Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Portugal receberá em março 3.ª edição do Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa e 1.ª edição do Encontro no Porto com Cristina Lira

Portugal receberá em março o “Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo”, idealizado e promovido pela jornalista brasileira, Cristina Lira. Serão duas edições este ano. A cidade do Porto, receberá no dia 7 de março, às 18h30, o I Encontro no Vila Galé Porto Ribeira, com palestra do diretor da Senator turismo de São Paulo, Carlos Dezen. O evento em formato cocktail com vinho Casa de Santa Vitória do grupo Vila Galé,  custa 17 euros por pessoa. Conta com apoio do grupo Vila Galé, El Corte Inglês do Porto e Project Travel & Events do Porto, do grupo da Anetours Viagens e Turismo.

Já Lisboa, receberá o 3.º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa, que será no dia 11 de março, às 19h30, no Vila Galé Opera hotel, em Lisboa, em formato palestra jantar, ao preço de 28 euros por pessoa, com jantar e bebida inclusa, receberá palestrantes de peso no mercado internacional, tais como  o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, o professor de turismo e gastronomia da Universidade Lusófona de Lisboa, Nuno Nobre, o presidente da APECATE -Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, António Marques Vidal, o presidente do grupo Schultz, o brasileiro Aroldo Schultz e a confirmar o diretor de Turismo de Portugal, Joaquim Pires.O evento idealizado e promovido pela jornalista brasileira, Cristina Lira,   existe desde 2010, e acontece uma vez por mês no SERHS Natal Grand hotel, em Natal. É um evento aberto, focado em networking e tem o objetivo da troca de ideias e parcerias.

Em Lisboa, o evento tem apoio do Vila Galé, Schultz operadora, Travel Ace Brasil, El Corte Inglês de Lisboa, Msom de  Natal e SERHS Natal Grand hotel. Entre os natalenses, já confirmaram presença, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens , seccional RN, Abdon Gosson, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de hotéis do RN, José Odecio, a secretária de turismo de Santa Cruz (RN), Marcela Pessoa, a secretária de turismo de Tibau do Sul e Pipa , Beth Bauchwitz, a gerente de promoção internacional da Emprotur, Nayara Santana. De Salvador, e agora com agência em Lisboa, a GROU Turismo,  E entre os portugueses estão as diretoras da Anetours Viagens e Turismo do Porto, Mariana e Elisabete Oliveira, Duarte Filipe Dantas do Funchal, João Diogo , da Promartur, Vasco Outeiro, CEO da BYX Boat Tours, Judite Gregório CEO da ATJudite Home, Andrea Schultz, diretora da Schultz operadora , Bruno Pereira, Ana Gonçalves de Tomar, Pedro Cristovão Moreira de Alenquer e Rui Costa, vice presidente da Câmara Municipal de Alenquer,entre outros.

Novo hotel Escola de Natal, no Rio Grande do Norte, vai formar 2 mil profissionais por ano

Créditos de Canindé Soares

Os próximos cursos nas áreas de turismo, hospitalidade e lazer oferecidos em Natal pelo Senac terão um hotel, recém-inaugurado, como laboratório para capacitação de profissionais. Cerca de dois mil alunos serão atendidos, por ano, em um ambiente de ensino totalmente integrado ao meio de hospedagem, unindo teoria e prática no atendimento ao hóspede. De acordo com o Senac-RN, o nível de empregabilidade dos alunos que concluem os cursos da entidade chega, hoje, a 85%. Alunos interessados já podem procurar o Senac-RN para conferir o cronograma de cursos e se inscrever.

De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, a ação vai ao encontro de uma das prioridades da política nacional de turismo, que é formar profissionais qualificados para atender o visitante. “Não basta que o destino tenha excelentes atrativos. É preciso estar profissionalmente preparado com mão de obra bem treinada para se posicionar competitivamente no mercado e atrair mais visitantes. O destino que conquistar o turista com serviços de qualidade terá mais capacidade de gerar emprego e renda para sua comunidade”, avalia o secretário.

Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Note, o hotel-escola é uma das 10 unidades hoteleiras da Via Costeira, em Natal. “O complexo vai atuar para suprir o mercado com mão de obra de excelência, o que irá refletir na melhoria dos produtos e serviços ofertados pelas empresas que atuam no turismo do Rio Grande do Norte”, afirmou. A escola oferecerá cursos em diversos segmentos do turismo, contemplando desde cursos de nível básico e auxiliar até os de gerência e governança.

Estrutura – O novo Centro de Educação Profissional, integrado ao hotel, tem duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria e laboratório de alimentos e bebidas, além de seis salas de aula e uma biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer.

O ambiente de ensino e aprendizagem também conta com restaurante, café e bar, abertos aos hóspedes e ao público externo com cardápios que privilegiam ingredientes locais, a partir de releituras que consideram técnicas da cozinha contemporânea. O hotel-escola possui, ainda, um centro de eventos com diversos espaços para receber eventos empresariais e sociais para até 500 pessoas.

O meio de hospedagem acomoda até 150 hóspedes em 52 unidades habitacionais – todos os ambientes são acessíveis e preparados para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

ABAV aposta na ampliação de serviços aos agentes de viagem e anuncia novos parceiros para o Cartão Agente ABAV

O Cartão Agente ABAV, produto da ABAV Nacional que oferece descontos e vantagens aos agentes de viagens associados à entidade, acaba de ganhar dois novos parceiros no Paraná. A partir de agora, os portadores do cartão terão 30% de desconto na diária de hospedagem da Pousada Caraguatá, na Ilha do Mel, e os passeios de trem da Serra Verde Express, em Curitiba, saem pela metade do preço para o agente e até três acompanhantes. Os descontos são alterados nos feriados locais e nacionais, além do mês de janeiro, para 20% e 25%, respectivamente.

Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional; Jessica Correa, da área de Convênios e Parcerias da entidade e Adonai Aires de Arruda Filho, diretor da Serra Verde Express, responsável também pela administração da Pousada Caraguatá

“Estamos muito satisfeitos em receber a Pousada Caraguatá e a Serra Verde Express como nossos parceiros para o Cartão Agente ABAV. É um grande incentivo para os agentes vivenciarem as opções do turismo paranaense e, desse modo, ofertá-los com mais assertividade aos seus clientes”, diz Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional.

Lançado em setembro de 2018, o Cartão Agente ABAV é uma iniciativa da entidade nacional para conceder uma série de benefícios aos agentes de viagens associados às ABAVs estaduais, estendidos também, por convênio firmado, à Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo (Aviesp). Outros parceiros incluem: serviços de viagem, meios de hospedagem, educação, locação e transporte, entretenimento, saúde e sistemas de gestão para agências. Para consultar a lista completa de parceiros e solicitar o cartão, acesse o site da ABAV Nacional.

Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.

Globalmente está integrada à World TravelAgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Melhor hotel do país fica em Foz do Iguaçu, aponta Forbes

O melhor hotel do Brasil fica em Foz do Iguaçu. Pelo segundo ano consecutivo, o Belmond Hotel das Cataratas é o único do país a receber classificação máxima de cinco estrelas na conceituada edição do Forbes Travel Guide 2019. Neste ano, foram eleitos oito hotéis brasileiros, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.

O Guia de Viagens da Forbes (Forbes Travel Guide) é criador do prestigioso sistema de Classificação Cinco Estrelas e oferece ao setor de viagens as mais completas classificações e avaliações de hotéis, restaurantes e spas desde 1958.

Todos os anos, o time de avaliadores do Forbes Travel Guide viaja pelo mundo a fim de eleger os melhores estabelecimentos do setor. A lista, que já está em sua 61.ª edição, é elaborada de forma criteriosa.

Funciona assim: os avaliadores se hospedam por no mínimo duas noites nas propriedades como hóspedes comuns e analisam cerca de 900 itens, que resultam nas categorias quatro, cinco estrelas e recomendados, fornecendo aos consumidores decisões bem avalizadas para experiências pelo mundo.

“É muito gratificante receber, pelo segundo ano consecutivo, a classificação máxima de cinco estrelas pelo Forbes Travel Guide, guia de luxo respeitado mundialmente. Toda a equipe do Belmond Hotel das Cataratas está honrada com mais este reconhecimento. Nosso objetivo é proporcionar experiências inesquecíveis para nossos hóspedes, oferecendo serviços e produtos de excelência de forma a superar todas as suas expectativas. Quem nos visita tem o privilégio de estar dentro de um destino que é Património Mundial Natural pela Unesco e uma das sete novas maravilhas da natureza, o que torna a sua estada realmente única. Foz do Iguaçu é um destino de natureza exuberante, que tem atraído um número cada vez maior de visitantes, brasileiros e estrangeiros, e este prémio reforça que o Belmond Hotel das Cataratas estabeleceu-se como o melhor local para quem deseja conhecer e explorar esta cidade de tamanha beleza natural no Brasil”, afirma o gerente Geral, Eduardo Bressane.

Na edição do Guia Forbes deste ano, 21 novos hotéis receberam cinco estrelas, 49 ganharam quatro estrelas e 62 entraram na lista de recomendados. Também seis restaurantes alcançaram o patamar máximo de avaliação no guia, conquista repetida por outros oito spas.

Novo patamar

“A conquista do Hotel das Cataratas é uma referência de qualidade que eleva o nome da hotelaria de Foz do Iguaçu. Além de inserir a nossa cidade no roteiro mundial do turismo de luxo, já que, agora, o Hotel das Cataratas pertence ao grupo francês LVMH, dono da Louis Vuitton”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

“Essa nota máxima do Hotel das Cataratas no Guia da Forbes, uma das mais conceituadas publicações do mundo, é motivo de orgulho para todos nós que trabalhamos pelo fortalecimento do Destino Iguaçu”, diz Piolla.

Belmond Hotel das Cataratas

O Belmond Hotel das Cataratas é único empreendimento hoteleiro situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

A construção teve início em 1939, com a conclusão das obras ocorrendo apenas 10 anos depois. Sua inauguração oficial como hotel, contudo, só veio a ocorrer em 1958. De estilo colonial, o edifício tem dois andares e as acomodações incluem 187 unidades, divididas em sete categorias.

Recentemente a Louis Vuitton  anunciou a compra da rede Belmond, que administra o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Hotel das Cataratas, por US$ 3 biliões.