes nacionalidades, representam grandes operadoras mundiais de turismo e escolheram o estado como destino de interesse para realizar futuras ações. Eles estarão na cidade entre os dias até ao dia 9 de abril, conhecendo as belezas do RN e as suas potencialidades turísticas.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo via Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) com apoio da Prefeitura do Natal (Setur). “Pensamos nesse famtour como uma forma de incrementar a nossa participação em eventos de turismo internacional realizados no Brasil”, revelou Nayara Santana, Gerente de Promoção Internacional.

“A vinda desse grupo para o estado só foi possível graças a nossa participação na WTM Latin America com estande próprio, viabilizado pelo projeto Governo Cidadão. Essa presença nos colocou na vitrine do maior evento de turismo do Brasil e trouxe como resultado o fato de termos sido escolhidos por esses operadores, o que nos deixa muito satisfeitos”, conclui Ana Maria da Costa, titular da pasta.

Os países de origem dos operadores latino-americanos coincidem com os mercados prioritários para promoção turística do estado. O Reino Unido e a Noruega, estão incluídos nos novos mercados de expansão do destino RN. Todos eles estão presentes no Planejamento Estratégico de Marketing do estado. Já Macau, localizado próximo a China, possui o português como segundo idioma oficial, além de se enquadrar como mercado alvo da Embratur na promoção no Brasil na Ásia.

No total, são dez operadores que escolheram o Rio Grande do Norte como destino de interesse para futura realização de eventos e criação de roteiros de viagem. Eles irão conhecer os principais atrativos de Natal, Extremoz, Maxaranguape e Tibau do Sul, com destaque para o Centro Histórico de Natal, passeio de buggy nas Dunas de Genipabu, o mergulho nos Parrachos de Maracajaú e a Lagoa de Guaraíras.

O famtour conta com parceria da Prefeitura de Natal via Secretaria de Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e do trade potiguar, sempre parceiro das ações de promoção do Rio Grande do Norte.