Notícias do Brasil…por Cristiana Lira

Por Cristina Lira

Café com Turismo

É já amanhã que a jornalista colaboradora (da Ambitur.pt) vai participar como oradora na cidade de Lorena, em São Paulo, na região do Vale do Paraíba, no Ibis Budget, ao lado do Eco Vale Shopping às 17hs na sessão do Café com Turismo, com o tema: “Turismo Inteligente, cidades inteligentes”, juntamente com os participantes da região. Trata-se de um convite aberto aos profissionais de turismo, agentes da Pastur, membros da governança da Região Turística da Fé, guias de Turismo e demais interessados. Na ocasião, será feito o sorteio de duas estadias no SERHS Natal Grand hotel.

“Um Dia de Cruzeiros no Rio” tem programação definida

Agendado para o próximo dia 27 de junho, a partir das 9h30, a 7ª edição do “Um Dia de Cruzeiros no Rio”, promovido pela ABAV-RJ, vai reunir oito empresas especializadas em cruzeiros marítimos e fluviais. Será um dia inteiro de capacitações e networking com as empresas Agaxtur, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações.

A abertura do encontro contará com a participação do presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, que irá mostrar a evolução do mercado no Brasil e no mundo e as projeções para a próxima temporada. O encerramento vai ficar a cargo do gerente de Operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes que mostrará aos profissionais as novidades do terminal e o como será a dinâmica da temporada 2019/2020.

O evento é exclusivo para associados e agentes de viagens convidados pelos expositores. As inscrições podem ser feitas através do email: [email protected]. A ABAV-RJ está localizada na Rua Senador Dantas, 76, 2º andar – Centro.

Programação:

Manhã:

  • 9h30 às 10h30 – Welcome Coffee
  • 10h30  às  11h10 – CLIA – Palestra com Marco Ferraz
  • 11h10  às  11h40 – Norwegian Cruise Line
  • 11h40 às 12h10  – Costa Cruzeiros
  • 12h10 às 12h40  – MSC Cruzeiros
  • 12h40 às 14h – Intervalo para almoço

Tarde:

  • 14h00 às 15h00 – Mesa Redonda
  • 15h00 às 15h30 – Agaxtur
  • 15h30 às 16h00 – Discover Cruises
  • 16h00 às 16h45 – Transmundi Operadora
  • 16h45 às 17h15 – Velle Representações
  • 17h15 às 18h00 – R11 Travel
  • 18h00 às 18h30 – Píer Mauá – palestra com Alexandre Gomes
  • 18h30  – Coquetel de encerramento

Festival das Cataratas bate recorde e reúne quase 9 mil participantes

O Festival das Cataratas superou as expectativas, tendo encerrado a sua 14ª edição com os melhores resultados da sua história na passada sexta-feira, dia 14 de junho. Nos três dias, movimentaram-se 8785 pessoas pelos eventos paralelos e complementares no Rafain Palace Hotel & Convention, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Muitos dos participantes fizeram parte das 52 caravanas de agentes de viagem, 44 nacionais e oito internacionais. Na Feira de Turismo e Negócios, em 187 stands mais de mil marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais. Para dar visibilidade a tudo isso, 250 jornalistas de turismo foram registados no evento.

Paulo Angeli com o ministro de Turismo, Marcelo Alvaro e autoridades

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu confirmou mais uma vez o perfil do maior fórum científico do turismo nacional, com a presença de 1780 inscritos, entre professores e estudantes, representando 41 instituições de ensino de dezoito estados brasileiros. Nesta edição, foram submetidos 285 trabalhos, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que foi a instituição responsável pelo maior número de aprovações.
Durante o Meeting de Turismo Rodoviário – O Sul é meu destino, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, apresentou uma iniciativa inédita para atração de turistas de todo o país. Trata-se da campanha “Vem pra Foz que o Pedágio é por nossa conta”. A ação é válida para operadoras, agências de viagens e empresas de transporte turístico que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, já a partir do mês de agosto. Mais de 20 hotéis e pousadas já aderiram à iniciativa. As agências de viagens, operadoras de turismo e empresas de transporte turístico de todo o país que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente para autocarros, com hospedagem mínima de três estadias no hotel por participante, terão o valor pago pelo estabelecimento.

Os representantes das diversas entidades presentes aproveitaram a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro António, para entregar uma carta pedindo apoio federal para a modernização do turismo rodoviário no país. As reivindicações passam por: estabelecer o fim do circuito fechado e a possibilidade de multiembarque no circuito turístico, o que permitirá a flexibilização das viagens de grupos de passageiros, de modo a dinamizar e ampliar o fluxo de turistas entre os destinos e a liberação do processo de venda de viagens turísticas por meio de plataformas tecnológicas, de forma a acompanhar a inovação mercadológica dos processos de negócios.

Reconhecido como um evento ambientalmente responsável, durante o evento o Festival, juntamente com os seus parceiros, realizou uma plantação simbólica no Bosque do Rafain, além da assinatura de uma carta de intenções do Movimento Junho Verde, que tem como objetivo chamar a atenção de toda a cadeia turística para as causas ambientais. Foi ainda realizada a limpeza e plantação de mudas para a restauração do Rio Mimbi. Além disso, vários estabelecimentos da cidade estão a “colorir” as suas fachadas de verde.

A programação do Festival contou ainda com diversos eventos paralelos como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Arena Gastronómica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

Avanços do setor

Antes da abertura oficial do Festival das Cataratas, o evento serviu de palco para a celebração de importantes medidas para o impulsionamento do turismo. Na quarta-feira, dia 12 de junho, pela manhã, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro António, juntamente com o governador Ratinho Júnior, lançou o Programa Investe Turismo no Paraná. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur, prevê investimentos em Foz que é uma das rotas turísticas contempladas. No mesmo dia, ocorreram a entrega do Centro de Atendimento ao Turista CAT 1 e a realização do 1.º Simpósio da Ordem do Caminho de Santiago no Brasil – Experiências no Turismo Religioso.

Durante a solene abertura, o ministro destacou que o país vive um novo momento no turismo, citando ações que impulsionam o setor, como a isenção do visto para que turistas de quatro países (Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá) visitem o Brasil. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou de obras importantes que estão sendo realizadas na cidade como a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai.

14.º Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é uma realização da secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Fecomércio, CNC e Fundo Iguaçu.

  • Dias: 12, 13 e 14 de junho de 2019
  • Local: Rafain Palace Hotel & Convention
  • Foz do Iguaçu – PR – BR

Palladium Hotel Group reúne 150 agentes da América do Sul, na Bahia 

O Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa reuniu 150 agentes de viagem de países da América do Sul, de 9 a 12 de junho, na Bahia, para a 4ª edição do Palladium Master Experience. O evento, promovido anualmente pelo Palladium Hotel Group, tem como objetivo de anunciar as novidades da marca, reforçar a estratégia, converter clientes em “fãs” e posicionar os novos hotéis localizados em Costa Mujeres, Cancún, empreendimentos que contaram com investimento de US$268 milhões e foram inaugurados no final de 2018.

Agentes no Palladium

O Grand Palladium Costa Mujeres Resort & Spa e TRS Coral Hotel, exclusivo para adultos, ficam na Península Yucatán, a apenas vinte minutos do aeroporto de Cancún, e apresentam uma ampla gama de instalações e serviços. Um dos diferenciais é o Rafa Nadal Tennis Centre, o primeiro centro esportivo do atleta fora da Espanha. “Costa Mujeres tem um grande potencial para o mercado brasileiro e é um dos nossos principais focos para este ano” afirmou Mario Viazzo, diretor comercial do grupo para a América Latina.

O setor de Grupos & Eventos foi também um dos destaques do Palladium Master Experience. Dentro do segmento MICE, o grupo apresentou os três preceitos aplicados pela rede: personalização, flexibilidade e inovação nas propostas. A marca possui cinquenta hotéis com estrutura para eventos em seis países diferentes e oferece atividades personalizadas como, por exemplo, visita ao Atelier Chocolate, em Punta Cana, ou Chic Cabaret & Restaurant, em Costa Mujeres e Riviera Maya. “O nosso conceito de venda se baseia na experiência e não apenas no espaço em si”, declarou Mário.

Além do segmento MICE, o nicho de casamentos cresce expressivamente no Palladium Hotel Group. No Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, o número de cerimónias realizadas aumentou 40% de 2017 para 2018. Somente neste ano, já aconteceram dezanove casamentos entre os meses de janeiro e junho e mais 14 já estão confirmados. Nos hotéis da rede em Riviera Maya, o número é ainda maior e chega a trezentas cerimónias por ano. Durante o Master Experience os agentes assistiram à simulação de uma cerimónia de casamento.

  • Palladium Connect

No segundo dia da programação, o Resort sorteou US$ 2 mil entre os agentes e apresentou um desafio com perguntas sobre seus produtos. Divididos em grupos para representar destinos dos hotéis da rede, os participantes vencedores foram premiados com estadias nos demais empreendimentos e promoções exclusivas do Palladium Connect. Atualmente, o programa de fidelidade conta com 55 mil agentes de viagens registados. “É fundamental que os agentes construam uma relação conosco e conheçam ainda mais os nossos produtos para vendê-los com mais confiança”, comentou Viazzo.

  • The Palladium Way

Com a missão de converter clientes em fãs e ser reconhecida como uma das melhores empresas hoteleiras para trabalhar, Mario Viazzo destacou o investimento de US$ 2 milhões de dólares já realizado para o The Palladium Way, programa de treinamento e capacitação para melhorar a experiência do cliente.

  • Promoção da Bahia entre paraguaios foi acertada no Festival das Cataratas 

As ações para promover os destinos da Bahia entre os paraguaios foram acertadas pelo subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, num encontro com a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara, durante o 14º Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu, que aconteceu até sexta-feira, dia 14 de junho.

Na reunião, ficou agendada uma visita da ministra à Bahia no início do segundo semestre, com assinatura de um acordo de cooperação técnica para incentivar o turismo entre a Bahia e o Paraguai. Ainda com o objetivo de atrair turistas do Paraguai para a Bahia, será realizado um Press Trip com jornalistas paraguaios, também no segundo semestre, além da visita de operadores e agentes de viagens do país sul-americano. “A ideia é que os profissionais conheçam e vivenciem um pouco as nossas belezas naturais, património histórico, cultura, gastronomia e a hospitalidade do povo baiano”, afirma Benedito Braga.

Também participaram da reunião, durante o Festival das Cataratas, o diretor geral de Produtos Turísticos, Benjamim Cortesi, e a diretora de Marketing Turístico, Juani Quevedo, ambos da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, representantes do trade paraguaio e Victor Fonseca, da Diretoria de Promoção da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia.

Sanção da MP do capital estrangeiro do setor aéreo ampliará competição no Brasil

A sanção da medida provisória — que retira limites de investimentos estrangeiros em empresas aéreas brasileiras — e o veto presidencial à volta das franquias de bagagens obrigatórias constituem importante marco para a aviação civil no país. A decisão tomada esta segunda-feira, pelo presidente da República estimula a concorrência entre empresas aéreas e elimina barreiras para entrada de novas empresas aéreas no mercado nacional.

Além da ANAC, diversos órgãos e instituições manifestaram apoio à desregulação das franquias de bagagem, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Economia, Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Tribunal de Contas da União (TCU), Consultoria Legislativada Câmara dos Deputados, Ministério do Turismo, Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Associação Brasileira das Esatas (ABESATA), Airlines for America (A4A), International Air Transport Association (IATA), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Cruise Lines International Association (CLIA), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt), Fraport Brasil,Vinci Airports Brasil, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, entre outros.

O principal objetivo ao desregulamentar a franquia de bagagem é ampliar a oferta de alternativas de serviços e preços para a escolha do passageiro, de maneira a melhor atender suas preferências com maior transparência nas relações de consumo.

Construções históricas de Morro de São Paulo serão derrubadas

O Governo do Estado prepara processo de derrubamento de edificações históricas do Morro de São Paulo, que encantam visitantes. A localidade pertence ao município de Cairu e é um dos destinos turísticos de destaque na Costa do Dendê. Reaberta em janeiro de 2018, após um minucioso trabalho de requalificação, a Fortaleza do Morro de São Paulo é um dos equipamentos a serem tombados pelo Património Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O conjunto a ser reconhecido inclui ainda o portaló, igreja de Nossa Senhora da Luz e o farol.

“O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro, e chama atenção para a necessidade de preservação”, disse o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante reunião com o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira, e a secretária de Turismo de Cairu, Diana Farias.

Gestão  – Durante o encontro, a gestão da Fortaleza do Morro também foi discutida. A ideia é que a Setur transfira para o Ipac a administração da fortificação do século XVII, construída para evitar aproximação de embarcações inimigas, durante o período do Brasil Colônia.

“Foram investidos R$ 14,4 milhões na requalificação, com o objetivo de fortalecer o destino turístico Morro de São Paulo e agora podemos passar a administração e manutenção do património para o Ipac”, assinalou o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga.

De acordo com João Carlos Oliveira, o Ipac trabalha na elaboração de um modelo de gestão para o equipamento, em parceria com a prefeitura de Cairu, que mantém no local o serviço de atendimento ao turista. “Além da visitação turística, o forte deve abrigar restaurante, cafeteria e eventos culturais do Governo do Estado, bem como do município”.

A requalificação da Fortaleza do Morro de São Paulo, feita sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), do Governo da Bahia, assim como do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de empresários locais. Também participaram da reunião o diretor de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e o deputado estadual Rosemberg Pinto.

FESTURIS Gramado aposta nos segmentos de casamentos e termalismo em 2019

Acompanhando as tendências do mercado mundial, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), que ocorre de 7 a 10 de novembro de 2019, aposta em segmentos que estão em pleno crescimento. Não é novidade para o mercado que a Feira Internacional de Gramado costuma apontar tendências a cada ano. O ano 2019 não será diferente com a criação de dois novos espaços na Feira de Negócios: Wedding e Termalismo e Bem-Estar.

O Espaço Wedding – especializado no segmento de casamentos – surge como uma das novidades do evento. Os destinos de casamento nunca estiveram tão na moda. Alguns, como Gramado, estão se especializando. Outros já são referência, como Las Vegas, Cancun, Toscana, Cannes, Tailândia e Taiti. O espaço terá 140 metros quadrados e contará com até 15 expositores de produtos e serviços, com a possibilidade de agendamento direto com os compradores.

FESTURIS – Rodada de negócios

Até ao momento onze grandes marcas estão confirmadas no Wedding, que já está 80% comercializado. Por exemplo: Monaco, Hotel Ritta Hoppner, Hard Rock Hotels, Sandals Beaches & Resorts, The Shore Club Resort T&C, Bal Harbour Village, Beachcomber Resorts & Hotels, Sandos Hotels & Resorts, Diversa Turismo, TL Portfólio e Agaxtur.

“A nossa intenção é dar uma mostra dos destinos, dos hotéis, de empresas parceiras que estão acostumadas a realizar eventos dentro deste universo que está em ampla expansão”, explica o diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.

O Espaço Termalismo e Bem-Estar também será um dos pilares do FESTURIS 2019. Cada vez mais pessoas têm a qualidade de vida impactada com os benefícios das águas termais e minerais, utilizando-as para fins cosmetológicos e espirituais. Grandes parques termais entram neste segmento, que ainda inclui meios de hospedagem, centros de terapias, bem-estar, fornecedores para spas e balneários, governos municipais, estaduais e federais.

Entre as marcas confirmadas, a Santa Catarina Turismo (Santur) será o expositor master do Termalismo, que terá no lounge principal um espaço sensorial, apresentando as riquezas das águas termais catarinenses. Outros expositores confirmados até o momento são: Pratas Thermas Resort, Termas da Guarda e a Cidade de Cipó (Bahia).

O FESTURIS Gramado terá sua 31ª edição em 2019. O credenciamento para agentes de viagens, de forma FREE, estão abertas e seguem até agosto. Para os demais profissionais do trade as inscrições abrem nos próximos dias, assim como as inscrições para a parte de conteúdo do evento: o Meeting FESTURIS. Mais informações no site.

  • Inscrições gratuitas para agentes de viagens

O FESTURIS Gramado está com inscrições abertas de forma gratuita para os agentes de viagens. A primeira vaga de inscrições vai até o dia 30 de agosto. Além da gratuidade, os agentes ainda contam com tarifas especiais na rede hoteleira. “Crescemos e ganhamos o mundo nos tornando este evento internacional e, com grande potencial de mercado, muito pela atuação dos agentes de viagens que fidelizam conosco. Eles provocam a geração de muitos negócios aos expositores, e esta força precisamos destacar”, salienta a diretora do FESTURIS, Marta Rossi.
As inscrições para os demais profissionais da área de Turismo abrem nas próximas semanas. Agentes de viagens podem se inscrever através deste

As inscrições para os demais profissionais da área de Turismo abrem nas próximas semanas. Agentes de viagens podem se inscrever através deste link.

Hotéis petfriendly para quem quer viajar com os bichinhos nas férias de julho

No Brasil há 52,2 milhões cães e 22,1 milhões gatos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país é o quarto colocado em número de animais de estimação no mundo. Junto com esse número que tende a aumentar, crescem também lugares que aceitam pets. Por exemplo, muitas cidades já têm restaurantes, bares, mercados, centros comerciais e hotéis que recebem bem esse público. Sim, hotéis!

Quem tem animais de estimação e os considera como verdadeiros integrantes da família, sabe que não há nada pior do que viajar e ter que deixá-los sozinhos em casa ou num hotelzinho. Se você é desses que sofre a cada viagem, saiba que muitos hotéis passaram não só a permitir hospedagem de pets, assim como oferecem todos os mimos e conforto que uma pessoa recebe quando se hospeda. Ficou feliz em saber disso? Então veja abaixo onde encontrar bons hotéis petfriendly por aí. Aproveita as férias de julho e não sofra mais por isso.

GRAMADO:

  • Petit Casa da Montanha

O Petit Casa da Montanha, em Gramado, na Serra Gaúcha, é um hotel de alto padrão que trabalha com atendimento personalizado para os hóspedes – humanos e pets. Inspirado nas pequenas hospedarias da Europa, que oferecem atendimento familiar e atencioso, o Petit tem a proposta de oferecer a estadia em estilo “Bed & Breakfast” em pleno centro da cidade. Para os animais que chegam, oferece mimos de boas-vindas, opções de caminhas personalizadas para escolher, rações equilibradas, recreação e até um passeio fora da cidade com outros animais.

Valores e condições: a estadia é de R$ 85 por pet. Não há restrição quanto ao tamanho dos pets. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação no momento do check-in.

CAMPINAS, SÃO PAULO

  • Radisson Red

Localizado no charmoso bairro de Cambuí, em Campinas, o hotel mais cool da cidade, o Radisson Red, é uma excelente opção de hospedagem petfriendly. Nos studios, como são conhecidos os quartos do hotel, os animaizinhos têm caminha macia e apropriada, comedouros, bebedouros, caixinha de areia para gatos e tapete higiênico para cachorros. Outra vantagem de levar o pet para uma experiência no hotel é que lá eles podem andar nas áreas comuns, o que normalmente não é permitido nos empreendimentos: é só eles estarem no colo dos donos ou presos na coleira. Além do espaço interno do hotel, os donos dos pets podem levá-los para passear nos arredores do RED, que fica próximo ao Parque Taquaral, à Praça de Convivência, ao Bosque dos Jequitibás e de outros lugares ao ar livre.

Valor e condições: a estadia para hospedagem dos bichinhos é de R$90,00 + 5% de ISS. Para a estadia, os animais devem ser de porte médio e ter até 50 cm. São aceitos até dois animais por studio.

ITUPEVA, SÃO PAULO

  • Quality Resort Itupeva

O Quality Resort Itupeva, em Itupeva, aceita cães e gatos de pequeno porte, que tenham até 12 quilos, sendo um animal por apartamento. Os bichinhos devem estar tratados contra pulgas e outros parasitas. Os donos são os responsáveis pela alimentação dos bichinhos, mas o Quality disponibiliza um “Kit Pet” com comedouro, bebedouro, tapete higiênico para cachorros, caixinha com areia para gatos e um brinquedo no apartamento. Para facilitar o acesso e o transporte dos pets, o hotel disponibiliza quartos especiais de categoria superior, localizados no piso térreo. Cães e gatos podem circular na área verde externa, sempre na coleira e com supervisão do responsável. Mesmo no colo, deve-se evitar que os bichinhos circulem por algumas áreas comuns do empreendimento, como sala de ginástica, piscina, salão de jogos, bar, restaurante, quadras, campo de futebol e área de eventos.

Valores e condições: a estadia para hospedagem pet é de R$ 80,00. No check-in, é preciso apresentar a carteira de vacinação em dia.

SÃO PAULO – CAPITAL

Os hotéis na capital paulista também se adequaram à procura deste tipo de clientes e permitem que os animais de estimação fiquem alojados com os seus donos e sejam tão bem recebidos quanto eles. No TRYP São Paulo Higienópolis e no TRYP São Paulo Jesuíno Arruda, ambos administrados pela Meliá Hotels International, há quartos específicos para hóspedes com pets e eles recebem diversos mimos. Nos dois hotéis, os quartos são os de categoria Premium Room e os animaizinhos ganham brinquedo/mordedor e um pacote de biscoito ou bifinho. Também são disponibilizados no quarto uma caminha de tamanho médio, dois potes para água e ração e tapete higiênico.

  • TRYP São Paulo Higienópolis

Valor: R$ 100 a estadia por quarto. São aceitos animais de até 15 kg e o número de pets aceito por quarto pode variar de acordo com o porte do animal, portanto o ideal é consultar o setor de reservas.

  • TRYP São Paulo Jesuíno Arruda

Valor: R$ 50 a estadia por animal. São aceitos animais de todos os portes, mas o número de pets aceito por quarto pode variar de acordo com o porte do animal, portanto o ideal é consultar o setor de reservas.

Nota: Os pets ficam hospedados junto a seus donos. É importante lembrar que os donos devem se responsabilizar inteiramente pela mobília do apartamento.